Marini vê MotoGP “próxima dos carros” e aponta aerodinâmica como “chave para futuro”

Zerado em 2024, italiano aprovou a nova configuração da Honda para a sequência da temporada e acredita que ela será fundamental para a categoria nos próximos anos

Luca Marini ainda não sabe se terá a mesma configuração da Honda em sua moto como teve Johann Zarco no fim de semana anterior, na Catalunha. Mas o italiano acredita piamente que a aerodinâmica será parte fundamental do desempenho na MotoGP.

O #10 ainda não marcou pontos na temporada 2024 e aprovou as atualizações nos testes privados, agora na mão do piloto de testes da fábrica japonesa, Stefan Bradl.

Relacionadas


“Depois deste teste, esperamos a aprovação dos japoneses para homologar esta carenagem. Zarco usou e, de fato, parece melhor, afinal todos os seus comentários foram positivos, embora acredite que ainda não seja o suficiente, precisamos de mais. Também quando testei, parecia melhor”, disse.

Para ele, a nova aerodinâmica vai deixar as motos bem próximos dos carros no futuro. “Será a chave para o infinito na MotoGP. Caso possamos brincar com ela e os regulamentos não mudarem tanto, isso fará muita diferença. Se precisar de mais aderência, mais curvas, força de travagem na moto, e outros”.

Marini está zerado na temporada pela MotoGP (Foto: Repsol)

Marini aponta que as fábricas que anteciparem seus trabalhos nesta nova configuração vão sair na frente em detrimento das adversárias. A Honda, em Barcelona, utilizou uma versão inicial com atualizações no motor. Na avaliação da equipe, o upgrade deu vazão às curvas, mas deu problemas na tração.

“Nunca confiamos tanto na aerodinâmica, afinal, Marc Márquez vencia facilmente com outras peças que davam vantagem, mas agora não é o caso, então, precisamos potencializar o motor”, analisou Luca.

MotoGP volta a acelerar entre os dias 31 de maio e 2 de junho para o GP da Itália, em Mugello, com a 7ª etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2 
Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.