Márquez diz que maior concentração e experiência ajudam a ter menos quedas em 2019

Marc Márquez sempre foi conhecido pelo estilo agressivo de pilotagem e, por isso, por sempre cair muito. Entretanto, em 2019, o número de tombos diminuiu consideravelmente, e o espanhol elencou motivos para conseguir se manter mais em cima da moto

Marc Márquez tem protagonizado menos quedas na temporada 2019 da MotoGP, e o espanhol elencou algumas razões. Entre tantos motivos, apontou que concentração e experiência ajudam a evitar tombos.
 
O titular da Honda sempre foi conhecido por levar a moto ao limite e, por muitas vezes, acabar indo ao chão. Em 2018, por exemplo, acabou se acidentando 23 vezes, sendo o competidor da classe rainha que mais registrou quedas.
 
Mas o cenário parece estar mudando drasticamente neste campeonato. Em nove corridas já disputadas, o #93 tomou um tombo apenas seis vezes, sendo apenas um deles sendo em corrida, em Austin.
 
Apesar da RC213V de 2019 ter se mostrado mais complicada de pilotar do que as anteriores, o pentacampeão afirmou que um motor mais potente, diferentes características e mais experiência na bagagem tem o ajudado a evitar cair. 
Marc Márquez (Foto: Repsol)

“Parece que neste ano o diferencial é o chassi. Talvez estamos perdendo em algumas áreas, mas estamos ganhando em outras. Era meu ponto crítico e estamos ganhando ali. Também parece que temos mais potência no motor, então mais potência nos permite estar um pouco mais seguros na frenagem”, apontou.
 

“Se estiver muito concentrado na moto, pode salvar muitas quedas. Caio menos [esse ano], mas se contar quanta salvadas já dei… Por essa razão que caio menos, mas salvo mais. Você precisa estar muito concentrado”, seguiu.
 
“Por exemplo, no teste em Montmeló, não estava 100% concentrado, apenas perdi a dianteira da moto e caí, pois não estava focado o suficiente. Essa é a maneira para pilotar a Honda, achar o limite e ser o mais rápido”, continuou.
 
“Experiência, a atmosfera na equipe, todas essas coisas ajudam. Não significa que um ou dois anos atrás não estava concentrado, mas quando tem mais experiência e entende que não é preciso entregar 100% em todo treino, ou cada volta do treino, ajuda muito”, concluiu.
 
Com exceção do GP das Américas, que Márquez caiu quando liderava a prova, o piloto terminou no pódio em todas as demais corridas, sendo cinco vitórias e três segundos lugares. Com isso, foi para as férias de verão do Mundial com uma vantagem de nada menos que 58 pontos.
 
Paddockast #25
Bênçãos e Maldições da Fórmula E

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube