Marc Márquez diz que Honda precisa “pular etapas” e alfineta: “Problema é o orgulho”
Marc Márquez acredita que a Honda tem orçamento para desempenhar muito mais na MotoGP e vê a contratação do novo diretor-técnico Romano Albesiano como uma forma barata de correr atrás da concorrentes do grid
A Honda foi outra montadora que decidiu apostar em mudanças significativas nos bastidores para a próxima temporada da MotoGP. Na última sexta-feira (4), a fábrica japonesa anunciou a contratação do diretor-técnico Romano Albesiano, que passou mais de uma década na Aprilia. A novidade chamou a atenção de muitas pessoas no paddock, inclusive de Marc Márquez.
Hoje na Gresini Ducati, Márquez correu entre 2013 e 2023 na Honda e saiu da montadora por conta da falta de evolução da moto RC213V. O espanhol admite que a marca precisa de uma reestruturação interna e ainda alfinetou alguns dirigentes em meio a essa mudança de filosofia.
“A Honda possui a maior estrutura, o maior orçamento do grid. No fim, o problema é que as decisões são feitas por humanas, três ou quatro pessoas no comando no projeto. Sempre falei que contratar um engenheiro que o faça pular etapas é mais barato para a fábrica”, afirmou em entrevista ao jornal Marca.
“Acho que esse é mais um passo na parte técnica para a Honda, encontrar atalhos para voltar ao alto nível. Mas se você contratar engenheiros de outras marcas, que podem te dar soluções imediatas, sem precisar de análise, é mais barato para a marca”, seguiu o hexacampeão da MotoGP.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
“O problema é que o orgulho nas competições é ruim. Nas disputas, você vai ganhar em um momento, mas também vai perder. E quando perder, precisa engolir o orgulho para entender o que os outros estão fazendo melhor. Algumas pessoas entendem isso antes, outras mais tarde. Para mim, não é falta de orgulho, mas de inteligência. Se você vê outras fábricas fazendo algo, como a Yamaha viu, e cortar tempo, você faz igual”, finalizou.
Em 2024, a Honda segue com um longo calvário na MotoGP. A montadora ocupa a lanterna no Mundial de Construtores, com apenas 56 pontos e também no Mundial de Equipes, com míseros 27 tentos obtidos.
A MotoGP volta à pista entre os dias 18 e 20 de outubro para o GP da Austrália, em Phillip Island, 16ª etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.