Marc Márquez caça Martín nas voltas finais e vence GP da Austrália na MotoGP. Bagnaia é 3º
Marc Márquez enfrentou problema na largada, perdeu diversas posições, mas fez uma grande prova de recuperação e superou Jorge Martín nas voltas finais para vencer o GP da Austrália. Francesco Bagnaia viveu dia para esquecer e terminou no terceiro lugar
A MotoGP voltou a experimentar um histórico GP da Austrália, neste domingo (20), com grande vitória de Marc Márquez. O triunfo, porém, não foi dos mais fáceis. O espanhol errou na largada, caiu para o meio do pelotão e precisou de uma intensa prova de recuperação até superar Jorge Martín nos últimos giros.
Martín liderou boa parte da prova em Phillip Island, mas novamente foi derrotado no fim, em cenário quase parecido ao do ano passado. Dessa vez, no entanto, terminou na segunda posição.
Para ter uma alegria, o espanhol viu o rival Francesco Bagnaia ter muitas dificuldades e fechar apenas na terceira posição, com 10s1 de diferença para o vencedor da prova.
Fabio Di Giannantonio foi o quarto colocado, seguido por Enea Bastianini, Franco Morbidelli, Brad Binder, Maverick Viñales, Fabio Quartararo e Raúl Fernández para fechar o top-10 na Austrália.
![](https://www.grandepremio.com.br/wp-content/uploads/2024/10/GaTgQQxW8AEaqY5-1200x800.jpg)
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
A grande ausência do fim de semana foi Pedro Acosta. O jovem novato sentiu muitas dores no ombro esquerdo depois de forte queda na corrida sprint, foi avaliado pelos médicos da categoria e acabou barrado da prova principal.
A MotoGP volta a acelerar no próximo fim de semana, entre 25 e 27 de outubro, com o GP da Tailândia, em Buriram, 18ª etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.
Confira como foi o GP da Austrália da MotoGP 2024:
Neste domingo (20), Phillip Island recebeu os pilotos com céu aberto e poucas nuvens, apesar das baixas temperaturas. Os termômetros marcavam 15ºC no ar e 36ºC no asfalto, além de ventos de 14 km/h e umidade relativa de 81%.
Os pilotos optaram pela segurança na escolha de pneus e todos partiram com compostos duros na dianteira e macios na traseira.
Na largada, Jorge Martín novamente saiu bem e segurou a liderança, seguido por Marco Bezzecchi e Francesco Bagnaia. Marc Márquez partiu muito mal pela segunda vez seguida no fim de semana e caiu para o sétimo lugar, mas rapidamente superou Enea Bastianini e foi para sexto.
No início da segunda volta, Franco Morbidelli foi para o ataque e chegou a passar Bagnaia, mas escapou na curva 4 e caiu para a quinta posição, segundo superado também por Brad Binder.
Na frente, Martín rapidamente abriu 0s5 de vantagem para Bezzecchi e 0s7 para Bagnaia. Um pouco mais atrás, Morbidelli passou Binder no fim da reta principal e voltou para o quarto posto em Phillip Island.
Na quarta volta, Bezzecchi finalmente cumpriu a punição pelo acidente causado na sprint e caiu para a sétima posição, finalmente colocando Bagnaia na segunda colocação. Quem também se aproveitou, foi Marc Márquez ao superar Binder e tomar o quarto lugar.
O dia de Bezzecchi foi de mal a pior na quinta volta. O italiano perdeu a dianteira da moto na frenagem da curva 4, escorregou e saiu da disputa. Logo depois, Marc Márquez passou Morbidelli na reta principal e foi para o terceiro lugar, com 0s8 de desvantagem para Bagnaia.
Martín voltou a apertar o ritmo no circuito australiano e logo chegou a 1s de vantagem para Bagnaia. Marc Márquez, enquanto isso, apertou o ritmo e tentou encostar, levando Morbidelli para a briga também.
Márquez continuou apertando o ritmo e fez 1min27s900, cravando a melhor volta da prova no oitavo giro. Com isso, ficou apenas 0s3 atrás de Bagnaia, que não conseguia se aproximar de Martín na briga pela liderança.
