Iannone bate Dovizioso por 0s04 e coloca Suzuki na frente no segundo dia de testes com volta recorde em Losail

Andrea Iannone aproveitou sua 45ª volta nesta sexta-feira (2) para superar Andrea Dovizioso por 0s041 e liderar o segundo dia de testes da MotoGP no Catar. 0s167 mais lento que o líder, Marc Márquez ficou em terceiro, acompanhado por Johann Zarco e Álex Rins

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Andrea Iannone parece ter encontrado sua velha forma. Com uma GSXR-RR que rende bastante melhor do que sua antecessora, o italiano aproveitou os minutos finais do treino desta sexta-feira (2) para bater Andrea Dovizioso e colocou a Suzuki na ponta da folha de tempos do Catar.
 
Ao contrário do que aconteceu no primeiro dia, quando os pilotos esperaram um bocado antes de interromper o silêncio em Losail, desta vez o trabalho começou ainda na primeira hora de pista liberada, com Jorge Lorenzo sendo o primeiro a deixar os boxes.
 
Depois de completar cinco voltas ― a melhor delas em 1min59s008 ―, entretanto, Lorenzo voltou aos boxes da Ducati e saiu apenas no início da hora seguinte, já para baixar sua marca para 1min57s523
Andrea Iannone apareceu no fim para liderar a MotoGP (Foto: Suzuki)

O espanhol completou, então, mais uma porção de voltas antes de retorna à garagem da Ducati com a marca de 1min56s745.

 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Na segunda hora, Álex Rins quebrou o silêncio e foi para a pista, mas voltou aos boxes da Suzuki antes mesmo de marcar tempo.
 
Por volta das 15h (locais), uma ligeira chuva atingiu o traçado, mas não foi o suficiente para impedir que mais pilotos iniciassem as atividades já num horário similar ao do fim de semana de corrida. Tom Lüthi, Franco Morbidelli e Jack Miller, por exemplo, deixaram os boxes com cerca de 2h20 de sessão. Nenhum deles, no entanto, marcou tempo antes de retornarem para as respectivas equipes. Pouco depois foi Xavier Siméon quem entrou na pista, mas seguiu o mesmo roteiro dos demais.
 
Pouco antes de abrir a terceira hora de teste, Takaaki Nakagami, enfim, se juntou a Lorenzo na tabela de tempos, mas com sua segunda volta em 2min02s808. Caia uma fina chuva em Losail neste ponto da tarde catari. Tito Rabat fez o mesmo e ficou com o terceiro posto, enquanto o piloto da LCR alcançou 1min58s918.
 
Na sequência, já eram sete os pilotos com tempo marcado: Lorenzo, Nakagami, Lüthi, Rabat, Morbidelli, Kallio e Redding. Eles, no entanto, estavam separados por 3s078.
 
Aos poucos, mais pilotos foram entrando na pista, com Aleix Espargaró tomando a liderança de Lorenzo ao cravar 1min56s580, 0s165 melhor que o espanhol. Rabat tinha o terceiro posto, seguido por Nakagami, Morbidelli, Lüthi, Iannone, Syahrin, Kallio e Redding.
 
Com o aumento da movimentação na pista, a tabela de tempos também foi sendo modificada. Aleix seguia no topo, mas agora seguido por Álex Rins, que era só 0s017 mais lento. Miller tinha o terceiro posto, à frente de Lorenzo, Rabat, Petrucci, Bautista, Nakagami, Iannone e Morbidelli.
 
Com 1min56s092, Petrucci tomou a ponta, abrindo 0s213 de margem para Rins. Nos boxes, Aleix caiu para terceiro, à frente de Iannone e Miller. Em sua quarta volta nesta sexta, Danilo chegou a 1min55s754, 0s701 mais lento que o melhor tempo do dia anterior.
 
Com 3h15min de sessão Márquez entrou na pista e avançou direto para o 12º lugar, 1s5 atrás do líder e 0s016 mais lento que Dani Pedrosa, que também já estava rodando. Entre os pilotos equipados pela Yamaha, só Syahrin já tinha começado a trabalhar.
 
No giro seguinte, Márquez cravou 1min55s728 e tomou a ponta de Petrucci por 0s026. Lorenzo também foi mais rápido e subiu para a terceira colocação, à frente de Rabat e Rins.
 
Em seguida, Valentino Rossi e Andrea Dovizioso entraram na pista, com apenas Johann Zarco, Karel Abraham, Maverick Viñales e Cal Crutchlow ainda parados nos boxes.
 
Em sua quarta volta, Márquez registrou 1min55s448 e ampliou para 0s306 a diferença em relação a Petrucci. O tempo do #93, aliás, apenas 0s395 pior que o registro de Viñales na quinta-feira.
 
Pouco depois, Rossi chegou a 1min56s198 e avançou para o terceiro lugar, 0s752 atrás do líder Márquez. Logo em seguida, porém, Dovizioso passou em 1min55s428 e tomou para si a liderança, 0s018 melhor que o #93.
 
