KTM foca na MotoGP e anuncia saída da Moto2 e volta da Husqvarna à Moto3

A KTM anunciou neste domingo (11) que vai deixar a Moto2 enquanto fabricante de chassi. A montadora austríaca, que também renovou o contrato com a MotoGP, comunicou a volta da Husqvarna à Moto3

A KTM anunciou mudanças em sua participação no Mundial de Motovelocidade. Neste domingo (11), a montadora austríaca confirmou que assinou um novo contrato de cinco anos que garante sua participação na MotoGP, mas comunicou a decisão de deixar a Moto2 enquanto fabricante de chassi. Além disso, a marca comandada por Stefan Pierer também anunciou a volta da Husqvarna à Moto3.
 
A montadora austríaca aproveitou a corrida de casa para renovar o acordo com a Dorna, a promotora da MotoGP. O vínculo atual, que está em seu terceiro ano, tem validade de cinco anos, mesma duração do novo acordo assinado por Pierer. 
 
“Tomamos uma decisão proativa aqui em nossa corrida caseira em renovar nossa estadia na MotoGP e nos comprometer a outros cinco anos de competição”, disse Pierer. “Essa é parte de uma visão estratégia maior e agora temos sete anos para subir em direção ao topo da MotoGP: o mesmo período de tempo que levamos para conquistar o Rali Dakar”, comentou.
 
“Sabemos que estamos firmemente no caminho e demos bons passos em menos de três anos”, avaliou.
Stefan Pierer anunciou mudanças na KTM (Foto: KTM)
Paddockast #28
INTERROGANDO Flavio Gomes: O Boto do Reno

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

Em um comunicado enviado à imprensa, a KTM explicou que “realinhou seu investimento nas categorias de apoio, dando ênfase principal na MotoGP e na Moto3”. Para isso, a KTM deixa a Moto2 enquanto construtora de chassi, mas “mantendo uma relação próxima com o time de Aki Ajo como passo crucial para a Red Bull KTM na MotoGP”.
 
Para a Moto3, a marca decidiu pela volta da Husqvarna, que, usando a plataforma técnica da KTM, competiu em 2014 e 2015, conquistando dois pódios com Danny Kent. A ideia é desenvolver uma nova moto para a Moto3 em 2020.
 
“Como parte disso queremos impulsionar a Moto3: é a fundação da base para nós. Foi onde começamos e onde somos uma das principais marcas”, explicou Pierer. “Vemos muito boas oportunidades aqui trazendo de volta Husqvarna com força. Haverá uma nova moto e uma direção especial com esse projeto”, alegou. 
 
“Todo esse movimento significa que vamos direcionar nossos recursos e energia e a consequência é deixar a Moto2”, justificou.
 
Diretor-esportivo da KTM, Pit Beirer celebrou a ampliação do envolvimento com a MotoGP e falou com animação sobre o futuro da marca.
 
“Primeiro de tudo, é fantástico para nós a seguir com ‘sexta marcha’ como companhia na MotoGP e ser capaz de seguir firme para atingir nossos objetivos. Com nosso conhecimento de mais de 300 campeonatos mundiais da FIM sabemos os ingredientes para ter sucesso em corridas e estamos determinados a não nos afastar de nossos objetivos”, garantiu Beirer. “Por isso, gostaria de agradecer Pierer e a KTM pelo voto de confiança extra e todo o trabalho duro e crença de cada uma das pessoas que tocaram nesse projeto até o momento”, seguiu. 
 
“Segundo, olhamos o programa todo e sabemos que nosso esforço tem que estar bem direcionado, e acreditamos que a MotoGP e Moto3 são nossas principais plataformas para seguirmos em frente”, comentou. “Obrigado a todos pelo ótimo trabalho e experiência com Aki. Podemos sentir a paixão pela MotoGP em lugares como o Red Bull Ring neste final de semana e isso nos permite sentir essa energia. Acreditamos que tempos animadores estão chegando para nós como divisão de corridas e como companhia”, concluiu.

#GALERIA(9868)

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.