LCR diz que Honda parou desenvolvimento após lesão de Marc Márquez: “Não fez nada”
Chefe da LCR, Lucio Cecchinello contou que, após a fratura de Marc Márquez, em 2020, a Honda decidiu interromper o desenvolvimento da RC213V para esperar o retorno do piloto espanhol
Chefe da LCR, Lucio Cecchinello afirmou que a Honda “não fez nada em termos de desenvolvimento” quando Marc Márquez se afastou da MotoGP na temporada 2020 por conta uma fratura no braço. De acordo com o dirigente, a opção da montadora foi esperar o retorno do espanhol.
Marc se machucou na primeira corrida da temporada 2020. O #93 vinha em uma prova de recuperação, caiu e foi atingido pela moto no braço direito, sofrendo uma fratura. O irmão de Álex tentou acelerar o retorno após uma cirurgia, mas acabou tendo inúmeras complicações e, basicamente, perdeu três anos da carreira.
Relacionadas
Com Marc afastado, a Honda viu os resultados desaparecerem e viveu em 2020 a primeira temporada sem vitórias na MotoGP desde 1982, mas a crise continua. Sem ver melhoras, o espanhol optou por sair, correu com a Gresini no ano passado e, em 2025, vai estrear com a Ducati.
Em 2024, a Honda fechou o Mundial de Construtores na última colocação e buscando maneiras de recuperar. Ainda assim, a montadora japonesa ainda está longe do nível da dominante Ducati.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
“A moto estava bem com Marc, ele conseguia lidar com a dianteira especial da Honda e usava um pneu mais duro do que os outros”, contou Cecchinello em entrevista ao site italiano GPOne. “Um exemplo é a corrida no início da temporada em 2020. Em Jerez, ele passou todo mundo, aí perdeu a dianteira e depois de voltar à moto mostrou uma grande recuperação”, seguiu.
“Aí a Honda disse para esperar até que Marc voltasse, mas, como sabemos, houve complicações”, lembrou. “Durante a ausência de Marc, não fizemos nada em termos de desenvolvimento enquanto os outros seguiram desenvolvendo seus projetos. O trabalho começou a avançar em direção a aerodinâmica e, em 2021, quando Marc fez algumas corridas, ele reportou o progresso que os outros tinham feito”, completou.
A MotoGP volta a acelerar entre 5 e 7 de fevereiro de 2025 para os primeiros testes de pré-temporada, em Sepang, na Malásia. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.