google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
Marc Márquez segue seu reinado em Montmeló. Apesar da mudança no traçado, o espanhol mostrou bom ritmo neste sábado (10) e liderou uma dobradinha da Honda na terceira sessão de treinos livres na Catalunha.
Depois de a nova chicane ter sido considerada perigosa, o Mundial de Motovelocidade decidiu reverter para o traçado do ano passado, usando a chicane da F1. Ainda assim, Márquez conseguiu se manter a frente e estabeleceu 1min44s178 como melhor marca nesta manhã.
0s101 mais lento que o companheiro de equipe, Pedrosa ficou em segundo, 0s116 à frente de Álvaro Bautista, que colocou a Aspar no terceiro posto da tabela de tempos.
Marc Márquez cravou o melhor tempo em Montmeló (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)
Apenas 0s231 mais lento que Márquez, Aleix Espargaró colocou a Aprilia na quarta posição, na frente de Andrea Dovizioso, o quinto colocado. 0s008 atrás do parceiro de Ducati, Jorge Lorenzo fecha o top-6.
Andrea Iannone cravou 1min44s656 e ficou com o sétimo tempo, à rente de Scott Redding, Danilo Petrucci e Héctor Barberá.
Com a mudança no layout, os tempos de sexta-feira foram anulados, o que fez com que as vagas de Q1 e Q2 fossem definidas apenas pela performance nesta manhã. Assim, a dupla da Yamaha terá de passar pela primeira metade da classificação.
Líder do Mundial, Maverick Viñales fez sua melhor volta em 1min44s889 e ficou em 13º. Valentino Rossi, por sua vez, foi 0s875 mais lento que o líder e acabou em 15º, à frente de Johann Zarco.
Saiba como foi o terceiro treino da MotoGP na Catalunha:
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
Diferente de sábado, quando os pilotos da MotoGP iniciaram os trabalhos em Montmeló com pneus de chuva, a manhã de sábado começou com sol e pista seca. Na hora do terceiro treino livre da classe rainha, os termômetros marcavam 26°C, com o asfalto chegando a 32°C. A velocidade do vento era de 6 km/h.
Ao contrário do que normalmente acontece, o TL3 não seria uma batalha em termos de resultados combinados. Com a modificação do traçado após a nova chicane ser classificada como perigosa, os tempos foram zerados e a divisão entre Q1 e Q2 seria feita apenas com base nos resultados desta tarde.
Andrea Iannone abriu a sessão na ponta, mas Marc Márquez logo se instalou no comando da atividade, à frente de Álvaro Bautista e Scott Redding. Maverick Viñales era nono, com Valentino Rossi em 12º.
Ainda nos minutos iniciais, Márquez sofreu uma queda na curva 10, mas não se machucou e logo levantou para voltar para a pista. Logo em seguida, Bautista caiu no mesmo ponto do traçado catalão.
Marc, no entanto, não teve sucesso na sequência do treino e acabou tendo de voltar a pé aos boxes depois de não conseguir religar a RC213V.
Enquanto isso, Pedrosa saltou para o segundo posto, 0s081 mais lento que o companheiro de Honda. Folger era agora terceiro, à frente de Folger, Bautista e Redding.
Passados os primeiros 15 minutos de sessão, os boxes ficaram mais agitados. Ainda líder, Márquez voltou para a pista com a moto reserva e ainda tinha 0s081 de margem para Pedrosa.
Pouco depois, porém, Aleix Espargaró colocou a Aprilia na frente com um giro em 1min45s198, 0s007 melhor que o tempo do #93.
No caminho para os boxes, Danilo Petrucci e Karel Abraham tiveram um entrevero, o que deixou o piloto da Pramac um tanto irritado. Os dois acabaram se tocando quando o piloto da Aspar cortou a linha do italiano, mas o tcheco se desculpou tão logo os dois entraram no pit-lane.
Instantes mais tarde, Márquez baixou sua marca para 1min45s087 e retomou a ponta. O espanhol, que tinha um pneu duro na frente e um médio na traseira da RC21#V, abriu 0s111 de vantagem para Aleix, o segundo colocado. Pedrosa era o terceiro.
Sofrendo com vibrações ao usar o pneu duro na frente, Viñales calçou um par de pneus médios e anotou 1min45s089, saltando para o segundo posto, apenas 0s002 atrás do líder Márquez. Rossi, por sua vez, vinha em décimo, 0s084 à frente de Rabat.
Com pouco menos de 20 minutos para o fim, Johann Zarco sofreu uma queda na curva nove, mas logo levantou e saiu correndo para voltar aos boxes da Tech3. O francês tinha o 14º tempo, 0s870 atrás do líder.
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
Com 15 minutos para o fim da sessão, os pilotos partiram para a derradeira parada nos boxes. Márquez tinha a liderança, marginalmente à frente de Viñales, o segundo colocado. Aleix, Pedrosa, Folger, Bautista, Redding, Iannone, Dovizioso e Rossi completavam o top-10.
Pouco antes de parar, Baz cravou 1min45s539 e passou Rossi por 0s177 pelo décimo posto.
Na sequência, Bautista e seu par de pneus macios chegaram a 1min44s594, assumindo a ponta com 0s493 de margem para Márquez. Não satisfeito, Álvaro tentou melhorar ainda mais no giro seguinte, mas perdeu tempo na parcial final de Montmeló.
