Martín passeia e garante pole confortável da MotoGP na Austrália. Bagnaia é apenas 5º
Jorge Martín voou na pista seca em Phillip Island e fez uma dominante pole para o GP da Austrália, além de dar um duro golpe no rival Francesco Bagnaia, que larga apenas no quinto posto. Marc Márquez e Maverick Viñales, respectivamente, fecham a primeira fila do grid
A chuva finalmente deu uma trégua na Austrália e a pista secou em Phillip Island. Com isso, Jorge Martín teve a oportunidade de brilhar e garante mais uma pole na temporada 2024, dessa vez de maneira confortável e com muita folga, ao cravar 1min27s296.
Marc Márquez, que tinha andado bem no dia anterior, ficou na segunda posição, mas 0s594 atrás do compatriota. Maverick Viñales mostrou força com a Aprilia e garantiu uma boa terceira colocação, à frente de Marco Bezzecchi.
Vice-líder do campeonato, Francesco Bagnaia não teve um grande dia em Phillip Island. Novamente com dificuldades para encontrar o aquecimento ideal dos pneus no frio australiano, o piloto da Ducati ficou apenas na quinta posição, 1s182 atrás do rival Martín.
Raúl Fernández é o sexto colocado no grid, seguido por Franco Morbidelli, Álex Márquez, Álex Rins e Enea Bastianini fechando o top-10.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
A MotoGP volta a acelerar neste sábado (19), a partir de 1h (de Brasília), para a corrida sprint do GP da Austrália, em Phillip Island, 16ª etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.
Confira como foi a definição do grid da MotoGP na Austrália:
Depois da chuva que caiu logo cedo em Phillip Island, a pista seguia molhada e o céu cheio de nuvens carregadas. Os termômetros marcavam 13ºC no ar e 16ºC no asfalto, além de ventos fortes de 26 km/h e umidade relativa de 78%.
TL2: Marc Márquez domina treino sem chuva, mas com pista molhada
Por conta do TL1 cancelado, a segunda sessão de treinos livres começou mais cedo, com minutos a mais para compensar. Após as primeiras tentativas, com a pista molhada e pneus de chuva, Marc Márquez fez 1min38s308 e saltou para a dianteira. Logo depois, o espanhol fez 1min37s841 e ampliou a vantagem para Franco Morbidelli.
Entre os postulantes ao título, todos discretos no começo. Francesco Bagnaia até achou boa volta e saltou para sexto, mas Jorge Martín optou pela cautela e ficou em 12º depois de alguns minutos de treino. O espanhol, no entanto, reagiu depois e foi para o oitavo posto.
Os tempos continuaram baixo. Marc Márquez fez 1min37s078 e seguiu firme na liderança, seguido por Maverick Viñales, Franco Morbidelli, Fabio Di Giannantonio e Álex Márquez. E apesar das condições traiçoeiras, o início do dia não registava quedas no circuito australiano.
Pedro Acosta novamente apareceu bem e fez o segundo tempo, com 1min37s863, mas ainda 0s7 atrás do compatriota Márquez. Johann Zarco também pintou bem e saltou para o terceiro posto, mas distante dos rivais.
Na reta final da sessão, com 11 minutos para o fim, Raúl Fernández saltou para a segunda posição. Quem se destacou, porém, foi Bagnaia subindo para o terceiro lugar após cravar 1min37s705, seguido de perto pelo companheiro Enea Bastianini.
Logo depois, Bagnaia cravou 1min37s054 e tomou a dianteira do treino livre por apenas 0s024. Marc Márquez, porém, não deixou barato e imediatamente saiu dos boxes. Marco Bezzecchi também foi bem e subiu para terceiro, aproveitando a pista cada vez mais seca, mas depois foi superado por Acosta e Martín.
Álex Márquez, então, pintou como surpresa e tomou a liderança por pouco tempo. Instantes depois, Jorge Martín fez 1min36s578 e assumiu a liderança do treino. O problema é que Marc Márquez fez 1min36s470 e reassumiu a dianteira em Phillip Island.
A quatro minutos para o fm, ainda teve Acosta perdendo o controle da moto na curva 7 e escapando da pista para a caixa de brita, mas sem cair. Depois, Viñales fez 1min36s200 e subiu para o primeiro lugar no circuito australiano. Zarco também foi bem e assumiu o segundo posto.
Marc Márquez ainda voltou a aparecer com força no último minuto de treino e cravou 1min35s325, reassumindo a liderança. No fim, poucos melhoraram e o espanhol ficou à frente, seguido por Viñales, Zarco, Martín e Álex Márquez. Bagnaia foi o oitavo colocado, com Bastianini em 12º.
Q1: Raúl Fernández e Bastianini avançam em sessão agitada
Com a pista mais seca, alguns pilotos se arriscaram com pneus de pista seca, mas outros seguiram com compostos de chuva, como Johann Zarco e Jack Miller, que saltaram diretamente para as primeiras duas posições. Outros, no entanto, ficaram nos boxes, como Enea Bastianini e Pedro Acosta.
