Masià bate Foggia e Migno e vence em Austin na Moto3. Moreira cai na penúltima volta
Depois de intensa briga com Andrea Migno, Jaume Masià superou o italiano na última volta e foi o primeiro a receber a bandeirada em Austin
Imprevisível como costuma ser, a Moto3 só decidiu seu vencedor em Austin na última volta do GP das Américas. E depois de muitas trocas de posição, Jaume Masià venceu a batalha contra Andrea Migno e venceu a prova no Circuito das Américas.
Quem aproveitou a batalha dos rivais foi Dennis Foggia, que também foi grande candidato à vitória, porém terminou apenas na segunda posição. Migno, pole-position da quarta etapa do Mundial, espalhou no fim e, por isso, ficou em terceiro.
Relacionadas
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Ayumu Sasaki e Deniz Öncü vieram atrás, na quarta e quinta posições, respectivamente. Xavier Artigas, Izan Guevara, Carlos Tatay, Ricardo Rossi e Tatsuki Suzuki fecham as 10 primeiras colocações.
Diogo Moreira fazia ótima prova. Chegou até mesmo a liderar e, no final, recuperava-se para tentar o pódio. Só que na penúltima volta o brasileiro saiu de traseira, perdeu o controle da moto #10 e caiu, abandonando.
A Moto3 volta às pistas no próximo dia 23 de abril, para o GP de Portugal, em Portimão. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da quarta etapa do Mundial de Motovelocidade 2022.
Saiba como foi o GP das Américas de Moto3:
Diferente do que normalmente acontece, coube à Moto3 a missão de fechar o dia do Mundial de Motovelocidade em Austin. Antes da largada, os termômetros mediam 27°C, com a pista chegando a 39°C. A umidade relativa do ar estava em 52%, com a velocidade do vento chegando a 34 m/h, uma preocupação a mais para os pilotos.
No que diz respeito a escolha de pneus, a maioria optou pelo dianteiro M3, exceto Andrea Migno, Kaito Toba, Carlos Tatay e David Salvador, que foram com o duro. Na traseira, a maioria optou pelo S2, enquanto Stefano Nepa, Tatay e Iván Ortolá calçaram o H4.
Quando as luzes se apagaram na reta de Austin, Andrea Migno sustentou a liderança da Moto3, com Diogo Moreira rapidamente subindo para a segunda colocação com um mergulho na curva 1, diante de Deniz Öncü.
Öncü atacou Migno e tomou a ponta com direito a um toque, antes de ser superado por Diogo, que assumiu brevemente a liderança antes de levar o troco do turco. Migno era o terceiro, seguido por Xavier Artigas e Kaito Toba.
Na abertura da segunda volta, Diogo ensaiou, mas Öncü sustentou a liderança. Pouco depois, no mergulho da curva 1, um brasileiro avançou para a liderança e logo conseguiu se afastar, abrindo um respiro de 0s436.
Ainda no início da disputa, a direção de prova anunciou que Izán Guevara teria de passar duas vezes pela volta longa por ter queimado a largada. Um duro golpe para o piloto da Aspar.
Na liderança da corrida, Moreira seguia isolado, cerca de 0s4 à frente de Öncü, que também tinha um respirinho em relação a Artigas, o terceiro colocado. Daniel Holgado, que tinha o melhor ritmo da corrida, vinha em quarto, já pressionando pela última posição do pódio.
Na volta 4, Deniz conseguiu chega em Diogo e tomou a liderança, mas o brasileiro voltou a pressionar. Artigas, porém, aproveitou uma escapadinha do brasileiro para ficar com a primeira posição.
Na abertura do sexto giro, Moreira reassumiu a liderança mais uma vez, aproveitando para passar por dentro de Artigas no mergulho da curva 1. Öncü aproveitou a 3 para passar o rival da Prüstel e, logo depois, tomar a ponta do #10 com uma manobra na curva 10. Xavier chegou a passar Diogo na curva seguinte, mas o troco veio rápido.
A briga entre os ponteiros atraiu o restante do pelotão, que passou a ser de 11 pilotos. Na sétima volta, porém, Sergio García caiu na curva 13 depois de um toque com Daniel Holgado, que caiu mais adiante, na 20. Ambos, contudo, voltaram à corrida.
Enquanto isso, Sasaki subiu para a terceira colocação, com Jaume Masià aparecendo para se instalar em terceiro. Moreira defendeu a quarta colocação de Artigas, que já era pressionado por Dennis Foggia.
Masià, aliás, esperou muito pouco antes de se lançar ao ataque. O espanhol da Ajo tomou a ponta rapidamente, com uma manobra dupla em cima de Sasaki e Öncü. Artigas chegou a passar Moreira, mas levou o troco e acabou superado por Foggia, devolvendo a ultrapassagem quase de imediato.