Mais atrás, Dovizioso também melhorou e assumiu o oitavo posto, 0s768 atrás do líder. Redding aparecia na sequência.
Aleix Espargaró também conseguiu ser mais rápido e avançou para o segundo posto, 0s263 atrás de Bautista. No giro seguinte, o catalão foi impecável na metade final do circuito de Barcelona e assumiu a ponta, abrindo 0s007 de margem para Álvaro. Redding também tinha avançado e agora era o quinto, à frente de Crutchlow.
Com pouco mais de cinco minutos para o fim, Rossi voltou aos boxes uma última vez. O italiano tinha o 12º tempo, 1s129 atrás de Aleix, que seguia na ponta.
Nesse meio tempo, Pedrosa baixou para 1min44s856 e subiu para a terceira colocação, 0s269 atrás de Aleix. Viñales também melhorou e passou Márquez pelo quarto posto.
Marc reagiu e avançou ao terceiro posto, 0s058 mais rápido que Petrucci, o novo quarto colocado.
Nenhuma Yamaha avançou direto ao Q2 (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)
Com 1min44s279, Pedrosa assumiu o comando dos trabalhos, 0s308 à frente de Aleix. Bautista era terceiro, à frente de Márquez, Lorenzo e Petrucci.
Márquez, então, anotou 1min44s178 e passou Pedrosa pela liderança, abrindo 0s101 de vantagem para o companheiro de Honda. Iannone também melhorou e vinha em sexto. Mais atrás, Rossi subiu para 14º e tinha tempo para um último giro.
Com a bandeira quadriculada tremulando em Montmeló, ninguém superou a marca de Márquez, que ficou com a liderança da sessão, 0s101 à frente de Pedrosa.
#GALERIA(7067)
MotoGP, GP da Catalunha, Montmeló, Terceiro treino livre:
1 |
93 |
MARC MÁRQUEZ |
ESP |
HONDA |
1:44.178 |
|
2 |
26 |
DANI PEDROSA |
ESP |
HONDA |
1:44.279 |
+0.101 |
3 |
19 |
ÁLVARO BAUTISTA |
ESP |
ASPAR DUCATI |
1:44.395 |
+0.217 |
4 |
41 |
ALEIX ESPARGARÓ |
ESP |
APRILIA |
1:44.409 |
+0.231 |
5 |
4 |
ANDREA DOVIZIOSO |
ITA |
DUCATI |
1:44.615 |
+0.437 |
6 |
99 |
JORGE LORENZO |
ESP |
DUCATI |
1:44.623 |
+0.445 |
7 |
29 |
ANDREA IANNONE |
ITA |
SUZUKI |
1:44.656 |
+0.478 |
8 |
45 |
SCOTT REDDING |
ING |
PRAMAC DUCATI |
1:44.676 |
+0.498 |
9 |
9 |
DANILO PETRUCCI |
ITA |
DUCATI |
1:44.681 |
+0.503 |
10 |
8 |
HECTOR BARBERÁ |
ESP |
AVINTIA DUCATI |
1:44.740 |
+0.562 |
11 |
94 |
JONAS FOLGER |
ALE |
TECH3 YAMAHA |
1:44.763 |
+0.585 |
12 |
35 |
CAL CRUTCHLOW |
ING |
LCR HONDA |
1:44.803 |
+0.625 |
13 |
25 |
MAVERICK VIÑALES |
ESP |
YAMAHA |
1:44.889 |
+0.711 |
14 |
76 |
LORIS BAZ |
ESP |
AVINTIA DUCATI |
1:44.985 |
+0.807 |
15 |
46 |
VALENTINO ROSSI |
ITA |
YAMAHA |
1:45.053 |
+0.875 |
16 |
5 |
JOHANN ZARCO |
FRA |
TECH3 YAMAHA |
1:45.240 |
+1.062 |
17 |
53 |
TITO RABAT |
ESP |
MARC VDS HONDA |
1:45.252 |
+1.074 |
18 |
43 |
JACK MILLER |
AUS |
MARC VDS HONDA |
1:45.289 |
+1.111 |
19 |
50 |
SYLVAIN GUINTOLI |
FRA |
SUZUKI |
1:45.912 |
+1.734 |
20 |
44 |
POL ESPARGARÓ |
ESP |
KTM |
1:46.243 |
+2.065 |
21 |
17 |
KAREL ABRAHAM |
RTC |
ASPAR DUCATI |
1:46.259 |
+2.081 |
22 |
22 |
SAM LOWES |
ING |
APRILIA |
1:46.267 |
+2.089 |
23 |
38 |
BRADLEY SMITH |
ING |
KTM |
1:46.853 |
+2.675 |
|
|
|
|
|
|
|
RECORDE |
MARC MÁRQUEZ |
ESP |
HONDA |
1:44.178 |
160.8 km/h |
MELHOR VOLTA |
MARC MÁRQUEZ |
ESP |
HONDA |
1:44.178 |
160.8 km/h |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Condições do tempo |
|
PISTA SECA |
|
ar: 28°C | pista: 38ºC |
A NOVA F1 SE APROXIMA MAIS DA INDY. E ÁUDIO EM MÔNACO É PROVA
.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }
Relacionado
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.