google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
Marc Márquez começou o fim de semana do GP do Japão com o pé direito fincado no chão. Apesar das condições traiçoeiras resultantes do piso molhado, o #93 se impôs na manhã desta sexta-feira (13) e não deu lá muitas chances para os adversários.
Com a melhor de suas 19 voltas em 1min55s418, Márquez assegurou o topo da tabela com 0s875 de margem para Aleix Espargaró, que colocou a Aprilia no segundo posto. Scott Redding completa o top-3.
Mostrando boa performance na chuva, Jorge Lorenzo rodou entre os ponteiros, mas perdeu os minutos finais da sessão após ser derrubado por Cal Crutchlow em um incidente na curva nove. O #99 acabou em quarto, 0s011 à frente de Andrea Dovizioso, o quinto.
Marc Márquez sobrou bastante na chuva (Foto: Reprodução)
Melhor Yamaha, Johann Zarco foi 1s447 mais lento que Márquez e ficou em sexto, seguido por Crutchlow e Álex Rins, que estreou uma nova carenagem na Suzuki. Maverick Viñales aparece na sequência, com Bradley Smith fechando o top-10.
Valentino Rossi fez uma sessão bastante apagada e acabou em 19º, 3s200 mais lento que o líder. Dani Pedrosa não foi nada melhor e ficou em 20º, 0s088 mais lento que o piloto da Yamaha.
Saiba como foi o primeiro treino da MotoGP em Motegi:
Os meteorologistas cravaram a previsão do tempo, e a sexta-feira amanheceu mesmo com chuva na ilha de Hönshu. Na hora do primeiro treino da MotoGP, o frio também predominava, com os termômetros apontando 14°C, com o asfalto chegando apenas a 16°C. A velocidade do vento era de 5 km/h.
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
Apesar das condições traiçoeiras, os pilotos foram rápidos em deixar os boxes, afinal, a previsão do tempo não é das mais animadoras para o restante do fim de semana.
Com 2min02s728, Loris Baz foi o primeiro a ocupar o topo da tabela, mas logo cedeu lugar a Héctor Barberá, que pegou a liderança com 0s107 de vantagem para Maverick Viñales. Pol e Aleix Espargaró vinham na sequência.
O piloto da Avintia conseguiu se manter no topo da tabela no giro seguinte, ainda à frente de Viñales, que agora era seguido por Márquez, Aleix e Baz.
Pouco depois, porém, Márquez colocou ordem na casa e assumiu a ponta com 1min58s303, 0s196 melhor que Petrucci, o segundo colocado. Aleix, Viñales, Pol, Lorenzo e Nozane apareciam na sequência.
Na volta seguinte, Márquez foi ainda mais rápido e registrou 1min57s194, abrindo 1s305 de margem para Petrucci, que tinha acabado de ter problemas com a Desmosedici.
Completada a primeira parte da sessão, os pilotos foram aos boxes pela primeira vez. O top-10 tinha Márquez, Petrucci, Aleix, Baz, Viñales, Pol, Lorenzo, Rins, Kozane e Barberá. Rossi era o 11º.
Márquez, aliás, não parou por aí e baixou mais uma vez sua marca, agora abrindo 1s981 de vantagem para Viñales, que tinha voltado ao segundo lugar.
Com 1min58s177, Dovizioso avançou para a segunda colocação, 1s828 mais lento que Márquez, que seguia no topo da folha de tempos. Viñales era o terceiro, à frente de Bautista e Petrucci.
Pouco depois, Iannone foi 0s431 mais rápido que o ex-companheiro de Ducati e assumiu o segundo posto, mas ficou pouco por lá, já que Dovizioso cravou outra boa volta para reduzir a 0s391 a vantagem de Márquez no topo da tabela.
Rodando com um par de pneus de chuva macios, Nozane cravou 1min58s432 e avançou para o quinto posto, mas caiu uma posição na sequência, já que Redding passou a ocupar a terceira colocação.
Com cerca de 15 minutos para o fim da sessão, Rins deixou os boxes da Suzuki com a versão atualizada da carenagem da GSX-RR. O espanhol tinha o 17º tempo, 3s190 atrás do líder.
Quem não vinha bem era Dani Pedrosa. Com 2min01s646, o #26 tinha o último tempo, 5s2 mais lento que o companheiro de Honda, que seguia no topo do ranking.
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
0s168 mais lento que Márquez, Redding saltou para o segundo posto, à frente de Dovizioso, Crutchlow, Zarco, Iannone, Nozane, Smith, Viñales e Aleix.
Marc respondeu logo, mas conseguiu ampliar a diferença em relação a Redding apenas para 0s176. Dovizioso seguia em terceiro.
