Marc Márquez espanta rivais, domina Aragão e lidera treino da MotoGP. Bagnaia é 6º
Marc Márquez reagiu prontamente a toda e qualquer ameaça na ponta da tabela de tempos e garantiu a liderança da MotoGP no treino desta sexta-feira (30) em Aragão ao ser o único a rodar em 1min45s. Aleix Espargaró e Maverick Viñales formaram o top-3
Marc Márquez repetiu a dose no MotorLand. Depois de liderar o treino livre 1, o titular da Gresini voltou a mostrar força na tarde desta sexta-feira (30) e garantiu o topo da tabela da MotoGP como o único que conseguiu rodar na casa de 1min45s.
Tradicionalmente bem casado com a pista de Alcañiz, Márquez respondeu de imediato a todas as ameaças no topo da folha de tempos e garantiu a liderança ao anotar 1min45s801 na 23ª volta. É a primeira vez desde o GP das Américas de 2021 que o hexacampeão da MotoGP lidera dois treinos em um único dia.
Relacionadas
Quem também celebrou no MotorLand foi a Aprilia. Aleix Espargaró garantiu o segundo posto, pouco à frente de Maverick Viñales, o terceiro. 0s578 mais lento que Marc, Jorge Martín ficou com o quarto posto, com Álex Márquez completando o top-5.
Depois de uma atuação apagada na manhã, Francesco Bagnaia reagiu e encerrou o dia com o sexto tempo, 0s790 mais lento do que líder. Franco Morbidelli aparece em sétimo.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Com 1min46s732, Johann Zarco ficou com o oitavo tempo e garantiu o acesso da Honda direto ao Q2 pela primeira vez na temporada 2024. Raúl Fernández e Miguel Oliveira aparecem logo depois, garantindo as quatro RS-GP de Noale na lista dos dez melhores.
A MotoGP volta a acelerar neste sábado (31), às 5h (de Brasília), com o último treino livre do GP de Aragão, 12ª etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.
Saiba como foi o treino da MotoGP em Aragão:
Assim como aconteceu mais cedo, a sessão da tarde desta sexta-feira aconteceu com sol e céu claro. Quando os pilotos voltaram à pista para a 1h de treino, a temperatura era de 29°C, com o asfalto chegando a 44°C. A umidade relativa do ar estava em 49%, com o vento soprando a 10 km/h.
Pedro Acosta abriu a atividade no topo da tabela, com 1min48s264, 0s748 melhor do que Maverick Viñales. Fabio Quartararo vinha em terceiro, diante de Franco Morbidelli e Francesco Bagnaia.
Líder da manhã, Marc Márquez logo se colocou no topo da tabela, com 1min47s272, 0s261 melhor do que Jack Miller. Acosta desceu para terceiro, seguido por Fabio Di Giannantonio e Marco Bezzecchi, a dupla da VR46.
Marc não melhorou nos giros seguintes, mas seguiu na ponta, mesmo com Brad Binder e Miller avançando para segundo e terceiro. Bezzecchi vinha em quarto, à frente de Viñales.
Buscando aderência em um circuito recém-recapeado, a maioria dos pilotos começou a sessão com pneus médios na dianteira e macios atrás, mas Jorge Martín, por outro lado, apostou em um duro na dianteira. Outros, como Francesco Bagnaia e Raúl Fernández usaram um par de médios.
Pouco depois, Jorge Martín virou 1min47s619 e subiu para a quarta colocação, 0s347 mais lento do que o líder. Bagnaia também tinha sido melhor e vinha em 12º, 0s994 atrás de Marc Márquez.
Antes de parar nos boxes, Marc Márquez conseguiu uma nova melhora. Na 11ª volta no MotorLand, o espanhol cravou 1min46s954, ampliando para 0s576 a margem no topo da tabela.
Com cerca de 25 minutos para o fim da sessão, Fabio Quartararo sofreu uma queda forte na curva 6, mas apesar dos impactos contra o corpo, levantou correndo e deixou a pista.
