Marini valoriza função e diz que Nakagami “será chave da equipe de testes” da Honda

Luca Marini destacou que a comunicação com os engenheiros japoneses não é tão fácil e considerou que Takaaki Nakagami será a chave da equipe de testes

Luca Marini acredita que Takaaki Nakagami será uma peça fundamental na equipe de testes da Honda em 2025. O #10 acredita que o ex-LCR pode ajudar a melhorar a comunicação entre os integrantes baseados na Europa e os engenheiros no Japão.

A Honda se reforçou consideravelmente para 2025. Enquanto Nakagami deixou a titularidade para atuar como piloto de desenvolvimento, integrando diretamente a equipe japonesa de testes, Aleix Espargaró foi contratado como piloto de testes, para seguir trabalhando com Romano Albesiano, que assumiu a direção-técnica. O engenheiro-chefe Antonio Jimenez também fez a transição da Aprilia. Stefan Bradl também segue envolvido com o trabalho na RC213V.

Relacionadas

Após os testes de pré-temporada 2025, Marini destacou que espera melhor organização da equipe de testes e se mostrou confiante no trabalho de Aleix e Takaaki.

“Este ano, com certeza espero que a organização com a equipe de testes seja melhora”, disse Marini. “Isso não depende tanto dos pilotos, mas tenho certeza de que Aleix e Taka vão fazer um ótimo trabalho. E, com Taka falando japonês, ele pode ser muito preciso e explicar muito bem a situação”, seguiu.

Takaaki Nakagami e Aleix Espargaró passam a integrar a equipe de testes da Honda em 2025 (Foto: Honda)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

“Mas a organização em torno da equipe precisa ser super precisa, pois é fácil, mesmo que tenhamos dois pilotos muito bons e rápidos, perder o rumo”, defendeu.

Recém-aposentado, Nakagami tem como uma das principais metas para 2025 melhorar a comunicação entre a equipe europeia da Honda e os engenheiros da HRC no Japão.

“Sim, acho que Taka será a chave da equipe de testes, pois, com muitos engenheiros japoneses, não é muito fácil falando em inglês, já que os idiomas são super diferentes”, ponderou. “Com Taka trabalhando deste lado, podemos fazer a diferença. Espero”, completou.

MotoGP agora volta às pistas apenas para a abertura da temporada 2025, que acontece entre os dias 28 de fevereiro e 2 de março, com o GP da Tailândia, em Buriram. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.