No nono giro, Marc Márquez repetiu a volta mais rápida, agora com 1min27s765 e colou em Bagnaia, com apenas 0s1 de diferença. A questão é que o italiano também conseguiu tirar a diferença do rival na liderança.
A briga pela liderança esquentou na volta 12, quando Martín errou no fim da reta principal e virou alvo fácil para os rivais. Bagnaia chegou a passar o espanhol, que deu o troco e abriu a porta para Marc Márquez assumir o segundo lugar, empurrando Pecco para terceiro.
Martín, porém, conseguiu segurar o ímpeto de Marc Márquez e manteve a diferença em 0s2. Bagnaia foi quem perdeu contato com os líderes e ficou 0s5 atrás, sem ameaçar muito.
A partir da volta 16, a disputa esfriou, com Bagnaia ficando 1s5 atrás dos rivais. Marc Márquez, por outro lado, não conseguia espaço para atacar Martín, que mantinha 0s2 de vantagem na dianteira.
Martín, porém, começou a dar sinais de desgaste nos pneus errou diversas vezes. No giro 20, Marc Márquez novamente colou no fim da reta principal, mas não conseguiu espaço para completar a manobra contra o compatriota.
Mais atrás, Bastianini e Binder superaram Morbidelli, que caiu para o sexto lugar. A dupla, no entanto, se encontrava quase 8s atrás do rival mais próximo naquele momento.
A quatro voltas para o fim, finalmente a liderança mudou de mãos. Márquez mergulhou na curva 4 e tomou a dianteira, mas o rival respondeu no início do giro seguinte. Marc, porém, devolveu no mesmo posto da volta anterior e voltou a liderar em manobra ousada.
Na penúltima volta, Martín pegou o vácuo na reta principal e mergulhou na curva 2, mas sem sucesso. Com isso, perdeu contato com Márquez, que finalmente conseguiu abrir 0s4 de vantagem na ponta.
Ainda houve tempo para a queda de Joan Mir na curva 4, abandonando mais cedo a disputa no circuito australiano.
No fim, Marc Márquez ainda abriu vantagem de 0s9 e venceu pela terceira vez na temporada, com Martín e Bagnaia fechando o pódio. Bastianini ainda foi superado por Di Giannantonio e ficou em quinto.
MotoGP 2024, GP da Austrália, Phillip Island, Resultado final:
1 | M MÁRQUEZ | Gresini Ducati | 39:47.702 | 27 voltas |
2 | J MARTÍN | Pramac Ducati | +0.997 | |
3 | F BAGNAIA | Ducati | +10.100 | |
4 | F DI GIANNANTONIO | VR46 Ducati | +12.997 | |
5 | E BASTIANINI | Ducati | +13.310 | |
6 | F MORBIDELLI | Pramac Ducati | +15.434 | |
7 | B BINDER | KTM | +15.450 | |
8 | M VIÑALES | Aprilia | +16.636 | |
9 | F QUARTARARO | Yamaha | +18.757 | |
10 | R FERNÁNDEZ | Trackhouse Aprilia | +19.345 | |
11 | J MILLER | KTM | +19.932 | |
12 | J ZARCO | LCR Honda | +20.295 | |
13 | A RINS | Yamaha | +22.210 | |
14 | L MARINI | Honda | +24.239 | |
15 | Á MÁRQUEZ | Gresini Ducati | +24.591 | |
16 | A ESPARGARÓ | Aprilia | +30.499 | |
17 | A FERNÁNDEZ | GasGas Tech3 | +30.533 | |
18 | T NAKAGAMI | LCR Honda | +30.765 | |
19 | M BEZZECCHI | VR46 Ducati | +45.393 | |
20 | J MIR | Honda | Abandonou | |
21 | L SAVADORI | Trackhouse Aprilia | Abandonou | |
22 | P ACOSTA | GasGas Tech3 | Não largou |
![Chamada Chefão GP](https://www.grandepremio.com.br/wp-content/themes/grandepremio/assets/img/chefao-anuncio-desktop.png)
![Chamada Chefão GP](https://www.grandepremio.com.br/wp-content/themes/grandepremio/assets/img/chefao-anuncio-mobile.png)