Márquez acerta estratégia e chega a nona vitória seguida em Sachsenring. Rossi fica em segundo
Marc Márquez fez valer sua superioridade na ‘canhotinha’ Sachsenring e assegurou neste domino (15) sua nona vitória seguida ― contando desde as 125cc ― no traçado da Saxônia. Valentino Rossi bateu Jorge Lorenzo e ficou com o segundo posto no GP da Alemanha, com o #99 ainda sendo superado por Maverick Viñales, Danilo Petrucci e Álvaro Bautista
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CROWD SURING ?@marcmarquez93 is on cloud 9 and heads into the grandstand to celebrate!#germanGP pic.twitter.com/sGcBoACnZE
— MotoGP™??? (@MotoGP) 15 de julho de 2018
Aleix Espargaró não pôde participar desta nona etapa da temporada 2018. O piloto da Aprilia sofreu uma queda no warm-up desta manhã e acabou barrado pelos médicos por conta de um trauma torácico.
O resultado deste domingo só garantiu uma vantagem ainda maior para Marc Márquez na liderança. A vitória do espanhol aumentou sua vantagem na liderança da classificação para 46 pontos. Valentino Rossi segue na segunda colocação da tabela, com Maverick Viñales sendo o terceiro com dez tentos de atraso para o companheiro.
Saiba como foi o GP da Alemanha de MotoGP:
Assim como aconteceu nos dois dias anteriores, Hohenstein-Ernstthal amanheceu com mais um dia de sol e temperaturas elevadas. Na hora da largada da MotoGP, os termômetros marcavam 27°C, com o asfalto chegando a 48°C.
Pela nona vez seguida ― desde os tempos de 125cc ―, Marc Márquez tinha a pole em Sachsenring. Era a 48ª vez do #93 na posição de honra em sua 99ª largada na classe rainha, o que representa um aproveitamento de 48,5%.
Batido nos instantes finais da classificação pelo piloto da Honda, Danilo Petrucci ocupava a segunda colocação, repetindo o resultado do ano passado e igualando sua melhor performance na MotoGP. Jorge Lorenzo vinha na sequência em sua melhor performance na pista alemã desde o terceiro lugar no grid de 2015.
No melhor resultado da Yamaha em Sachsenring nos últimos dois anos, Maverick Viñales tinha a quarta colocação, à frente de Andrea Dovizioso, que teve seu melhor desempenho na pista da Saxônia desde 2010.
Último piloto a vencer em Sachsenring por uma marca que não a Honda ― em 2009 ―, Valentino Rossi fecha a terceira fila, à frente de Cal Crutchlow e Andrea Iannone. Álvaro Bautista e Dani Pedrosa fecham o top-10.
Neste fim de semana, a Michelin manteve a tradição e levou pneus macios, médios e duros para Sachsenring, todos em versão assimétrica ― com a borracha mais resistente do lado esquerdo ― por conta do desequilíbrio do traçado, que tem dez curvas para esquerda e só três para a direita.
LIFT OFFF!!! :rocket::rocket::rocket:MotoGP?src=hash&ref_src=twsrc%5Etfw">#motogp launch off the line at the #GermanGP :de: pic.twitter.com/mv5C5zrCcB
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Rossi, que estava na quarta colocação, estava empenhado em ultrapassar o titular da Honda. Ele chegou a colocar lado a lado com o espanhol, que acabou fechando a porta para o italiano.
Com duas voltas completadas na Alemanha, Jorge seguia na ponta do pelotão, enquanto Petrucci sustentava o segundo posto. Márquez vinha em terceiro, com Rossi e Crutchlow completando o rol dos cinco primeiros.
Na largada, um acidente envolvendo quatro pilotos. Nos primeiros metros Rins, Iannone, Redding e Pol Espargaró se embolaram no circuito. Miller também acabou afetado e caiu para o fundo do pelotão.
Nightmare start for @polespargaro, @Rins42 and @jackmilleraus :anger::anger::anger:#GermanGP pic.twitter.com/p4Nh3ohHaR
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Nas posições da frente, Márquez começava a ganhar o terreno que havia perdido no começo da disputa. Em um lance para cima do #9, o titular da Honda conseguiu consumir a ultrapassagem e agora era o segundo. Lorenzo tinha uma vantagem de 0s5.