Zarco não esperou muito mais e entrou na pista para saltar para o quarto posto ainda em sua quarta volta, 0s688 atrás de Dovizioso.
 
Crutchlow também entrou na pista e subiu para o terceiro posto, 0s038 mais lento que Dovizioso. Petrucci, Zarco, Rins, Rossi, Lorenzo, Rabat e Aleix completavam o top-10.
 
Com cerca de quatro horas de treino, a sessão foi interrompida em bandeira vermelha por conta de incidentes separados envolvendo a dupla da Pramac na curva 1. Petrucci e Miller voltaram aos boxes ilesos, mas relatando que tinha algo na pista.
 
Neste ponto da sessão, a liderança ainda era de Dovizioso, que puxava um top-10 formado por Márquez, Crutchlow, Petrucci, Zarco, Rins, Miller, Rossi, Viñales e Lorenzo e separado por 0s781. Abraham era o único que permanecia sem tempo.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

A bandeira verde foi exibida poucos minutos depois, com os pilotos voltando a deixar os boxes para reiniciar o teste.
 
De volta à pista, Aleix vinha em ótimo ritmo, mas perdeu tempo na parcial final. Ainda assim, o #41 saltou para o quarto posto, 0s180 mais lento que Dovizioso. Mais atrás, Redding avançou para a nona colocação. 
 
Com 4h06min de sessão, Iannone cravou 1min55s195 e colocou a Suzuki no topo da tabela, 0s233 melhor que Dovizioso. Mais atrás, Rossi subiu para sétimo, 0s655 mais lento que o conterrâneo.
 
Em sua 12ª volta, Rossi melhorou mais um pouco, reduzindo para 0s498 o atraso em relação ao líder.
 
Na 20ª volta neste segundo dia em Losail, Iannone vinha bem perto de melhorar seu tempo de volta, mas acabou perdendo demais na parcial final e nem mesmo os bons registros nas três parciais anteriores lhe permitiram passar de 1min55s430.
 
Quando, enfim, decidiu entrar na pista, Karel Abraham tratou de apertar o passo. Após completar dez voltas, o tcheco saltou para o nono posto, 0s681 atrás de Iannone, seguia na ponta.
Com quase cinco horas de sessão, Dovizioso alcançou 1min54s734 ― superando, e muito, o melhor registro de quinta-feira ― e retomou o comando, abrindo 0s461 de vantagem para Iannone. Márquez tinha o terceiro posto, à frente de Crutchlow, Zarco, Aleix e Rossi.
 
A marca de Dovizioso, aliás, já era melhor até que o recorde da pista, estabelecido em 2016 por Lorenzo em 1min54s927.
 
Zarco, porém, baixou para 1min55s042 ― também melhor que a marca de Viñales no primeiro dia ― e subiu para o segundo lugar, 0s308 mais lento que Dovizioso. Johann insistiu mais um pouco, chegou a 1min54s e reduziu para 0s140 a margem do ponteiro.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Rodando fora do top-10, Viñales aproveitou seu 25º giro para anotar 1min55s641 e assumir o oitavo posto, 0s052 à frente de Rossi, o nono colocado. Petrucci tinha a última posição de uma lista onde os dez melhores estavam separados por 1s020.
 
O #25 insistiu mais um pouco e avançou para a quarta colocação, agora com 0s687 de atraso para Dovizioso.Márquez era quem vinha na sequência. Mais atrás, Pedrosa saltou para o décimo lugar e, na sequência, chegou ao quarto posto, escoltado por Márquez, que também foi mais rápido.
 
Não satisfeito, Dovizioso decidiu ir ainda mais longe e tratou de usar o 23º giro para cravar 1min54s734, ampliando para 0s140 a vantagem em relação a Zarco. Crutchlow, Iannone e Pedrosa apareciam em seguida. 
 
Antes de voltar aos boxes, Crutchlow também entrou no clube de 1min54s e assumiu o terceiro posto, 0s258 mais lento que Dovizioso.
 
Um pouco mais tarde, Rins começou sua escalada. Primeiro, o espanhol saltou para o oitavo posto, mas, na sequência, subiu para a quinta colocação, apenas 0s081 atrás de Iannone, o quarto.
 
Com duas horas para o fim da atividade, o topo da tabela seguia quase inalterado, com Dovizioso puxando Zarco, Crutchlow, Petrucci, Iannone, Rins, Pedrosa, Márquez, Viñales e Lorenzo.
 
Depois de uma passagem pelos boxes, Rossi também foi mais rápido, subindo para a nona posição, 0s602 atrás do líder. O #46 conseguiu baixar ainda mais na sequência, mas apenas para reduzir o atraso para 0s582.
 
Dovizioso não deixou por menos, baixou para 1min54s627 e ampliou para 0s247 a diferença em relação a Zarco.
 
Na contramão, Lüthi sofreu uma queda na curva 16, mas escapou de maiores problemas e logo retornou aos boxes da Marc VDS.
Marc Márquez avançou na parte final do treino (Foto: Divulgação/MotoGp)
Com 1min55s266, Viñales avançou para a sexta posição, 0s639 atrás do ponteiro. Rins vinha em seguida, acompanhado por Pedrosa, Márquez e Rossi.
 
