Miller lidera treino 2 movimentado e marcado por acidente de Pol Espargaró em Portugal
Jack Miller surpreendeu com a KTM no final e liderou o segundo treino do GP de Portugal da MotoGP, que foi marcado por uma grave queda de Pol Espargaró
O segundo treino do GP de Portugal foi verdadeiramente movimentado. Mas nada impediu Jack Miller de voar no finalzinho e liderar com 1min37s709, deixando Maverick Viñales 0s037 atrás. Francesco Bagnaia completou o top-3.
Pelas mudanças promovidas pela MotoGP para 2023, a sessão durou 60 minutos e decide quem vai direto para o Q2 da classificação. No entanto, duas bandeiras vermelhas tumultuaram a parte da tarde. A primeira por problemas técnicos, a segunda por um grave acidente de Pol Espargaró, que saiu de ambulância da pista e foi direto para o hospital. Ele estava consciente, segundo informações da categoria.

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Luca Marini, Jorge Martín, Fabio Quartararo, Johann Zarco, Marco Bezzecchi, Aleix Espargaró e Enea Bastianini completaram o top-10 e vão direto ao Q2. Marc Márquez caiu nos últimos minutos e vai passar pela primeira parte da classificação.
A classificação da MotoGP está marcada para amanhã, às 7h50 (de Brasília). A largada da primeira prova sprint do ano acontece às 12h. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade.
Saiba como foi o segundo treino da MotoGP em Portimão:
A MotoGP foi para a segunda sessão com um clima mais ameno. Com um pouco de sol e pista já seca, os termômetros marcavam 23ºC, e a temperatura do asfalto estava em 35ºC. A umidade do ar era de 55% e os ventos não passavam de 8km/h.
Conforme as novidades que a classe rainha trouxe para a temporada 2023, o segundo treino ficou maior, passa a ter 60 minutos, e decide quem passa direto ao Q2 — antes acontecia no TL3, mas a adição das corridas sprint mudou o formato.
Por isso, com uma hora no relógio para já se garantir na etapa final da classificação, os pilotos foram à pista. Quem comandou o primeiro treino foi Álex Márquez, que pareceu se dar bem com a Desmosedici, com 1mins38s782.
Franco Morbidelli foi o primeiro a assumir a ponta com 1min41s083. Logo as duas Aprilia apareceram: Maverick Viñales liderava com 1min39s707, e Aleix Espargaró estava 0s124 atrás. Isso até Marco Bezzecchi se enfiar entre os dois pilotos.
A primeira queda foi protagonizada por Pol Espargaró, que se levantou rapidamente e já foi levado aos boxes. Enquanto isso, seu irmão mais velho e Viñales revezavam a liderança da sessão. Jorge Martín, Miguel Oliveira e Fabio Quartararo fechavam o top-5.
Joan Mir foi o segundo a ir ao chão, mas também se levantou bem. Enquanto isso, o #20 da Yamaha anotou 1min38s850 e já assumiu a ponta da sessão. Pelos tempos combinados, Quartararo, Viñales, Bagnaia, Martín, Oliveira, Bezzecchi, Marini, Álex Márquez, Johann Zarco e Mir garantiam as vagas para o Q2.
A 46 minutos e 38 segundos para o final, a bandeira vermelha foi acionada. Isso porque o sistema de cronometragem da MotoGP travou e, por isso, as motos voltaram aos boxes. E só conseguiram retornar à sessão pouco mais de 25 minutos depois…
O treino voltou com Augusto Fernández sofrendo queda. A tabela pouco mudava enquanto os pilotos se aqueciam novamente. De qualquer foram, eles tinham mais 40 minutos para fazer seus tempos.
Pecco saltou para a terceira posição da tabela, 0s075 de Viñales. No top-5, duas Aprilia, duas Ducati e uma Yamaha. Mas não demorou para Bagnaia assumir a liderança com sua GP23: 1min38s798, apenas 0s016 do melhor tempo do dia.
E Marc Márquez? Parecia totalmente insatisfeito com o desempenho de sua moto. Era apenas 16º a 33 minutos para o fim da sessão. E 17º nos tempos combinados, ou seja, ainda longe de garantir uma vaga direta no Q2.