Logo em seguida, na curva 16, foi Augusto Fernández quem caiu. O espanhol tampouco se feriu e retornou para os boxes da GasGas Tech3 de carona.
Perto da marca de 20 minutos para a bandeirada, Johann Zarco anotou 1min47s378 e saltou para a segunda colocação, 0s424 atrás de Marc Márquez. Bagnaia também foi melhor e agora ocupava o quinto posto.
Depois de uma rodada de pit-stops, Acosta virou apenas 0s099 mais lento que Marc para tomar a segunda colocação, mas foi quase que de imediato superado por Aleix Espargaró, que cortou a margem do #93 para só 0s025.
Logo em seguida, porém, Martín veio com 1min46s666 e assumiu o comando, superando Marc por 0s288. Bagnaia também tinha melhorado, mas vinha em quinto, a 0s392 da ponta.
Superado, Marc reagiu de imediato e foi a 1min46s384 para tomar a liderança de Martín e abrir 0s282 de vantagem.
Com menos de oito minutos para o fim, os boxes começaram a ganhar em movimentação, mas Bastianini aproveitou para saltar para quarto, 0s647 atrás do líder.
No ataque final à tabela, Aleix, usando um macio traseiro, foi a 1min46s073 e tomou a ponta, mas ficou lá por muito pouco tempo, já que o mais velho dos Márquez, com a mesma escolha de pneus, saltou para o comando, 0s272 melhor. O #93 foi o primeiro a chegar em 1min45s.
Viñales também melhorou e subiu para terceiro, diante de Martín, Álex Márquez, Bagnaia, Morbidelli, Zarco, Raúl Fernández e Oliveira.
Com a bandeira quadriculada tremulando no MotorLand, ninguém conseguiu superar Marc Márquez. Binder ainda tentava melhorar, mas uma queda de Miller no último setor acionou a bandeira amarela e impediu qualquer outro avanço.
MotoGP 2024, GP de Aragão, Treino:
1 | M MÁRQUEZ | Gresini Ducati | 1:45.801 | |
2 | A ESPARGARÓ | Aprilia | 1:46.073 | +0.272 |
3 | M VIÑALES | Aprilia | 1:46.117 | +0.316 |
4 | J MARTÍN | Pramac Ducati | 1:46.379 | +0.578 |
5 | Á MÁRQUEZ | Gresini Ducati | 1:46.406 | +0.605 |
6 | F BAGNAIA | Ducati | 1:46.591 | +0.790 |
7 | F MORBIDELLI | Pramac Ducati | 1:46.705 | +0.904 |
8 | J ZARCO | LCR Honda | 1:46.732 | +0.931 |
9 | R FERNÁNDEZ | Trackhouse Aprilia | 1:46.840 | +1.039 |
10 | M OLIVEIRA | Trackhouse Aprilia | 1:46.855 | +1.054 |
11 | B BINDER | KTM | 1:46.884 | +1.083 |
12 | P ACOSTA | GasGas Tech3 | 1:46.932 | +1.131 |
13 | F DI GIANNANTONIO | VR46 Ducati | 1:46.946 | +1.145 |
14 | M BEZZECCHI | VR46 Ducati | 1:47.029 | +1.228 |
15 | E BASTIANINI | Ducati | 1:47.031 | +1.230 |
16 | J MILLER | KTM | 1:47.269 | +1.468 |
17 | L MARINI | Honda | 1:47.280 | +1.479 |
18 | A FERNÁNDEZ | GasGas Tech3 | 1:47.302 | +1.501 |
19 | A RINS | Yamaha | 1:47.400 | +1.599 |
20 | F QUARTARARO | Yamaha | 1:47.401 | +1.600 |
21 | J MIR | Honda | 1:47.843 | +2.042 |
22 | T NAKAGAMI | LCR Honda | 1:48.441 | +2.640 |