Restando pouco mais de uma ora para o fim do segundo dia de testes em Losail, Miller subiu para 11º, ficando a 0s827 do líder. Aleix, Lorenzo e Redding apareciam logo atrás.
 
Neste segundo dia, aliás, a Honda aproveitou para testar uma carenagem no estilo daquilo que vem sendo usado pela Ducati, com as asas descendo pela lateral da carenagem.
 
Enquanto isso, Viñales chegou a 1min55s086 e subiu para a quarta colocação, 0s459 atrás de Dovizioso, que seguia intocável no topo da folha de tempos.
O #25 insistiu mais uma vez, com uma volta abaixo do que tinha registrado no dia anterior, se manteve no quarto lugar, mas agora menos distante do líder. Maverick era o primeiro dos pilotos que não tinha entrado na casa de 1min54.
 
Mais atrás, Miller voltou a apertar o passo e pulou para o sétimo posto, 0s040 melhor que Rins, o oitavo. Pedrosa, Márquez e Rossi vinham na sequência.
Quase na hora final de testes, Márquez sofreu uma queda e precisou voltar aos boxes a pé, mas escapou de lesões. O #93 tinha o décimo tempo, 0s680 atrás de Dovizioso.
 
Com 50 minutos para o fim da atividade, Rins alcançou 1min54s967 e tomou de Crutchlow o terceiro lugar, se colocando a 0s340 de Dovizioso. 
 
Quase dez minutos depois, Rossi, Márquez e Lorenzo aumentaram o ruído na pista ao deixarem os boxes na reta final da sessão.  Depois de alguns giros, o #93 baixou para 1min55s287, mas seguiu em décimo, agora com 0s660 de atraso para o líder. Os outros dois, no entanto, voltaram aos boxes.
 
Marc, então, fez uma nova tentativa e, na 58º, entrou para o seleto grupo de 1min54s, passando Zarco por 0s121 para assumir a segunda posição, 0s126 mais lento que Dovi.
 
Com menos de 15 minutos para o fim, no entanto, Iannone tirou da manga uma volta em 1min54s586 e colocou a Suzuki no topo da tabela.
Assim, Iannone ficou com a ponta, com Dovizioso, Márquez, Zarco, Rins, Crutchlow, Viñales, Petrucci, Miller e Pedrosa completando um top-10 separado por 0s696. Rossi ficou em 11º.

MotoGP, Catar, Losail, Teste coletivo, Dia 2:
1 29 ANDREA IANNONE ITA SUZUKI 1:54.586   45 45
2 4 ANDREA DOVIZIOSO ITA  DUCATI 1:54.627 +0.041 33 41
3 93 MARC MÁRQUEZ ESP HONDA 1:54.753 +0.167 58 59
4 5 JOHANN ZARCO FRA TECH3 YAMAHA 1:54.874 +0.288 27 49
5 42 ÁLEX RINS ESP SUZUKI 1:54.967 +0.381 39 51
6 35 CAL CRUTCHLOW ING LCR HONDA 1:54.992 +0.406 20 51
7 25 MAVERICK VIÑALES ESP YAMAHA 1:55.051 +0.465 51 52
8 9 DANILO PETRUCCI ITA PRAMAC DUCATI 1:55.188 +0.602 17 30
9 43 JACK MILLER AUS PRAMAC DUCATI 1:55.236 +0.650 44 47
10 26 DANI PEDROSA ESP HONDA 1:55.282 +0.696 21 35
11 46 VALENTINO ROSSI ITA YAMAHA 1:55.316 +0.730 30 45
12 41 ALEIX ESPARGARÓ ESP APRILIA GRESINI 1:55.460 +0.874 36 47
13 30 TAKAAKI NAKAGAMI JAP LCR HONDA 1:55.539 +0.953 58 61
14 99 JORGE LORENZO ESP  DUCATI 1:55.562 +0.976 30 53
15 45 SCOTT REDDIING ING APRILIA GRESINI 1:55.708 +1.122 35 57
16 38 BRADLEY SMITH ING KTM 1:55.798 +1.212 37 49
17 53 TITO RABAT ESP AVINTIA DUCATI 1:55.875 +1.289 44 61
18 17 KAREL ABRAHAM RTC ÁNGEL NIETO DUCATI 1:55.876 +1.290 10 37
19 21 FRANCO MORBIDELLI ITA MARC VDS HONDA 1:56.074 +1.488 48 55
20 19 ÁLVARO BAUTISTA ESP ÁNGEL NIETO DUCATI 1:56.104 +1.518 25 70
21 55 HAFIZH SYAHRIN MAL TECH3 YAMAHA 1:56.263 +1.677 31 46
22 12 THOMAS LÜTHI SUI MARC VDS HONDA 1:56.295 +1.709 27 38
23 10 XAVIER SIMÉON BEL AVINTIA DUCATI 1:56.795 +2.209 29 46
24 36 MIKA KALLIO FIN KTM 1:57.218 +2.632 50 56

#GALERIA(8305)

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.