Ortolá leva GP das Américas da Moto3. Moreira flerta com vitória, mas termina em 4º

Diogo Moreira chegou a fazer uma belíssima ultrapassagem na última volta, mas faltou potência à MSi para segurar até o pódio. Ivan Ortolá foi o vencedor do GP das Américas da Moto3

Por alguns metros, Diogo Moreira teve a sua primeira vitória na temporada 2023 da Moto3 nas mãos. O brasileiro conseguiu uma ultrapassagem tripla na metade da última volta do GP das Américas deste domingo (16), em Austin, mas faltou potência ao equipamento da MSi frente às adversárias.

No final, acabou prevalecendo Ivan Ortolá, que chegou a tomar um susto ainda na primeira volta com a quase-queda, mas segurou firme e ainda foi premiado com a vitória. Jaume Masià completou em segundo, seguido por Xavier Artigas.

MOTOGP 2023: RINS VENCE E BAGNAIA CAI NO GP DAS AMÉRICAS + CLASSIFICAÇÃO

Moreira acabou perdendo o pódio na linha de chegada, por meia moto. Daniel Holgado, Deniz Öncü, David Salvador, David Alonso, Ryusei Yamanaka e José Antonio Rueda fecharam o top-10.

Desde as primeiras voltas, Ayumu Sasaki controlou bem a liderança, mas tendo Masià de perto durante todo o tempo. A cinco voltas do fim, o espanhol passou a pressionar cada vez mais, trazendo consigo Ivan Ortolá, à espera de um erro dos adversários para dar o bote.

Ivan Ortolá venceu o GP das Américas da Moto3 (Foto: Divulgação)

Masià, então, conseguiu a ultrapassagem sobre Sasaki no giro seguinte, com Ortolá ainda em terceiro. Diogo Moreira — que fez uma ótima largada, pulando de quatro para a liderança na primeira curva —, Xavier Artigas e Daniel Holgado vinham na sequência, fechando o pelotão da frente.

A disputa foi intensa até a bandeirada, e Sasaki retomou a ponta na sequência, mas eis que veio, então, a manobra que decidiu a vitória: o japonês perdeu completamente a frente da moto, caindo de forma até perigosa na pista e dando adeus à briga pela vitória.

Era o que Ortolá esperava: a queda fez o #48 pular para a frente, com Artigas e Moreira fechando momentaneamente o pódio. E no fim, prevaleceu a paciência do espanhol.

Com o resultado, Moreira agora tem a mesma pontuação de Holgado na liderança do Mundial 49 pontos. Artigas aparece atrás, com 32, um a mais que Masià.

A largada da MotoGP para o GP das Américas está marcada para às 16h (de Brasília). O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Saiba como foi o GP das Américas da Moto3:

Pela primeira vez no fim de semana, o céu estava totalmente limpo para receber a Moto3. A temperatura estava na casa de 18°C, com o asfalto chegando a 30°C. A umidade relativa do ar estava em 37%, com a velocidade do vento girando na casa dos 16 km/h.

A escolha de pneus a mesma para quase todos os pilotos, com exceção de Romano Fenati. A maior parte do grid optou pelos médios na dianteira e os mais macios na traseira. Já o #55 optou pelos duros na dianteira, mas manteve a mesmo opção na traseira: macios.

Largada da Moto3 em Austin (Vídeo: reprodução/MotoGP)

Na volta de aquecimento, Joshua Whatley caiu, mas se levantou sem problemas. No entanto, teve de voltara para os boxes. Quando as luzes se apagaram, Masià até saiu bem e manteve a ponta. Diogo Moreira partiu do quarto lugar e foi para o segundo posto. Não demorou muito para o brasileiro assumir a ponta.

Ainda na primeira volta, Ayumu Sasaki aproveitou para dar o bote no terceiro setor e tomar a liderança. Moreira era segundo e estava à frente de Masià, Stefano Nepa e Daniel Holgado. Whatley sequer voltou à pista e abandonou a prova.