Apesar das condições de pista serem consideravelmente difíceis, Márquez seguia apertando o ritmo, chegando a 1min55s418 em sua 15ª volta, 1s099 melhor que Redding, o segundo colocado. Dovizioso, Crutchlow e Lorenzo vinham em seguida. Melhor Yamaha, Zarco era oitavo.
O #93, aliás, estava usando freios de carbono, algo que, até pouco tempo atrás, era impensável em condições como a desta manhã de sexta-feira.
Com pouco mais de cinco minutos para o fim da sessão, Aleix saltou para a segunda colocação, 0s875 atrás de Márquez. Redding, Lorenzo e Dovizioso vinham a seguir.
Instantes depois, Lorenzo e Crutchlow se envolveram em um acidente na ‘V Corner’, a curva nove de Motegi. O britânico perdeu o controle da RC213V e derrubou o #99, que não teve chances de se defender.
Os dois, por sinal, tiveram um pequeno desentendimento na brita, mas ambos escaparam sem maiores sequelas físicas.
Instantes depois, Iannone foi ao chão na ‘S’, a oitava curva de Motegi, mas escapou ileso.
Com o cronômetro zerado no traçado de Kanto, ninguém conseguiu superar Márquez, ficou com a liderança com uma margem de 0s875 para Aleix. Redding ficou com o terceiro lugar.
MotoGP, GP do Japão, Motegi, 1º Treino Livre:
1 |
93 |
MARC MÁRQUEZ |
ESP |
HONDA |
1:55.418 |
|
2 |
41 |
ALEIX ESPARGARÓ |
ESP |
APRILIA |
1:56.293 |
+0.875 |
3 |
45 |
SCOTT REDDING |
ING |
PRAMAC DUCATI |
1:56.517 |
+1.099 |
4 |
99 |
JORGE LORENZO |
ESP |
DUCATI |
1:56.653 |
+1.235 |
5 |
4 |
ANDREA DOVIZIOSO |
ITA |
DUCATI |
1:56.664 |
+1.246 |
6 |
5 |
JOHANN ZARCO |
FRA |
TECH3 YAMAHA |
1:56.865 |
+1.447 |
7 |
35 |
CAL CRUTCHLOW |
ING |
LCR HONDA |
1:56.875 |
+1.457 |
8 |
42 |
ÁLEX RINS |
ESP |
SUZUKI |
1:56.906 |
+1.488 |
9 |
25 |
MAVERICK VIÑALES |
ESP |
YAMAHA |
1:56.917 |
+1.499 |
10 |
38 |
BRADLEY SMITH |
ING |
KTM |
1:57.305 |
+1.887 |
11 |
44 |
POL ESPARGARÓ |
ESP |
KTM |
1:57.548 |
+2.130 |
12 |
9 |
DANILO PETRUCCI |
ITA |
DUCATI |
1:57.633 |
+2.215 |
13 |
29 |
ANDREA IANNONE |
ITA |
SUZUKI |
1:57.746 |
+2.328 |
14 |
8 |
HECTOR BARBERÁ |
ESP |
AVINTIA DUCATI |
1:57.748 |
+2.330 |
15 |
31 |
KOHTA NOZANE |
JAP |
TECH3 YAMAHA |
1:57.849 |
+2.431 |
16 |
76 |
LORIS BAZ |
ESP |
AVINTIA DUCATI |
1:58.280 |
+2.862 |
17 |
19 |
ÁLVARO BAUTISTA |
ESP |
ASPAR DUCATI |
1:58.373 |
+2.955 |
18 |
22 |
SAM LOWES |
ING |
APRILIA |
1:58.504 |
+3.086 |
19 |
46 |
VALENTINO ROSSI |
ITA |
YAMAHA |
1:58.618 |
+3.200 |
20 |
26 |
DANI PEDROSA |
ESP |
HONDA |
1:58.706 |
+3.288 |
21 |
53 |
TITO RABAT |
ESP |
MARC VDS HONDA |
1:58.920 |
+3.502 |
22 |
17 |
KAREL ABRAHAM |
RTC |
ASPAR DUCATI |
1:59.098 |
+3.680 |
23 |
21 |
KATSUYUKI NAKASUGA |
JAP |
YAMAHA |
1:59.188 |
+3.770 |
24 |
7 |
HIROSHI AOYAMA |
JAP |
MARC VDS HONDA |
1:59.205 |
+3.787 |
|
|
|
|
|
|
|
RECORDE |
JORGE LORENZO |
ESP |
YAMAHA |
1:45.350 |
164.0 km/h |
MELHOR VOLTA |
JORGE LORENZO |
ESP |
YAMAHA |
1:43.790 |
166.5 km/h |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Condições do tempo |
|
PISTA MOLHADA |
|
ar: 14°C | pista: 16ºC |
’EXTRAORDINÁRIO’
DI GRASSI VÊ HAMILTON COMO UM DOS TRÊS MAIORES DA HISTÓRIA
.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }
Relacionado
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.