No idioma tailandês, Buri Ram significa ‘cidade da felicidade’ e foi isso mesmo que a província localizada 400 km ao nordeste da capital Bangcoc representou para a Honda neste domingo (7). Na última das 26 voltas em Chang, Marc Márquez deu o bote para cima de Andrea Dovizioso na curva 12, a última, e conquistou sua sétima vitória em 2018.
Aproveitando que a Yamaha ‘deu match’ com o traçado de Chang, Valentino Rossi aproveitou a quinta volta para tomar a ponta de Márquez e por lá ficou até o 11º giro, quando foi superado de uma vez só por Dovizioso e Marc, que aproveitaram a força do motor e/ou o vácuo para rebaixar o italiano ao terceiro posto.
Nas altas temperaturas tailandesas, com o asfalto superando os 50°C desde o início da tarde, os pilotos tinham de se preocupar também em poupar equipamento, já que o desgaste dos pneus seria chave para as voltas finais. Assim, a movimentação só ficou mais intensa na metade final da disputa.
Marc Márquez está ainda mais perto do penta da MotoGP (Foto: Michelin)
A primeira ação dentro do top-5 veio de Viñales, que tomou o quarto posto de Cal Crutchlow. Na sequência, Dani Pedrosa, que tinha acabado de abrir caminho passando por Álex Rins, também superou o piloto da LCR. Neste ponto, porém, os três ponteiros já tinham um respiro de cerca de 0s7 em relação aos demais.
Enquanto Pedrosa abandonou a disputa com uma queda na curva cinco, Viñales subiu o passo para chegar em Rossi e, com sete giros para o fim, tomar o terceiro posto do companheiro de Yamaha.
Com cinco voltas para o fim, a disputa entre Márquez e Dovizioso ficou mais divertida, com o italiano sempre encontrando maneiras de reagir aos ataques do #93. Na volta final, porém, Marc achou espaço na curva 12 e assumiu a ponta, recebendo a bandeirada 0s115 antes do rival da Ducati.
Viñales até tentou entrar na briga pela ponta, mas nem chegou a assustar e acabou em terceiro, 1s2 à frente de Rossi, que errou nos metros finais tentando chegar no companheiro de equipe.
Johann Zarco também tirou proveito da melhora da Yamaha e ficou com o quinto posto, à frente de Rins e Crutchlow. Confirmando mais um bom fim de semana, Álvaro Bautista foi o oitavo, com Danilo Petrucci e Jack Miller completando o top-10.
Saiba como foi o GP da Tailândia de MotoGP:
Assim como aconteceu nos dois dias anteriores, a ‘estação fria’ não se fez notar em Buriram. Quando a MotoGP entrou na pista, o sol reinava absoluto, elevando a temperatura para 32°C, com o asfalto alcançando a marca de 51°C.
Pela 50ª vez na classe rainha, Marc Márquez tinha a pole-position, o que faz dele apenas o terceiro piloto a acumular cinco dezenas de poles, atrás apenas do recordista Mick Doohan (58) e de Valentino Rossi,
O #46, aliás, tinha o segundo posto na grelha, seu melhor resultado desde a etapa de Brno e a quarta vez no ano que o italiano sai na primeira fila. Andrea Dovizioso vinha na sequência, na segunda primeira fila seguida da Ducati.
Em seu melhor desempenho desde Misano, Maverick Viñales tinha o quarto posto, à frente de Cal Crutchlow e Andrea Iannone. No top-8 apenas pela segunda vez no ano, Dani Pedrosa era o sétimo no grid, escoltado por Johann Zarco e Danilo Petrucci.
Para este fim de semana, a Michelin preparou uma alocação especial. Além dos tradicionais dianteiros macios, médios e duros, a fábrica francesa levou um pneu traseiro extra, preparado especialmente para Buriram. Assim, os pilotos podiam escolher entre macios, dois tipos de médios e duros, todos em versão assimétrica, com a borracha mais dura depositada do lado direito.
Nas escolhas dos pneus, todos os pilotos optaram por pneu duro traseiro, com exceção de Aleix Espargaró, que foi com o macio. Na borracha dianteira, quase todos do grid também optaram por duro, menos Zarco, Bautista, Iannone, Miller e Torres, que foram de médio.
Com as luzes apagadas na Tailândia, Márquez conseguiu manter a ponta do pelotão, com Rossi se segurando na segunda colocação e segurando o ímpeto de Crutchlow. Mas logo Dovizioso superou o inglês para aparecer em terceiro.
O #46 vinha mostrando que estava determinado a vencer a prova em Buriram. Perto do final da primeira volta, o italiano deu o primeiro bote em cima do espanhol nas não conseguiu consumar a ultrapassagem.
No final do primeiro giro, a ordem era Márquez, Rossi, Dovizioso, Crutchlow, Viñales, Zarco, Miller, Iannone, Petrucci e Rins.
O titular da Honda vinha apresentando grande ritmo e começava, aos poucos, a abrir um respiro na ponta. Com 22 giros para o fim, sustentava 0s252 na ponta do pelotão. Enquanto isso, com 1min31s492, Dovizioso anotou o novo recorde da pista.
Mas poucos metros mais a frente, enfim Valentino consumiu a ultrapassagem em cima de Marc. O italiano foi sutil no momento de tomar a ponta do pelotão.
