KTM admite perder Pol Espargaró para Honda, mas avisa: “Não está 100% certo”

Chefe da KTM, Mike Leitner ressaltou o crescimento de Pol Espargaró nos últimos três anos na MotoGP. Dirigente afirmou que a marca austríaca já conversa com outros pilotos para os times de 2021

A temporada 2020 ainda não começou, mas 2021 já é assunto na MotoGP. Em meio a rumores de uma mudança de Pol Espargaró para a Honda, a KTM admitiu a possibilidade de perder seu principal piloto e explicou que já conversa com eventuais substitutos para compor os times do próximo ano.

Atualmente, a KTM conta com Espargaró e Brad Binder no time principal e tem Miguel Oliveira e Iker Lecuona na satélite Tech3. Tanto o sul-africano quanto o espanhol são estreantes na classe rainha do Mundial de Motovelocidade.

MotoGP 2020 Áustria Red Bull Ring KTM Pol Espargaró
Pol Espargaró já testou com a KTM neste mês (Foto: KTM)
Paddockast #64 | OS PILOTOS MAIS SUBESTIMADOS DA HISTÓRIA
Ouça também: PODCASTS APPLE | ANDROID | PLAYERFM

Em entrevista à publicação germânica Speedweek, Mike Leitner confirmou que Pol seguirá encarregado dos testes e assegurou que a saída do catalão ainda não está definida. Desde a semana passada, a imprensa espanhola crava a mudança do #44 para a Honda na vaga de Álex Márquez, que ainda não conseguiu estrear ao lado do irmão Marc por conta dos atrasos causados pela pandemia do novo coronavírus.

“Sim, Pol vai testar normalmente”, disse o chefe da KTM. “Já está certo que ele está de partida? Do nosso ponto de vista, ainda não está 100% certo. Nós temos uma temporada pela frente em que queremos fazer a diferença e nossos pilotos têm metas ambiciosas”, seguiu.

Ainda assim, Leitner reconheceu que a KTM já busca eventuais substitutos para o irmão de Aleix.

“Claro, sabemos que Pol pode deixar a KTM. É por isso que precisamos entender em que cenário temos de nos mover no futuro. Claro, espero que essa situação seja um pouco diferente do que todos imaginam, mas, se não for, já estamos falando com pilotos diferentes”, comentou.

Piloto de testes da KTM, Dani Pedrosa sempre aparece nas especulações como um candidato à vaga, mas Leitner ressalta que o espanhol não tem o desejo de deixar a aposentadoria.

“Você quer saber se Dani pode voltar a correr? Teríamos de perguntar a ele, não sei no que ele está pensando. A KTM não quer convencer um piloto a voltar para a MotoGP. Na minha opinião, Dani não quer esse papel”, contou. “Nós já lidamos com isso. É por isso que estamos falando apenas com pilotos que estão ativos para os nossos times em 2021”, falou.

Entre os candidatos, Danilo Petrucci aparece como uma possibilidade. O italiano já confirmou que a Ducati optou pelo fim da relação. A casa de Bolonha contratou Jack Miller para o time principal, mas ainda não renovou com Andrea Dovizioso, que também é especulado na escuderia de Mattighofen.

“Tanto Pol quanto Danilo são muito rápidos na chuva. Se você quer que eu compare Petrucci e Pol, então a minha resposta é simples. Eu aprecio qualquer piloto que consegue ficar no top-15 na MotoGP. Têm muitos pilotos que teriam muito a oferecer nesse nível”, opinou. “Se Pol for interessante para a Honda, isso será por quê ele cresceu bastante nesses três anos com a KTM. Ele cresceu como piloto e a nossa moto também se desenvolveu, então é normal que outra fábrica agora se interesse nele. A Honda seria uma grande nova oportunidade para ele. Agora temos de esperar e ver o que acontece”, encerrou.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO? Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.
Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.
Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.