McPhee surpreende e vence 1ª do ano no GP da Malásia de Moto3. Moreira é 5º
Uma corrida de duras quedas, confusão e muitas trocas de posição. Por isso, a vitória também foi surpreendente: John McPhee se recuperou e cruzou a linha de chegada em primeiro lugar
O GP da Malásia de Moto3 foi definitivamente uma corrida de duras quedas, confusão e muitas trocas de posição. E tudo foi decidido apenas na última volta. John McPhee conseguiu se esquivar de tudo isso e levar a melhor. É sua primeira vitória no ano com a Husqvarna.
Seu companheiro de equipe, Ayumu Sasaki, também surpreendeu no final e saltou para o segundo lugar, 0s048 do líder. Sergio García era o grande postulante à vitória, mas ficou no terceiro lugar do pódio.

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Jaume Masià apareceu em quarto, à frente de Diogo Moreira. O brasileiro até mesmo brigou pela liderança da prova, mas caiu algumas posições no fim. Ainda assim, é sua melhor posição final numa corrida em sua temporada de estreia.
Fecham o top-10: Dennis Foggia, Daniel Holgado, Ryusei Yamanaka, Ivan Ortolá e Deniz Öncü. Já campeão, Izán Guevara finalizou em 12º lugar.
A Moto3 volta daqui a duas semanas para a disputa do GP de Valência, que encerrará a temporada. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial 2022 de Motovelocidade.
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Como foi o GP da Malásia da Moto3:
O céu de Sepang começou com nuvens, mas o calor continuava predominando. Os termômetros marcavam 31°C de temperatura do ar, com o asfalto chegando a 35°C e 60% de umidade relativa. Os ventos atingiam 6 km/h, apenas. Antes da corrida, porém, a chuva deu o ar da graça o suficiente para deixar o asfalto mais úmido.
Na escolha dos pneus, praticamente todos optaram pela mesma combinação de compostos para o asfalto malaio: médios na frente, macios atrás, com exceção de Andrea Migno e Alberto Surra, que preferiram ir com pneus duros na frente.
Com o título da Moto3 já decidido a favor de Guevara, as duas corridas finais da temporada 2022 decidiriam o nome do vice-campeão, e García, Foggia e Sasaki ainda brigavam pelo posto. No grid, quem saiu na frente na disputa foi o italiano da Leopard, na pole-position. García alinhou em terceiro, enquanto Sasaki fez o sétimo melhor tempo. Foggia, no entanto, foi para a corrida tendo de quebrar uma escrita: em duas participações em Sepang, ele sequer pontuou.
Luzes vermelhas apagadas, e Guevara partiu muito bem, pulando para a ponta e já abrindo certa distância para Foggia. García vinha em terceiro, com Suzuki e Stefano Nepa na sequência. Moreira também avançava e ganhava uma posição.
Antes de completar a primeira volta, Muñoz dava o bote e assumia o terceiro posto. Quem também surgiu forte após o primeiro giro foi Moreira, que ganhou nada menos que cinco posições e surgiu em quinto. Abrindo a terceira volta, o pelotão da frente era formado por Guevara, García, Foggia, Masià e Moreira.
E então veio o primeiro susto: Nepa, que vinha em ótima recuperação também, subindo seis posições em duas voltas, foi ejetado da moto na curva 9 e caiu no meio da pista, de cara para o bolo de pilotos. Yamanaka teve uma reação impressionante em décimos e conseguiu passar entre o piloto e a moto caída na pista, assim como os demais, evitando o que poderia ser um acidente de proporções mais graves.

No final da volta 3, Moreira assumiu a liderança, trazendo Masià e García. A primeira posição, no entanto, foi trocando de mão em cada curva, até que o espanhol da KTM Ajo assumiu a ponta.
A curva 9 fez outra vítima no giro seguinte: numa sólida quarta colocação, David Muñoz também foi lançado pela moto ao ar, aparentemente por pegar alguma ondulação no asfalto naquele setor, e foi ao chão. Tatsuki Suzuki também escapava mais atrás, caindo várias posições.
A 12 voltas do fim, Masià puxava o pelotão, com Moreira e García na cola. Foggia, Sasaki, Holgado, Guevara, Ortolá, McPhee — que largou apenas em 22º — e Riccardo Rossi fechavam o top-10.
