Infográfico: mais jovem campeão da MotoGP, Márquez chega aos 21 anos dominando livro dos recordes

Campeão mais jovem da história da MotoGP, Marc Márquez completa 21 anos nesta segunda-feira (17). Jovem espanhol tem carreira marcada pela precocidade

Marc Márquez completa 21 anos nesta segunda-feira (17). Para celebrar a data, a Repsol, patrocinadora oficial da Honda e apoiadora da carreira do espanhol, preparou um infográfico mostrando os feitos do jovem piloto.
 
Apesar da juventude, Márquez já soma três títulos mundiais – 125cc, Moto2 e MotoGP – conquistados em um intervalo de quatro anos. Com a conquista da taça na classe rainha do Mundial de Motovelocidade, Marc se tornou o mais jovem campeão da história do certame, tomando para si uma marca que estava com Freddie Spencer desde os anos 80.
Marc Márquez chega aos 21 anos (Infográfico: Repsol Honda)

O piloto de Cervera, que subiu em uma moto pela primeira vez aos 4 anos de idade, já mostrou sua precocidade em 2008, quando se tornou o espanhol mais novo e o segundo mais jovem piloto a conquistar um pódio no Mundial – 15 anos e 126 dias.

 
No ano seguinte, Marc, aos 16 anos e 86 dias, se tornou o segundo piloto mais jovem a faturar uma pole no Mundial. Em novembro de 2010, com 17 anos e 264 dias, o piloto garantiu a marca de segundo piloto mais jovem da história a conquistar o título das 125cc – 17 anos e 264 anos.
 
Na temporada 2013, entretanto, Márquez tomou para si um recorde atrás do outro. Com 20 anos e 49 dias, Marc garantiu a marca de mais jovem a subir no pódio da MotoGP e a estabelecer a volta mais rápida da prova.
 
13 dias mais tarde, o espanhol se tornou o mais jovem a conquistar a pole. Ainda no Circuito das Américas, Márquez passou a ser o mais jovem vencedor da divisão principal, além de ser o piloto mais novo a ter vencido nas três categorias. Também, o titular da Honda é o mais jovem a faturar dois pódios seguidos e a conquistar pole, volta mais rápida e vitória em uma mesma prova.
 
Para completar o ano brilhante, aos 20 anos e 266 dias, Márquez se converteu no mais jovem campeão da história da MotoGP, além de tomar para si as marcas de mais jovem a faturar o título nas três classes e de novato campeão mais jovem da história.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.