Márquez bate Dovizioso em duelo empolgante em Aragão e encerra série da Ducati. Lorenzo cai

Marc Márquez colocou um ponto final em seu jejum de vitórias e colocou um ponto final na série da Ducati para vencer pela sexta vez no ano. Andrea Iannone ficou com o terceiro posto. Jorge Lorenzo caiu na primeira curva

Marc Márquez está com a mão na taça de 2018 da MotoGP. O #93 venceu um empolgante duelo com Andrea Dovizioso em Aragão neste domingo (23) para chegar ao sexto triunfo da temporada 2018.
 
A corrida no MotorLand começou com um revés inesperado. Dono da pole, Lorenzo até saiu bem, mas sofreu um high-side ainda na primeira curva e acabou abandonando ― o #99 teve um dedo do pé deslocado no acidente. Dovizioso, então, assumiu a liderança, à frente de Márquez.
Marc Márquez venceu em Aragão (Foto: Repsol Honda)
Na primeira parte da corrida, Dovizioso rodava constantemente em 1min48s, mas sempre seguido de perto por Márquez, que tampouco tinha se afastado de Álex Rins e Andrea Iannone. A partir da 12ª volta, porém, os ponteiros passaram a subir o ritmo, com Andrea já exibindo 0s740 de margem para Marc.
 
Na 14ª volta, Márquez lançou um ataque perfeito para cima de Dovizioso para tomar a ponta na curva 12. O #4 seguiu pressionando e, dois giros depois, passou Marc, mas levou o troco. O italiano não se entregou, partiu para cima mais uma vez e conseguiu voltar à liderança, agora mantendo a porta trancadinha para o rival.
 
Com cinco voltas para a bandeirada, Márquez chegou a se colocar à frente de Dovi, mas o troco foi imediato. O piloto de Cervera insistiu e levou aponta, mas, numa tentativa de reação, Iannone se meteu no bolo e brevemente se instalou na ponta. Andrea, então, botou ordem na casa e recuperou a liderança, seguido por Márquez, Iannone e Rins.
 
Na 21ª das 23 voltas, Márquez voltou a se colocar na liderança, levou o troco metros adiante, mas perdeu a ponta outra vez. O #93, então, seguiu firme e forte para vencer pela sexta vez no ano com 0s648 de vantagem para Dovizioso. Andrea Iannone fez uma bela corrida e conseguiu o terceiro posto, 0s611 à frente de Álex Rins, o quarto.
 
Dani Pedrosa repetiu suas melhores performances no ano e ficou com o quinto posto, à frente de Aleix Espargaró, que fez um belo início de corrida. Danilo Petrucci ficou com o sétimo lugar.
 
18ª na classificação em Aragão, Valentino Rossi fez uma prova de recuperação. Ainda na primeira parte da corrida, o #46 se isolou no nono posto, mas conseguiu descontar os quase 2s de atraso para Jack Miller para tomar do australiano a oitava colocação. Maverick Viñales ficou em décimo, 22s4 atrás do vencedor.
 
Com o resultado deste GP de Aragão, Márquez chegou aos 246 pontos e ampliou para 72 pontos a vantagem em relação a Dovizioso. Rossi segue em terceiro, agora com 19 de frente para Lorenzo, que está empatado com Viñales.
 

Saiba como foi o GP de Aragão de MotoGP:

 
Com o sol brilhando no céu de Teruel, a MotoGP encontrou condições perfeitas para a corrida deste domingo. Às vésperas da largada, os termômetros mediam 28°C, com o asfalto chegando a 41°C. A velocidade do vento era de 7 km/h.
 
Pela quarta vez no ano ― e 69ª na carreira ―, Jorge Lorenzo tinha a pole, o que representa a primeira vez que o #99 larga na frente em três corridas seguidas desde a trinca de Aragão, Japão e Malásia de 2012. É, também, a primeira vez que a Ducati consegue três poles seguidas desde 2008, ainda com Casey Stoner.
Jorge Lorenzo caiu ainda na primeira curva do GP de Aragão (Foto: Reprodução)
Andrea Dovizioso vem na sequência, formando a sexta dobradinha da Ducati na MotoGP. Líder do Mundial, Marc Márquez completa a primeira fila, à frente de Cal Crutchlow, Andrea Iannone e Dani Pedrosa. Igualando seu pior resultado em uma classificação em pista seca, Valentino Rossi ficou só em 18º, mas ganhou uma punição por conta de uma punição aplicada a Franco Morbidelli.
 
Neste fim de semana, a Michelin manteve a tradição e levou para a pista de Alcañiz os pneus macios, médios e duros. Dovizioso saiu com duros, enquanto Lorenzo de macio na frente e duro atrás e Márquez de duro e macio.

Márquez largou muito bem e mergulhou por dentro para tomar a liderança, mas tomou um tremendo susto com Lorenzo, que escorregou sozinho e, ao tentar corrigir, foi ejetado da moto, caindo feio. 