Ao final da volta 7, Moreira aproveitou o vácuo da reta e passou para a liderança, trazendo consigo Foggia, que pulou para segundo. Mais algumas curvas, e o italiano da Leopard superou o brasileiro, tornando-se o novo líder.
A corrida, na verdade, seria decidida no detalhe, uma vez que todos os oito primeiros estavam dentro do mesmo segundo. Para se ter uma ideia, em uma volta, Moreira foi de segundo para sétimo. Mais algumas curvas, e ele subia para quarto. Não demorou muito, e Guevara ressurgiu na briga, assumindo a segunda posição e indo à caça de Foggia, o líder do momento.
A sete voltas do fim, mesmo ainda bem próximos, Foggia, Guevara, García e Sasaki — campeão e candidatos ao vice — começaram a se descolar sutilmente dos demais, mas não por muito tempo: Masià e Moreira ainda acompanhavam de perto.
Quatro voltas para o final, Guevara, que vinha em segundo, acabou tocando em Sasaki e por muito pouco não caiu, conseguindo segurar bem a moto depois de algumas ricocheteadas. O campeão acabou caindo para o 12º lugar, enquanto García assumiu a liderança, trazendo Masià e Foggia na sequência. Sasaki também ficou prejudicado e caiu para quarto. Moreira vinha em sexto, fechando o pelotão que ainda brigava pela vitória.
Antes de entrar para a reta principal, a duas voltas do fim, Sasaki já aparecia novamente em segundo, decidido a brigar pela vitória. Masià também marcava o japonês de perto, de olho em aproveitar o vácuo. Mas quem veio no embalo foi Foggia, colocando por dentro antes de fechar a volta e pulando para segundo. Sasaki e Masià vinham na sequência.
Última volta, e García conseguia abrir um respiro, mas Foggia veio por dentro na curva 9 e assumiu a ponta. García, no entanto, não deixou por menos e recuperou na curva seguinte.
Mas o melhor ficou para o fim, e surpreendeu a todos. McPhee, que passou boa parte apenas estudando o pelotão dianteiro, deu uma arrancada e se meteu no meio do bolo. E foi o britânico que riu por último, encerrando o jejum de vitórias que durava desde o GP de San Marino de 2020. Foi a quarta vitória dele na Moto3.
Moto3 2022, GP da Malásia, Sepang, resultado final:
1 | J MCPHEE | Sterilgarda Max Husqvarna | 38min04s589 | 17 voltas |
2 | A SASAKI | Sterilgarda Max Husqvarna | +0.048 | |
3 | S GARCÍA | Aspar GasGas | +0.146 | |
4 | J MASIÀ | Red Bull KTM Ajo | +0.245 | |
5 | D MOREIRA | MSI KTM | +0.319 | |
6 | D FOGGIA | Leopard Honda | +0.371 | |
7 | D HOLGADO | Red Bull KTM Ajo | +5.817 | |
8 | R YAMANAKA | MSI KTM | +6.034 | |
9 | I ORTOLÁ | Angelus MTA KTM | +6.230 | |
10 | D ÖNCÜ | Tech3 KTM | +6.732 | |
11 | X ARTIGAS | Prüstel GP CFMoto | +6.789 | |
12 | I GUEVARA | Aspar GasGas | +9.148 | |
13 | E BARTOLINI | Avintia KTM | +13.416 | |
14 | A MIGNO | Snipers Honda | +13.682 | |
15 | A FERNÁNDEZ | Tech3 KTM | +14.659 | |
16 | S AZMAN | VisionTrack Honda | +14.812 | |
17 | K TOBA | CIP KTM | +14.990 | |
18 | J KELSO | CIP KTM | +20.530 | |
19 | L FELLON | Sic58 Honda | +28.240 | |
20 | N CARRARO | Avintia KTM | +28.285 | |
21 | M AJI | Team Asia Honda | +43.055 | |
22 | A CARRASCO | Boe SKX KTM | +43.250 | |
23 | J WHATLEY | VisionTrack Honda | +54.110 | |
T FURUSATO | Team Asia Honda | Abandonou | ||
R ROSSI | Sic58 Honda | Abandonou | ||
C TATAY | Prüstel GP CFMoto | Abandonou | ||
A SURRA | Snipers Honda | Abandonou | ||
T SUZUKI | Leopard Honda | Abandonou | ||
D MUÑOZ | Boe SKX KTM | Abandonou | ||
S NEPA | Angelus MTA KTM | Abandonou | ||
J KELSO | CIP KTM | Abandonou |