Outro piloto que mostrava recuperação e vinha crescendo de ritmo no traçado era Rossi. O italiano começava a se aproximar de maneira ameaçadora de Petrucci, que tentava segurar o ímpeto do #46.
Então, com 22 voltas para a bandeira quadriculada, Valentino enfim conseguiu ultrapassar Danilo pelo degrau mais alto do pódio. Seu foco começou a ser Márquez, que tirava cada vez mais a desvantagem para Lorenzo.
Here comes @ValeYellow46 as he edges past @Petrux9 to give chase to the leading duo of @lorenzo99 and @marcmarquez93 :fist:#GermanGP pic.twitter.com/Leh45hDDfh
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Finalmente Márquez chegou no Lorenzo e a batalha entre os espanhóis começou. O #93 deu uma primeira investida, mas não foi o suficiente para conseguir superar o #99. Mas a perseguição não cessou em Sachsenring.
O titular da Ducati então acabou cometendo um erro e abrindo demais em uma curva. Apesar de não ter feito a ultrapassagem ali, Marc se aproximou e alguns metros para frente, na curva 13, enfim superou o adversário.
A grande segunda briga do dia mal começou a se desenhar com 15 voltas para a bandeira quadriculada e já havia terminado. Rossi conseguiu ultrapassar Lorenzo sem qualquer resistência, aparecendo então em segundo.
Nesta altura da prova, a ordem na pista era Márquez, Rossi, Lorenzo, Petrucci, Dovizioso, Bautista, Viñales, Zarco, Pedrosa e Syahrin.
Mas ali havia sido apenas um gostinho do que seria visto mais para frente. O #99 não estava satisfeito em ter sido superado pelo #46 e não demorou muito para dar o troco dois giros mais tarde. No entanto, em grande defesa, o titular da Yamaha conseguiu retomar o posto.
A mistake from @lorenzo99 hands @ValeYellow46 2nd place! :persevere::open_mouth:#GermanGP pic.twitter.com/atsQaHEnqv
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Ainda restavam dez voltas para o final da disputa e Rossi tentava, aos poucos, se aproximar de Márquez, que já sustentava uma confortável vantagem de mais de 1s.
Quem também queria chegar para a briga da ponta do pelotão era Bautista. O piloto vinha escalando aos poucos o pelotão e em uma linda ultrapassagem em cima de Dovizioso, aparecia na quinta colocação da corrida.
Para Márquez não era apenas suficiente estar na liderança do pelotão. O espanhol, que já tinha mais de 1s6 de respiro para os adversários, ainda tratou de anotar a volta mais rápida com 1min21s643.
Dovizioso vinha apresentando um desempenho bastante discreto na Alemanha. Agora era a vez de Viñales ultrapassar o italiano, que caiu para a sétima colocação.
Com quatro voltas para o fim, Márquez já tinha um caminhão de vantagem na liderança. Quem vinha em segundo era Rossi, com Petrucci beliscando o degrau mais baixo do pódio. Viñales era o quarto, com Lorenzo sendo apenas o quinto após perder ritmo com a Ducati.
E mais uma vez Marc Márquez mostrou quem é. Quase impossível de ser batido, o titular da Honda garantiu mais uma vitória com V maiúsculo neste domingo. Valentino Rossi cruzou a linha de chegada em segundo, com Maverick Viñales completando o pódio.