Isso fez Dovizioso reassumir a dianteira, com Márquez recuando para a segunda posição. As Suzuki que tiveram ótimas largadas e já vinham atrás dos dois primeiros com Andrea Iannone e Álex Rins. Aleix Espargaró, Dani Pedrosa, Cal Crutchlow, Danilo Petrucci, Jack Miller e Alvaro Bautista vinham atrás.

Enquanto Lorenzo era tirado de maca com aparente problema no ombro, Rins e Iannone iam trocando posições e Pedrosa superava Aleix pelo quinto lugar. Rossi começava bem a parada e já surgia em 12º, ganhando mais um pouquinho de terreno quando Bautista caiu na curva 14. Viñales era apenas 17º.

Crutchlow viu seu promissor final de semana ir por água abaixo logo na terceira volta. O britânico perdeu o controle e foi ao solo, deixando a prova com apenas 20 pilotos e Rossi já em nono, com Johann Zarco logo atrás e Viñales em 15º.

Apesar de tomar pressão da Suzuki – principalmente de Rins -, Márquez não perdia contato para Dovizioso e seguia cercando o líder. 

Márquez continuava naquela tocada de 0s6 atrás de Dovizioso e ambos pareciam bem tranquilos. A corrida, na realidade, ficava mais morna até que a da Moto2. Chamava a atenção o fato de que Zarco foi ficando até parar em 14º, o que promoveu Bradley Smith ao top-10.
 
Com dez voltas para o final, Márquez começou a apertar o ritmo, saiu lançado da curva 12 e passou por cima de Dovizioso. Sem tomar conhecimento, o espanhol tirou o italiano da dianteira, enquanto Iannone recuperava o terceiro lugar de Rins e Viñales entrava no top-10.

Nos dois giros seguintes, Dovizioso ficou acompanhando Márquez até mergulhar e, mesmo tomando o troco, conseguir retomar a liderança algumas curvas para frente. A ação, porém, trouxe as Suzuki para o jogo, com Iannone e Rins encostando.

Com cinco voltas para o final, a corrida pegou fogo de vez. Márquez foi para cima, espalhou tudo e acabou formando uma linha de três na reta com Iannone chegando junto. No entanto, apesar da disputa excelente, os quatro seguiram na mesma ordem: Dovi, Márquez, Iannone e Rins. Mas a promessa era de uma reta final absurda.

Após algumas tentativas, Márquez voltou a se posicionar na frente de Dovizioso e conseguiu trancar a ação do rival no fim da antepenúltima volta. Iannone e Rins começavam a perder um pouco de contato, enquanto Rossi passava Miller pelo oitavo lugar.

Márquez, então, resolveu fazer duas voltas simplesmente espetaculares para fechar a corrida. Não é de graça que Márquez tem um retrospecto tão absurdo nos circuitos para esquerda e, mais uma vez, a vitória veio no final. 
 
Dovizioso precisou se conformar com a segunda posição, já que faltou um pouco de ação para as Suzuki, que vieram na sequência com Iannone e Rins. Pedrosa fechou o top-5.
 
Na sexta colocação, Aleix vibrou demais com o pessoal da Aprilia, finalmente voltando aos bons resultados. Petrucci, Rossi, Miller e Viñales completaram o grupo dos dez primeiros.

MotoGP 2018, GP de Aragão, MotorLand, Final:

1 M MÁRQUEZ Honda 41:55.949 23 voltas
2 A DOVIZIOSO Ducati +0.648  
3 A IANNONE Suzuki +1.259  
4 A RINS Suzuki +2.638  
5 D PEDROSA Honda +5.274  
6 A ESPARGARÓ Aprilia Gresini +9.396  
7 D PETRUCCI Pramac Ducati +14.285  
8 V ROSSI Yamaha +15.199  
9 J MILLER Pramac Ducati +16.375  
10 M VIÑALES Yamaha +22.457  
11 F MORBIDELLI Marc VDS Honda +27.025  
12 T NAKAGAMI LCR Honda +27.957  
13 B SMITH KTM +28.821  
14 J ZARCO Tech3 Yamaha +32.345  
15 K ABRAHAM Ángel Nieto Ducati +37.639  
16 S REDDING Aprilia Gresini +39.585  
17 T LÜTHI Marc VDS Honda +40.763  
18 H SYAHRIN Tech3 Yamaha +56.296  
19 X SIMEÓN Avintia Ducati +58.981  
20 J TORRES Avintia Ducati +59.513  
  C CRUTCHLOW LCR Honda NC  
  A BAUTISTA Ángel Nieto Ducati NC  
  J LORENZO Ducati NC  
         
REC J LORENZO Yamaha 1:48.120 169.0 km/h
MV M MÁRQUEZ Honda 1:46.635 171.4 km/h
         
  Condições do tempo PISTA SECA   ar: 30ºC | pista: 45ºC

#GALERIA(9546)

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.