Na segunda volta, Masià conseguiu ultrapassar Moreira, que caiu para terceiro. Sasaki mantinha a ponta, mas só 0s2 à frente de Jaume. A direção de prova comunicou que Fenati queimou largada e, por isso, recebeu punição de dupla volta longa.

Suzuki caiu sozinho (Vídeo: reprodução/MotoGP)

O top-3 se mantinha o mesmo a 12 para o fim. E, com Holgado em quarto, Moreira assumia provisoriamente a liderança do Mundial. Xavier Artigas e Tatsuki Suzuki apareciam atrás.

Minutos depois, o #24 da Leopard caiu sozinho. Ele estava aparentemente bem, mas a moto ficou destruída.

O brasileiro da MSi ganhava nas curvas, mas nas retas tinha de se defender de Holgado. A distância para Masià era de 0s240. Sasaki segui na liderança, mas ainda segurando a pressão do #5 da Leopard. Companheiro de Diogo, Syarifuddin Azmán foi o segundo a cair feio, também sozinho.

A seis para o fim, o top-10 era formado por Sasaki, Masià, Moreira, Ortolá, Holgado, Artigas, Rueda, Yamanka, Salvador e Alonso.

A duas voltas para o fim, tudo mudou: Sasaki liderava e caiu sozinho, quase levando Masià, que perdeu posições. Ortolá foi quem aproveitou para assumir a liderança, com Artigas no encalço. Moreira seguia em terceiro, à frente de Holgado.

O brasileiro, então, conseguiu passar o #43 e ir para a segunda posição, mas Artigas revidou. Masià era quarto. Jaume conseguiu, na última volta, passar Diogo, mas o #10 também retomou. E não só isso: no segundo setor conseguiu dar o bote nos ponteiros e assumiu a liderança!

No entanto, Ortolá aproveitou o vácuo para recuperar a ponta e receber a bandeirada. Moreira na última curva perdeu na reta para Masià e Artigas e finalizou em quarto.

Na imagem reprisada, foi possível ver um entrevero entre David Muñoz e Stefano Nepa. Ambos caíram e abandonaram na última volta.

ATUALIZAÇÃO: Nepa e Suzuki foram levados ao centro médico para mais exames e tiveram lesões constatadas: o piloto da MTA quebrou a perna, enquanto o representante da Leopard fraturou o pé esquerdo.

Moto3 2023, GP das Américas, Austin, resultado final:

1I ORTOLÁMTA KTM14 voltas 
2J MASIÀLeopard Honda+0.457 
3X ARTIGASPrüstelGP CFMoto+0.558 
4D MOREIRAMSI KTM+0.567 
5D HOLGADORed Bull KTM Tech3+0.657 
6D ÖNCÜRed Bull KTM Ajo+9.463 
7D SALVADORCIP KTM+9.547 
8D ALONSOAspar GasGas+9.663 
9R YAMANAKAAspar GasGas+9.975 
10J RUEDARed Bull KTM Ajo+10.085 
11K TOBASic58 Honda+12.430 
12M AJITeam Asia Honda+15.789 
13C VEIJERIntactGP Husqvarna+15.967 
14S OGDENVisionTrack Honda+16.179 
15R ROSSISic58 Honda+16.214 
16R FENATISnipers Honda+23.833 
17D ALMANSAPrüstelGP CFMoto+24.204 
18F FARIOLIRed Bull KTM Tech3+24.401 
19A MIGNOCIP KTM+24.676 
20T FURUSATOTeam Asia Honda+24.913 
21A CARRASCOBOE KTM+35.940 
 D MUÑOZBOE KTMNC 
 S NEPAMTA KTMNC 
 A SASAKIIntactGP HusqvarnaNC 
 M BERTELLESnipers HondaNC 
 S AZMANMSI KTMNC 
 T SUZUKILeopard HondaNC 
 J WHATLEYVisionTrack HondaNC 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.