E Márquez seguia perdendo posições no pelotão. Agora, foi a vez do italiano da Ducati a conseguir, sem grandes problemas, a abocanhar a colocação do espanhol, aparecendo agora em terceiro. Crutchlow e Viñales completavam o top-5.
Com 19 giros para a bandeira quadriculada tremular em Buriram, Valentino sustentava uma vantagem pouco mais de 0s2 para Dovizioso. Márquez, Crutchlow, Viñales, Zarco, Miller, Rins, Pedrosa e Petrucci vinham logo atrás.
Dovizioso então começou a se aproximar de forma ameaçadora de Rossi. Quase zerando a distância para o ponteiro, o #4 começou a caçada ao titular da Yamaha. Quem veio junto foi Márquez.
Sem muito que poder fazer, Rossi viu Dovizioso e Márquez o ultrapassarem de uma vez, caindo para a terceira colocação. Agora era Crutchlow quem começava a perseguir o italiano.
A ponta do pelotão tinha duas brigas distintas. A primeira era de Marc, que dava incansáveis investidas em cima de Dovizioso pela liderança da corrida. A segunda era a de Crutchlow e Rossi, com o inglês tentando assumir o degrau mais baixo do pódio.
Na reta final da disputa na Tailândia, a ordem era Dovizioso na ponta, com Márquez em segundo e Rossi completando o pódio. Crutchlow, Viñales, Pedrosa, Rins, Zarco, Miller e Petrucci em seguida.
Perto do fim, Pedrosa, que vinha apresentando um desempenho regular no final de semana, acabou sofrendo uma queda na curva 5. Escorregando sozinho, o espanhol foi ao chão e terminou precocemente a corrida.
Agora foi a vez de Viñales a consumar a ultrapassagem em cima de Rossi. Sem grandes problemas, o espanhol ultrapassou o companheiro de Yamaha, beliscando o degrau mais baixo do pódio.
Com seis voltas para o fim, Márquez enfim encostou em Dovizioso. Enquanto isso, Viñales também começou a se aproximar da dupla ponteira.
Perto do fim, Andrea e Marc começaram a briga que já estão tão acostumados. O espanhol tomou a ponta do pelotão com quatro giros para o fim, mas o italiano deu o troco de modo perfeito reassumindo a liderança na curva seguinte.
Márquez e Dovizioso começaram a trocar de posições na ponta. Ora era Andrea na frente, ora era Márquez, mas o titular da Ducati estava determinado a vencer. Nessa, Maverick também acabou se aproximando da dupla.
Márquez, então, deu um bote certeiro para reassumir a primeira colocação. Entretanto, na abertura da última volta, Dovizioso retomou o primeiro posto, enquanto Viñales fazia o possível para acompanhar os ponteiros.
O titular da Honda foi mais uma vez, mergulhou e retomou a ponta do pelotão. O titular da Ducati tentou retomar a primeira posição e os pilotos quase se tocaram, mas sem conseguir consumar a ultrapassagem. Na última curva, Dovizioso passou, mas tomou um lindo troco e Marc garantiu mais uma incrível vitória.
A importante vitória do piloto espanhol garantiu que ele possa fechar o campeonato em Motegi. Dovizioso foi o segundo, com Viñales completando o pódio em Buriram. Em ótimo resultado, Rossi foi quarto, com Zarco cravando o top-5.
MotoGP 2018, GP da Tailândia, Buriram, Final:
1 |
M MÁRQUEZ |
Honda |
39:55.722 |
26 voltas |
2 |
A DOVIZIOSO |
Ducati |
+0.115 |
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3 |
M VIÑALES |
Yamaha |
+0.270 |
|
4 |
V ROSSI |
Yamaha |
+1.564 |
|
5 |
J ZARCO |
Tech3 Yamaha |
+2.747 |
|
6 |
A RINS |
Suzuki |
+3.023 |
|
7 |
C CRUTCHLOW |
LCR Honda |
+6.520 |
|
8 |
A BAUTISTA |
Ángel Nieto Ducati |
+6.691 |
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9 |
D PETRUCCI |
Pramac Ducati |
+9.944 |
|
10 |
J MILLER |
Pramac Ducati |
+11.077 |
|
11 |
A IANNONE |
Suzuki |
+15.488 |
|
12 |
H SYAHRIN |
Tech3 Yamaha |
+17.691 |
|
13 |
A ESPARGARÓ |
Aprilia Gresini |
+21.413 |
|
14 |
F MORBIDELLI |
Marc VDS Honda |
+22.802 |
|
15 |
B SMITH |
KTM |
+23.628 |
|
16 |
S REDDING |
Aprilia Gresini |
+23.804 |
|
17 |
K ABRAHAM |
Ángel Nieto Ducati |
+32.507 |
|
18 |
X SIMEÓN |
Avintia Ducati |
+37.216 |
|
19 |
J TORRES |
Avintia Ducati |
+39.204 |
|
20 |
T LÜTHI |
Marc VDS Honda |
+39.421 |
|
21 |
P ESPARGARÓ |
KTM |
+53.388 |
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22 |
T NAKAGAMI |
LCR Honda |
+2 voltas |
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|
D PEDROSA |
Honda |
NC |
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REC |
M MÁRQUEZ |
Honda |
1:30.031 |
182.0 km/h |
MV |
M MÁRQUEZ |
Honda |
1:30.031 |
182.0 km/h |
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Condições do tempo |
PISTA SECA |
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ar: 32ºC | pista: 49ºC |