Impecável, Oliveira vence na Malásia e leva decisão do título da Moto3 para Valência com sétimo lugar de Kent
Miguel Oliveira foi perfeito em Sepang e venceu a penúltima etapa da temporada para adiar mais uma vez a decisão do título. Escudeiro impecável, Brad Binder ficou em segundo, com Jorge Navarro completando o pódio. Danny Kent ficou com o sétimo posto
A cobertura completa do GP da Malásia no GRANDE PRÊMIO |
Danny Kent perdeu seu terceiro match-point. Neste domingo (25), foi Miguel Oliveira quem foi impecável e conseguiu adiar mais uma vez a decisão do título de 2015 da Moto3.
Precisando da vitória, o piloto português se manteve na ponta praticamente por toda a corrida e, contando com a ajuda do fiel escudeiro Brad Binder, que tratou de proteger a posição do companheiro de Red Bull KTM Ajo sempre que necessário, recebeu a bandeirada na ponta pela quinta vez no ano.
Miguel Oliveira levou a disputa do título para Valência (Foto: Red Bull KTM Ajo)
A classificação do Mundial de Moto3 após o GP da Malásia |
A vitória de Oliveira, entretanto, de nada adiantaria se Kent conseguisse terminar no top-5, mas o líder do Mundial recebeu a bandeirada em sétimo. O #52 chegou a estar em posição de vencer, mas perdeu dois postos nos metros finais.
Jorge Navarro, por outro lado, deu sequência à sua boa fase e conquistou o terceiro lugar, à frente de Niccolò Antonelli. Pole-position em Sepang, o italiano não conseguiu se manter na briga pela vitória.
Romano Fenati ficou com o quinto posto, à frente de Jakub Kornfeil e Kent. Enea Bastianini fez uma prova discretíssima e foi o oitavo, com Alexis Masbou e John McPhee completando o top-10.
Com o resultado, Kent chegou aos 253 pontos e agora tem apenas 24 pontos de vantagem para Oliveira. Bastianini, Fenati e Antonelli completam o top-5 do Mundial.
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A chuva que caiu no fim da tarde de sábado em Sepang pouco fez para dissipar a grossa camada de poluição que cobre o céu malaio. Fruto de queimadas florestais e agrícolas na Indonésia, a névoa acompanhou a passagem da MotoGP pela Malásia, impedindo o sol de aparecer na pista de Selangor.
Mesmo ausente, o sol deixou sua marca. Pouco antes da largada deste domingo, os termômetros marcavam 33°C, com a pista atingindo a marca de 44°C. A velocidade dos ventos estava em 8 km/h.
Pela segunda vez em 2015, Niccolò Antonelli tinha a pole-position, à frente de Jorge Navarro e Miguel Oliveira. Líder do Mundial com 40 pontos de vantagem para o português da Red Bull KTM Ajo, Danny Kent mais uma vez foi punido por direção irresponsável e caiu para o nono posto no grid. O #52 terá neste fim de sua terceira chance de conquistar o título de 2015 da Moto3.
Para esta 17ª etapa da temporada, a Dunlop, fornecedora única dos pneus da Moto3, levou os compostos macios e médios. No grid, como sempre, a opção que prevaleceu foi o par de pneus médios, com exceção de Bastianini, que sempre prefere a borracha mais macia na dianteira.
Quando as luzes se apagaram em Sepang, Oliveira saiu muito bem e saltou para a liderança, à frente de Navarro, Fenati e Kornfeil. Bastianini tinha o sexto posto, à frente de Khairuddin e Antonelli. Kent caiu para 13º.
Ainda no primeiro giro, Bagnaia passou Fenati e, na sequência, Navarro, se instalando no segundo posto. Romano tratou de reagir logo, tomando o terceiro lugar de Jorge.
Danny Kent perdeu mais um match-point (Foto: Kiefer)
Mais adiante, na reta oposta, o piloto da VR46 saltou para a ponta, seguido por Bagnaia, que tomou a liderança na reta seguinte. Oliveira, entretanto, não tardou a agir e subiu para a ponta metros depois, com Fenati se instalando em segundo.
Na abertura do giro seguinte, Oliveira conseguiu defender a liderança na reta oposta, mas viu Fenati usar o vácuo para atacar na curva 1. Metros depois, Miguel conseguiu retomar a liderança, com Bagnaia pulando para segundo. O piloto da Red Bull KTM Ajo precisa vencer para poder seguir sonhando com o título. Enquanto isso, Kent era o 13º.
Na curva nove, a torcida local lamentou um tombo de ZulFahmi Khairuddin, que se despediu da disputa mais cedo.
Pouco depois, Jakub Kornfeil foi muito bem na reta para assumir a ponta, mas perdeu a liderança para Oliveira na curva 1. Pouco depois, Bagnaia e Fenati passaram, derrubando o tcheco para o quarto posto, para ser atacado por Navarro.