Com nove giros para o fim, Öncü passou Sasaki e assumiu o segundo lugar, mas não conseguiu sustentar. Mais abaixo, Foggia passo Artigas pelo quinto lugar.
Na sequência, Sasaki e Öncü tomaram a frente, derrubando Masià para o terceiro posto, diante de Moreira. Foggia, aliás, aparece em seguida para superar o brasileiro, que respondeu na mesma moeda.
Na abertura da volta seguinte, Öncü passou Sasaki e reassumiu a liderança. Masià seguia em terceiro, com Moreira caindo brevemente para sexto depois de ser superado por Foggia e Artigas.
Masià retomou o comando da disputa em Austin, mas a disputa seguia bem aberta, com o primeiro pelotão agora composto por sete pilotos.
Foggia se lançou para frente e subiu para terceiro, atrás de Masià e Sasaki. Öncü agora vinha em quarto, diante de Moreira, Migno e Artigas.
Na volta 11, Foggia assumiu a primeira posição pela primeira vez, de cara abrindo um pouquinho de margem em relação a Masià. Sasaki era o terceiro, diante de Öncü, Migno, Moreira e Artigas.
Na 13ª das 17 voltas previstas, Moreira voltou ao ataque. O brasileiro voltou ao terceiro posto, mas foi superado por Migno pouco depois. No miolo da pista, Masià atacou e tomou a liderança, com Migno aproveitando uma espalhada de Foggia para assumir o segundo posto. Sasaki, que tinha passado Diogo, também deixou Dennis para trás para ser terceiro.
Com a briga na ponta ainda quente, Artigas e Öncü voltaram à disputa, passando Moreira, que caiu para a sétima colocação.
Faltando três voltas para o fim, Migno passou Masià e reassumiu a ponta, com Foggia superando Sasaki pouco depois pelo terceiro lugar. Jaume deu o troco ainda no mesmo giro, com Diogo também passando Artigas para ganhar uma posição.
No fim da volta, na curva 19, Migno conseguiu recuperar a liderança, com Sasaki e Öncü passando Foggia pouco depois. Logo em seguida, Dennis e Diogo passaram Öncü, que conseguiu segurar o #10 na freada.
Na saída da última curva, Moreira caiu, mas escapou de lesões. Ainda assim, o brasileiro não teve chances de voltar para a disputa.
Enquanto isso, Masià retomou a liderança, diante de Migno e Foggia para receber a bandeirada na ponta.
Moto3, GP das Américas, Austin, Final:
1 | J MASIÀ | Red Bull KTM Ajo | 38min58s286 |
2 | D FOGGIA | Leopard Honda | +0.172 |
3 | A MIGNO | Snipers Honda | +0.394 |
4 | A SASAKI | Sterilgarda Max Husqvarna | +0.490 |
5 | D ÖNCÜ | Tech3 KTM | +1.113 |
6 | X ARTIGAS | Prüstel GP CFMoto | +1.576 |
7 | I GUEVARA | Aspar GasGas | +2.887 |
8 | C TATAY | Prüstel GP CFMoto | +8.208 |
9 | R ROSSI | Sic58 Honda | +8.370 |
10 | T SUZUKI | Leopard Honda | +10.084 |
11 | I ORTOLÁ | Angelus MTA KTM | +10.272 |
12 | S OGDEN | VisionTrack Honda | +10.424 |
13 | S NEPA | Angelus MTA KTM | +17.967 |
14 | A FERNÁNDEZ | Tech3 KTM | +18.088 |
15 | L FELLON | Sic58 Honda | +20.563 |
16 | T FURUSATO | Team Asia Honda | +21.433 |
17 | R YAMANAKA | MSI KTM | +21.959 |
18 | J KELSO | CIP KTM | +29.099 |
19 | E BARTOLINI | Avintia KTM | +34.295 |
20 | M AJI | Team Asia Honda | +34.336 |
21 | G RIU | Boe SKX KTM | +39.396 |
22 | D SALVADOR | Sterilgarda Max Husqvarna | +1:00.909 |
23 | A CARRASCO | Boe SKX KTM | Abandonou |
24 | D HOLGADO | Red Bull KTM Ajo | Abandonou |
25 | K TOBA | CIP KTM | Abandonou |
26 | D MOREIRA | MSI KTM | Abandonou |
27 | M BERTELLE | Avintia KTM | Abandonou |
28 | S GARCÍA | Aspar GasGas | Abandonou |
29 | J WHATLEY | VisionTrack Honda | Abandonou |