MotoGP 2018, GP da Alemanha, Sachsenring, final:
1 | 93 | MARC MÁRQUEZ | ESP | HONDA | 41:05.019 | 30 voltas |
2 | 46 | VALENTINO ROSSI | ITA | YAMAHA | +2.196 | |
3 | 25 | MAVERICK VIÑALES | ESP | YAMAHA | +2.776 | |
4 | 9 | DANILO PETRUCCI | ITA | PRAMAC DUCATI | +3.376 | |
5 | 19 | ÁLVARO BAUTISTA | ESP | ÁNGEL NIETO DUCATI | +5.183 | |
6 | 99 | JORGE LORENZO | ESP | DUCATI | +5.780 | |
7 | 4 | ANDREA DOVIZIOSO | ITA | DUCATI | +7.941 | |
8 | 26 | DANI PEDROSA | ESP | HONDA | +12.711 | |
9 | 5 | JOHANN ZARCO | FRA | TECH3 YAMAHA | +14.428 | |
10 | 38 | BRADLEY SMITH | ING | KTM | +21.474 | |
11 | 55 | HAFIZH SYAHRIN | MAL | TECH3 YAMAHA | +25.809 | |
12 | 29 | ANDREA IANNONE | ITA | SUZUKI | +25.963 | |
13 | 53 | TITO RABAT | ESP | AVINTIA DUCATI | +29.040 | |
14 | 43 | JACK MILLER | AUS | PRAMAC DUCATI | +29.325 | |
15 | 45 | SCOTT REDDIING | ING | APRILIA GRESINI | +34.123 | |
16 | 6 | STEFAN BRADL | ALE | MARC VDS HONDA | +38.207 | |
17 | 12 | THOMAS LÜTHI | SUI | MARC VDS HONDA | +49.369 | |
18 | 17 | KAREL ABRAHAM | TCH | ÁNGEL NIETO DUCATI | +1:01.022 | |
19 | 10 | XAVIER SIMÉON | BEL | AVINTIA DUCATI | +1:16.692 | |
35 | CAL CRUTCHLOW | ING | LCR HONDA | NC | ||
30 | TAKAAKI NAKAGAMI | JAP | LCR HONDA | NC | ||
42 | ÁLEX RINS | ESP | SUZUKI | NC | ||
44 | POL ESPARGARÓ | ESP | KTM | NC | ||
POLE | MARC MÁRQUEZ | ESP | HONDA | 1:20.270 | 164.6 km/h | |
VMR | MARC MÁRQUEZ | ESP | HONDA | 1:21.643 | 161.8 km/h | |
RECORDE | JONAS FOLGER | ALE | TECH3 YAMAHA | 1:21.442 | 162.2 km/h | |
MELHOR VOLTA | MARC MÁRQUEZ | ESP | HONDA | 1:20.270 | 164.6 km/h | |
Condições do tempo | PISTA SECA | ar: 27ºC | pista: 48ºC |
#GALERIA(8477)
1 | 93 | MÁRQUEZ | HONDA | 41:05.019 | 30 v | ||
2 | 46 | ROSSI | YAMAHA | +2.196 | ||
3 | 25 | VIÑALES | YAMAHA | +2.776 | ||
4 | 9 | PETRUCCI | PRAMAC DUCATI | +3.376 | ||
5 | 19 | BAUTISTA | ÁNGEL NIETO DUCATI | +5.183 | ||
6 | 99 | LORENZO | DUCATI | +5.780 | ||
7 | 4 | DOVIZIOSO | DUCATI | +7.941 | ||
8 | 26 | PEDROSA | HONDA | +12.711 | ||
9 | 5 | ZARCO | TECH3 YAMAHA | +14.428 | ||
10 | 38 | SMITH | KTM | +21.474 | ||
11 | 55 | SYAHRIN | TECH3 YAMAHA | +25.809 | ||
12 | 29 | IANNONE | SUZUKI | +25.963 | ||
13 | 53 | RABAT | AVINTIA DUCATI | +29.040 | ||
14 | 43 | MILLER | PRAMAC DUCATI | +29.325 | ||
15 | 45 | REDDING | APRILIA GRESINI | +34.123 | ||
16 | 6 | BRADL | MARC VDS HONDA | +38.207 | ||
17 | 12 | LÜTHI | MARC VDS HONDA | +49.369 | ||
18 | 17 | ABRAHAM | ÁNGEL NIETO DUCATI | +1:01.022 | ||
19 | 10 | SIMÉON | AVINTIA DUCATI | +1:16.692 | ||
35 | CRUTCHLOW | LCR HONDA | NC | |||
30 | NAKAGAMI | LCR HONDA | NC | |||
42 | RINS | SUZUKI | NC | |||
44 | P ESPARGARÓ | KTM | NC | |||
POLE | MÁRQUEZ | HONDA | 1:20.270 | |||
VMR | MÁRQUEZ | HONDA | 1:21.643 | |||
RECORDE | FOLGER | TECH3 YAMAHA | 1:21.442 | |||
MELHOR VOLTA | MÁRQUEZ | HONDA | 1:20.270 |