Viñales saltou para a primeira posição do treino com 1min38s785, só 0s003 do tempo de Álex Márquez na sessão matutina. Bagnaia, Martín, Aleix Espargaró e Quartararo vinham atrás.
E se até então Marc Márquez estava sumido, ele apareceu! E com 1min38s665, mas logo foi derrubado pelo tempo de Jorge Martín 1min38s370. Aleix Espargaró, que vinha apagado, cravou 1min38s253 para garantir sua vaga no Q2. Em seguida, Raúl Fernández sofreu queda, mas levantou sem problemas.
No entanto, a segunda bandeira vermelha foi acionada por uma queda de Pol Espargaró, que recebeu atendimento já na pista. Miguel Oliveira também caiu na mesma volta. Segundo informações da categoria, Pol estava consciente e o tombo aconteceu na curva 10. O piloto saiu de ambulância da pista.

A sessão foi reiniciada faltando 13 minutos para o fim. Luca Marini tentava uma vaga e vinha bem, mas sofreu queda e perdeu a chance. E o treino estava bastante movimentado
Aleix Espargaró, Martín, Mir, Álex Márquez, Bastianini, Zarco, Viñales, Marc Márquez, Bagnaia e Quartararo estavam no top-10. Mas as duplas da KTM e VR46 estavam sedentas por um espaço.
Martín seguia brilhando em voltas lanças e reassumiu a ponta com 1min37s991. Pecco o superou na volta seguinte com 1min37s856. E depois foi Viñales: 1min37s746. Uma Aprilia à frente de outras quatro Ducati.
Mas Jack Miller apareceu com a KTM! Girou em 1min37s709 e colocou sua RC16 na liderança. Marc Márquez, que vinha tentando vaga no Q2, sofreu queda a pouco mais de um minuto para o fim do treino. Quem fazia de tudo para conseguir um espaço no top-10 era Quartararo. E conseguiu com 1min38s015.
Miller, Viñales, Bagnaia, Marini, Martín, Quartararo, Zarco, Bezzecchi, Espargaró e Bastianini formam o top-10 e vão direto ao Q2.
MotoGP 2023, GP de Portugal, Portimão, treino 2:
1 | J MILLER | KTM | 1:37,709 | |||
2 | M VIÑALES | Aprilia | 1:37,746 | +0,037 | ||
3 | F BAGNAIA | Ducati | 1:37,856 | +0,147 | ||
4 | L MARINI | VR46 | 1:37,899 | +0,190 | ||
5 | J MARTÍN | Pramac Ducati | 1:37,991 | +0,282 | ||
6 | F QUARTARARO | Yamaha | 1:38,015 | +0,306 | ||
7 | J ZARCO | Pramac Ducati | 1:38,112 | +0,403 | ||
8 | M BEZZECCHI | VR46 | 1:38,158 | +0,449 | ||
9 | A ESPARGARÓ | Aprilia | 1:38,253 | +0,544 | ||
10 | E BASTIANINI | Ducati | 1:38,256 | +0,547 | ||
11 | Á MÁRQUEZ | Gresini Ducati | 1:38,385 | +0,676 | ||
12 | J MIR | Honda | 1:38,394 | +0,685 | ||
13 | Á RINS | LCR Honda | 1:38,416 | +0,707 | ||
14 | M MÁRQUEZ | Honda | 1:38,419 | +0,710 | ||
15 | T NAKAGAMI | LCR Honda | 1:38,827 | +1,118 | ||
16 | A FERNÁNDEZ | GasGas | 1:38,882 | +1,173 | ||
17 | R FERNÁNDEZ | RNF APRILIA | 1:38,904 | +1,195 | ||
18 | B BINDER | KTM | 1:38,910 | +1,201 | ||
19 | M OLIVEIRA | RNF APRILIA | 1:38,958 | +1,249 | ||
20 | F MORBIDELLI | Yamaha | 1:38,978 | +1,269 | ||
21 | F DI GIANNANTONIO | Gresini Ducati | 1:39,421 | +1,712 | ||
22 | P ESPARGARÓ | GasGas | 1:40,130 | +2,421 |

