Martín mantém “contato constante” com Aprilia e “volta para abertura” na Tailândia

Jorge Martín segue se recuperando da lesão que sofreu durante os testes da MotoGP na Malásia, mas deve voltar a tempo da primeira corrida na Tailândia

Jorge Martín começou 2025 com dificuldades na MotoGP e se lesionou ainda durante o primeiro dia de testes da categoria na Malásia. O campeão vigente fraturou a mão e o pé e precisou passar por cirurgia, o que naturalmente se tornou uma preocupação para o início da temporada. No entanto, de acordo com a publicação da revista Autosport, o titular da Aprilia já deve voltar à disputa na primeira etapa, na Tailândia.

Martín sofreu duas quedas no intervalo de apenas 13 voltas no primeiro dia de atividades em Sepang. O piloto da Aprilia passou ileso do primeiro tombo, mas, depois, acabou com fraturas na mão direita e no pé esquerdo. O espanhol ficou fora do restante dos testes, foi operado para reparar a lesão na mão no retorno à Espanha e já teve alta do hospital. 

O espanhol continua se recuperando e não participou dos testes na Tailândia, que aconteceram entre os dias 12 e 13 de fevereiro. Mas a situação deve ser diferente para a primeira corrida do ano, que acontece no mesmo local, mas entre os dias 28 de fevereiro e 2 de março. Segundo a Autosport, uma pessoa próxima de Martín garantiu que o atual campeão não vai perder a primeira etapa de 2025.

Jorge está bem, progredindo e planeja começar a treinar na semana que vem para estar na melhor forma física possível para o GP da Tailândia. Ele certamente estará na primeira corrida. Vamos ver se ele consegue se preparar um pouco melhor fisicamente antes de viajar. Ele tem uma consulta médica nesta semana para verificar o progresso das fraturas e determinar se ele pode começar a treinar”, destacou.

Jorge Martín precisou ir ao hospital após a segunda queda do dia na Malásia (Vídeo: Reprodução/MotoGP)

A Aprilia, através do diretor-técnico Pablo Bonora, disse que enquanto se recupera das lesões, Martín se mantém envolvido com o desenvolvimento da Moto. E ainda que não tenha apontado exatamente quando vai ser o retorno do espanhol, o engenheiro disse que o piloto está se recuperando bem e deve voltar a competir ainda nas primeiras corridas do ano.

“O melhor sobre Martín é que ele quer saber de tudo. Obviamente, ele lamenta não poder comparecer aos testes, mas estamos em contato o tempo todo. Acima de tudo, ele quer saber nosso feedback sobre as peças que testamos e é muito interessante ouvi-lo porque ele tem uma energia incrível”, destacou o diretor-técnico da Aprilia.

“Estamos esperando Martín porque precisamos da confirmação dele, isso é certo. Para as primeiras corridas, daremos a ele a configuração base que encontramos durante o inverno. Neste momento, o plano de recuperação médica está completamente sob controle, e ele está melhorando a cada dia, então mal podemos esperar para tê-lo conosco o mais rápido possível”, finalizou Bonora.

MotoGP agora volta às pistas apenas para a abertura da temporada 2025, que acontece entre os dias 28 de fevereiro e 2 de março, com o GP da Tailândia, em Buriram. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.