KTM continua mudanças internas e confirma Ajo como novo chefe de equipe na MotoGP
A KTM decidiu apostar em um conhecido de longa data para comandar a equipe de fábrica na MotoGP a partir de 2025: Aki Ajo. O ex-piloto possui parceria com a montadora e é dono de equipe que atua na Moto2 e também na Moto3
A KTM segue com mudanças internas pensando no futuro dentro da MotoGP. Nesta segunda-feira (30), a montadora austríaca confirmou o nome de Aki Ajo como novo chefe da equipe na classe rainha do Mundial de Motovelocidade a partir de 2025, ocupando o posto que hoje é de Francesco Guidotti.
A saída de Guidotti já tinha sido anunciada no último domingo (29), logo após o GP da Indonésia. Ajo é um dos grandes nomes nas categorias de acesso, com diversos títulos conquistados pela equipe que leva seu nome e revelando talentos como Marc Márquez, Brad Binder e Pedro Acosta, entre outros. O ex-piloto estreou o time próprio em 2001.
Além disso, a Ajo Motorsport é parceira de longa data da KTM na Moto2 e na Moto3, facilitando a relação com o finlandês de 56 anos. Agora, porém, a missão será cuidar do time de fábrica no grid da MotoGP, ao lado de duas antigas promessas de seu projeto.
“É uma honra ser colocado nesse novo papel e ter a oportunidade de trabalhar na MotoGP com a KTM. No momento, a MotoGP está em um nível altíssimo, então precisamos continuar o trabalho em muitas áreas e usar essa força para construir um pacote para aumentar nosso padrão”, afirmou Ajo.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
“Precisamos continuar trabalhando, mas acho que esse projeto já tem muitas partes boas para estar no topo, precisamos apenas gerir tudo da maneira correra. Quero agradecer a todos na estrutura da KTM”, concluiu o dirigente.
A KTM vem de longo jejum na MotoGP. A montadora austríaca não vence uma prova principal desde 2022, quando Miguel Oliveira levou a melhor no GP da Tailândia. Em 2023, Brad Binder chegou a conquistar as corridas sprint da Argentina e da Espanha, mas os resultados não entram para as estatísticas oficiais da categoria.
Pit Beirer, diretor-esportivo da KTM, também falou sobre a contratação de Ajo para a equipe de fábrica a partir da próxima temporada.
“Temos uma relação especial e uma colaboração próxima com o Aki, então sentimos que essa era a melhor decisão para levar o projeto da MotoGP adiante. Já disse antes e repito: ele acreditou em nós quando estávamos nos organizando no paddock, então a confiança e a amizade é inigualável”, disse Beirer.
“O sucesso da equipe dele fala por si só. Venceu títulos com ambos os pilotos que estarão conosco em 2025 [Acosta e Binder], mas o conhecimento é apenas parte das habilidades que ele vai trazer. Aki conhece nossa companhia e nossa forma de correr. Estou muito orgulhoso de seguir nesse desafio juntos e continuar essa história que começou há muito tempo”, finalizou.
A MotoGP volta a acelerar no próximo fim de semana, entre 4 a 6 de outubro, com o GP do Japão, em Motegi, para a 16ª etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.