Na reta oposta, Bagnaia assumiu o segundo posto, à frente de Fenati, Navarro e Kornfeil. Antonelli era o sexto, seguido por Bastianini, Binder, Vázquez e Ono. Kent era o 12º.
Mesmo sem escapar na ponta, Oliveira ia mantendo a liderança, enquanto Fenati e Bagnaia se revezavam na segunda colocação.
Na reta de Sepang, Bagnaia tomou a ponta na freada, à frente de Fenati. Navarro fez uma manobra agressiva por dentro e pegou o terceiro posto, mas logo levou o troco de Oliveira.
No quinto giro, Éfren Vázquez e Hiroki Ono caíram na curva 2, abandonando a disputa. O erro foi do japonês, que acabou levando o companheiro de Kiefer junto.
Com a dupla queda, Kent subiu para o décimo posto. Enquanto isso, Oliveira retomava a liderança da corrida, à frente de Fenati, Bagnaia. Kornfeil, Binder, Navarro e Antonelli.
Brad Binder foi perfeito no trabalho de equipe em Sepang (Foto: Red Bull KTM Ajo)
Perto do título, Kent não se acanhou e partiu para o ataque. Depois de assumir o nono posto com um erro de McPhee, o britânico atacou Hanika e subiu para a oitava colocação, já 1s2 atrás de Antonelli, o sétimo.
Mais uma vez na reta oposta, Fenati tomou a liderança, mas viu Bagnaia pular na ponta na reta principal. Oliveira caiu para terceiro, mas não tardou a retomar a liderança, à frente de Francesco e Romano.
Aos poucos, Kent foi descontando o atraso em relação a Antonelli, uma tentativa de entrar na briga do primeiro pelotão. Danny precisava terminar a corrida no top-5 para não depender do resultado de Miguel.
Na oitava volta da disputa, Oliveira seguia no topo da tabela, agora à frente de Navarro. Fenati era o terceiro, com Bagnaia e Binder fechando o top-5.
Mais uma vez, a reta oposta viu uma mudança na liderança, com Fenati pulando para a ponta, à frente de Bagnaia, Navarro, Oliveira e Binder.
Na liderança, Bagnaia chegou a tomar a liderança de Fenati, mas levou o troco imediatamente. Binder era o terceiro, seguido por Oliveira, Navarro, Kornfeil, Antonelli e Kent, que já estava dentro do primeiro grupo.
No fim da volta, Bagnaia assumiu o comando em Sepang, mas levou o troco de Fenati poucos metros depois. Na sequência, Binder subiu para a segunda colocação, à frente de Navarro, Oliveira, Bagnaia, Kornfeil, Kent e Antonelli.
A reta oposta viu Oliveira saltar para a ponta mais uma vez, mas Binder conseguiu passar o companheiro de Red Bull KTM Ajo pouco depois. Não demorou, o #44 retomou a ponta, seguido por Fenati, Binder, Navarro, Bagnaia, Kornfeil, Antonelli e Kent.
No muro de Sepang, a Kiefer tratava de avisar Kent sobre sua posição em relação ao título. A placa de OK surgia sempre que Oliveira estava em uma posição fora do pódio.
No fim da 11ª volta, Fenati tomou a liderança, mas pouco ficou por lá. Oliveira logo reassumiu a ponta, com Binder em terceiro, seguido por Bagnaia, Antonelli, Navarro, Kornfeil e Kent.
Oliveira ia tentando escapar, mas Fenati conseguia acompanhar o português bem de perto. Na reta oposta, o pelotão se alinhou atrás do português e engoliu Miguel, que caiu para a sétima colocação, com Antonelli saltando para a ponta.
Pouco depois, Navarro assumiu o comando da disputa, com Oliveira já reaparecendo em segundo. Binder era terceiro, à frente de Fenati, Bagnaia, Antonelli e Kent.
Na freada da curva 15, Oliveira se colocou no comando mais uma vez, à frente de Navarro, Binder, Fenati. Antonelli, Bagnaia, Kornfeil e Kent. A disputa do título ia caminhando para uma decisão em Valência.
Com quatro voltas para o fim, Binder se colocou em segundo, permitindo uma leve escapada de Oliveira. Entretanto, na reta oposta o vácuo entrou em cena, então o sul-africano pulou na ponta, antes de inverter a posição com o português metros adiante. Navarro era o terceiro, seguido por Fenati.
Brad, aliás, vinha atuando como um escudeiro e tanto.
Com três giros para o fim, Binder voltou à liderança, à frente de Navarro e Oliveira. Bagnaia, por outro lado, caiu, com Kent passando Kornfeil para subir para a sexta colocação. Uma atrás do título.
Pouco depois, Navarro assumiu a liderança, à frente de Oliveira. Um pouco atrás, Kent passou Antonelli e assumiu a quinta posição, justamente o que precisava para, enfim, fechar a conta do título.