Com pneu de pista seca, Luca Marini voou e tomou a ponta, mas por pouco tempo. Pedro Acosta logo fez 1min33s070 e assumiu a liderança da sessão. O italiano rebateu e fez 1min32s940 para voltar ao topo.
Acosta voltou a atacar com cinco minutos para o fim e fez 1min30s853. Joan Mir andou forte com a outra Honda e subiu para terceiro, à frente de Enea Bastianini e Fabio Quartararo.
Os tempos seguiram despencando na fase final do Q1. Raúl Fernández foi para terceiro, mas por pouco tempo porque Bastianini fez exatamente o mesmo de Acosta e saltou para o segundo lugar com 1min30s853.
Segundos depois, porém, Acosta cravou uma excelente volta em 1min29s976 e voltou a abrir vantagem para os rivais. Marini foi no embalo e subiu novamente para o segundo lugar, mas logo superado por Raúl Fernández.
Enquanto isso, a KTM confirmou que Miller atropelou uma lebre na pista. Mesmo assim, o piloto da casa voltou a acelerar e subiu para o quinto posto e depois para terceiro. Quem brilhou mesmo foi Bastianini, que fez 1min29s728 e assumiu o topo da tabela.
No fim, ainda houve tempo para zebra. Raúl Fernández fez 1min29s397 e tomou a liderança em Phillip Island. Marini foi para o segundo posto, mas Bastianini se recuperou e conseguiu tempo para avançar ao Q2. Zarco foi quarto e Acosta em quinto.
Q2: Martín sobra e fica com a pole na Austrália. Bagnaia é 5º
Com a pista bem mais seca, todos os pilotos apostaram nos pneus slick, com variações dos compostos escolhidos. Enquanto houve divisão entre macio e médio na dianteira, Jorge Martín arriscou o pneu duro, por exemplo. Na traseira, porém, todos foram com macio.
Após a primeira tentativa, Martín tomou a dianteira, com 1min29s931, seguido de perto por Bastianini. Viñales foi para terceiro, acompanhado por Bagnaia e Marc Márquez, fechando o top-5.
Com quatro minutos de sessão, Fabio Di Giannantonio perdeu controle da moto no fim da reta principal e caiu, sendo a primeira vítima do dia. Alheio a problemas, Martín fez 1min28s365 e seguiu em primeiro, agora seguido por Viñales e Franco Morbidelli.
Viñales, porém, não desistiu. O espanhol fez 1min27s991 e tomou a liderança do treino, com Martín melhorando o próprio giro, mas ficando em segundo. Marc Márquez foi para terceiro, seguido por Raúl Fernández e Bagnaia.
Com seis minutos para o fim, todo o pelotão voltou para o pit-lane para últimos ajustes e concentração antes das tentativas finais. Com três minutos para o fim, todos saíram de suas respectivas garagens.
Martín rapidamente achou uma grande volta, andando no limite, e cravou 1min27s296 para tomar a liderança com folga. Bagnaia voltou com o pneu duro na dianteira, mas sofreu para encontrar aderência na moto #1 da Ducati.
Bagnaia ainda fez o quinto tempo na última tentativa. Com isso, Martín cravou a pole, à frente de Marc Márquez, Viñales e Bezzecchi. Bastianini foi apenas o décimo.
MotoGP 2024, GP da Austrália, Phillip Island, Grid de largada:
1 | J MARTÍN | Pramac Ducati | 1:27.296 | ||
2 | M MÁRQUEZ | Gresini Ducati | 1:27.890 | +0.594 | |
3 | M VIÑALES | Aprilia | 1:27.991 | +0.695 | |
4 | M BEZZECCHI | VR46 Ducati | 1:28.375 | +1.079 | |
5 | F BAGNAIA | Ducati | 1:28.478 | +1.182 | |
6 | R FERNÁNDEZ | Trackhouse Aprilia | 1:28.498 | +1.202 | |
7 | F MORBIDELLI | Pramac Ducati | 1:28.622 | +1.326 | |
8 | Á MÁRQUEZ | Gresini Ducati | 1:29.009 | +1.713 | |
9 | A RINS | Yamaha | 1:29.059 | +1.763 | |
10 | E BASTIANINI | Ducati | 1:29.996 | +2.700 | |
11 | B BINDER | KTM | 1:30.290 | +2.994 | |
12 | F DI GIANNANTONIO | VR46 Ducati | 1:30.336 | +3.040 | |
13 | L MARINI | Honda | 1:29.727 | +2.431 | |
14 | J ZARCO | LCR Honda | 1:29.786 | +2.490 | |
15 | P ACOSTA | GasGas Tech3 | 1:29.817 | +2.521 | |
16 | J MILLER | KTM | 1:29.909 | +2.613 | |
17 | A FERNÁNDEZ | GasGas Tech3 | 1:30.149 | +2.853 | |
18 | J MIR | Honda | 1:30.448 | +3.152 | |
19 | F QUARTARARO | Yamaha | 1:30.635 | +3.339 | |
20 | A ESPARGARÓ | Aprilia | 1:31.808 | +4.512 | |
21 | L SAVADORI | Trackhouse Aprilia | 1:32.213 | +4.917 | |
22 | T NAKAGAMI | LCR Honda | 1:31.835 | +4.539 | P+3 |