Assim que assumiu o quinto posto, Kent aproveitou ao máximo o erro de Antonelli e abriu uma boa margem relação ao sexto colocado, mas Niccolò logo voltou a se aproximar.
Na penúltima volta, Antonelli passou Kent, e Oliveira retomou a ponta. Pouco depois, Danny voltou ao quinto lugar, enquanto Binder retomou a ponta.
Antonelli atacou novamente, passando Fenati também e deixando Fenati em sexto. Mas era Binder na liderança.
Nos metros finais, Oliveira passou Binder e venceu em Sepang, com Kent recebendo a bandeira em sétimo e adiando, mais uma vez, a decisão do título.
Moto3, GP da Malásia, Sepang, corrida:
1 | 44 | MIGUEL OLIVEIRA | POR | RED BULL KTM AJO | 40:33.277 | |
2 | 41 | BRAD BINDER | SAF | RED BULL KTM AJO | +0.089 | |
3 | 9 | JORGE NAVARRO | ESP | ESTRELLA GALICIA 0,0 Honda | +0.273 | |
4 | 23 | NICCOLÒ ANTONELLI | ITA | ONGETTA Honda | +0.305 | |
5 | 5 | ROMANO FENATI | ITA | VR46 KTM | +0.416 | |
6 | 84 | JAKUB KORNFEIL | TCH | SEPANG KTM | +0.530 | |
7 | 52 | DANNY KENT | ING | KIEFER Honda | +0.590 | |
8 | 33 | ENEA BASTIANINI | ITA | GRESINI Honda | +4.004 | |
9 | 10 | ALEXIS MASBOU | FRA | RTG Honda | +6.990 | |
10 | 17 | JOHN McPHEE | ING | RTG Honda | +10.030 | |
11 | 95 | JULES DANILO | FRA | ONGETTA Honda | +16.128 | |
12 | 88 | JORGE MARTÍN | ESP | ASPAR Mahindra | +18.995 | |
13 | 29 | STEFANO MANZI | ITA | TEAM ITALIA Mahindra | +18.999 | |
14 | 32 | ISAAC VIÑALES | ESP | HUSQVARNA LAGLISSE | +19.129 | |
15 | 65 | PHILIPP OETTL | ALE | SCHEDL GP KTM | +19.153 | |
16 | 48 | LORENZO DALLA PORTA | ITA | HUSQVARNA LAGLISSE | +19.592 | |
17 | 21 | FRANCESCO BAGNAIA | ITA | ASPAR Mahindra | +32.053 | |
18 | 6 | MARÍA HERRERA | ESP | HUSQVARNA LAGLISSE | +32.882 | |
19 | 11 | LIVIO LOI | BEL | RW Kalex KTM | +32.924 | |
20 | 58 | JUANFRAN GUEVARA | ESP | ASPAR Mahindra | +33.307 | |
21 | 24 | TATSUKI SUZUKI | JAP | CIP Mahindra | +34.453 | |
22 | 2 | REMY GARDNER | AUS | CIP Mahindra | +55.705 | |
23 | 22 | ANA CARRASCO | ESP | RBA KTM | +57.562 | |
24 | 16 | ANDREA MIGNO | ITA | VR46 KTM | +1.46.290 | |
25 | 91 | GABRIEL RODRIGO | ARG | RBA KTM | +1 volta | |
26 | 98 | KAREL HANIKA | TCH | RED BULL KTM AJO | +12 voltas | NC |
27 | 96 | MANUEL PAGLIANI | ITA | SAN CARLO Team | +12 voltas | NC |
28 | 7 | ÉFREN VÁZQUEZ | ESP | KIEFER Honda | +13 voltas | NC |
29 | 76 | HIROKI ONO | JAP | KIEFER Honda | +13 voltas | NC |
30 | 63 | ZULFAHMI KHAIRUDDIN | MAL | SEPANG KTM | +13 voltas | NC |
31 | 40 | DARRYN BINDER | RSA | AMBROGIO Mahindra | +16 voltas | NC |
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POLE
|
NICCOLÒ ANTONELLI
|
ITA
|
ONGETTA Honda
|
2:12.653
|
150.4 km/h
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|
VOLTA MAIS RÁPIDA
|
BRAD BINDER
|
RSA
|
RED BULL KTM AJO
|
2:13.571
|
149.3 km/h
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RECORDE
|
ÁLEX RINS
|
ESP
|
ESTRELLA GALICIA 0,0 Honda
|
2:13.731
|
149.2 km/h
|
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MELHOR VOLTA
|
JACK MILLER
|
AUS
|
RED BULL KTM AJO
|
2:12.450
|
150.6 km/h
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Condições do tempo
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PISTA SECA
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ar: 33ºC | pista: 43ºC
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