Márquez vence disputa com Rossi e lidera primeiro treino da MotoGP na Alemanha. Redding surpreende e é terceiro
Marc Márquez e Valentino Rossi começaram o duelo mais cedo, mas, desta fez, foi o espanhol quem levou a melhor. Com 0s336 e vantagem, o piloto da Honda assegurou a liderança do primeiro treino livre em Sachsenring. Scott Redding surpreendeu e ficou com o terceiro posto
A cobertura completa do GP da Alemanha no GRANDE PRÊMIO |
Marc Márquez e Valentino Rossi começaram seu duelo particular mais cedo. Depois de um embate polêmico na última volta do GP da Holanda, a dupla de reencontrou na pista na manhã desta sexta-feira (10) e brigou pela liderança da primeira sessão de treinos livres em Sachsenring.
Ao contrário do que aconteceu em Assen, foi o espanhol quem levou a melhor na manhã alemã. Com 1min21s766, o bicampeão da MotoGP assegurou a liderança do treino com 0s336 de vantagem para o líder do Mundial.
Marc Márquez foi o mais rápido no primeiro treino em Sachsenring (Foto: Honda)
Já com a bandeira quadriculada tremulando na Alemanha, Scott Redding surpreendeu ao cravar 1min22s167 e saltar para o terceiro posto, 0s401 mais lento que o líder.
Com 1min22s243, Dani Pedrosa aparece para ocupar o quarto posto, seguido por Yonny Hernández. As Ducati foram discretas esta manhã, mas Andrea Dovizioso garantiu o sexto tempo ao virar 0s662 mais lento que Márquez.
Jorge Lorenzo, por sua vez, foi 0s679 mais lento que o ponteiro e ficou com a sétima marca, 0s017 à frente de Aleix Espargaró. Cal Crutchlow e Andrea Iannone completam a lista dos dez mais rápidos.
Saiba como foi o primeiro treino da MotoGP em Sachsenring:
Apesar do sol brilhando no céu de Chemnitz, a temperatura não subiu muito na manhã desta sexta-feira (10). Na hora do treino da MotoGP, os termômetros indicavam 13°C, com o asfalto chegando a 21°C. Os ventos sopravam a uma velocidade de 5 km/h.
Líder do Mundial, Valentino Rossi começou a sessão no topo da tabela, mas logo viu Marc Márquez virar 1min23s505 e assumir o comando. Danilo Petrucci pulou para a segunda colocação, à frente de Yonny Hernández e Jorge Lorenzo. O #46 caiu para a quinta colocação, 0s811 atrás do líder.
Para essa primeira saída, todos os pilotos optaram por calçar a roda dianteira dos protótipos com o pneu macio, identificado pela cor branca. Neste fim de semana, a Bridgestone estreia um composto dianteiro assimétrico.
Com 1min22s906, Hernández assumiu o comando do treino, abrindo 0s097 de vantagem para Márquez. Petrucci agora vinha em terceiro, seguido por Scott Redding e Lorenzo.
Na sequência, Rossi baixou para 1min22s792 e recuperou a liderança, abrindo 0s114 de vantagem para Hérnandez. Márquez vinha em terceiro, mas logo inverteu a posição, deixando Yonny 0s113 atrás e se instalando a 0s001 de Valentino.
Pouco depois, Lorenzo bateu o companheiro de Yamaha por 0s287 e assumiu a ponta, mas caiu para segundo pouco depois, com Márquez virando 0s323 mais rápido.
Valentino Rossi ficou com o segundo tempo na Alemanha (Foto: Yamaha)
Sem demora, Rossi respondeu, mas perdeu tempo nas parciais finais e não conseguiu tomar a ponta de Márquez, apenas invertendo a posição com Lorenzo por uma diferença de 0s001.
Com o primeiro terço do treino completo, os pilotos começaram a voltar para os boxes para trabalhar nas motos. Márquez liderava, com Rossi, Lorenzo, Hernández, Bradley Smith, Redding, Petrucci, Pedrosa, Pol e Aleix Espargaró fechando o top-10.
Antes de entrar nos boxes da Yamaha, Rossi baixou sua marca para 1min22s102 e assumiu a liderança da sessão, abrindo 0s080 de vantagem para Márquez.
De volta à pista, Pol Espargaró sofreu uma queda na curva 11, mas foi a moto quem saiu machucada do tombo. O catalão deixou a pista correndo para voltar para os boxes.
Aleix, por outro lado, deixou os boxes da Suzuki, baixou sua marca para 1min22s73 e retornou para os pits logo após assumir o sexto posto, 0s631 atrás de Rossi.
Pouco depois, Márquez baixou para 1min21s838 e assumiu a liderança da sessão, abrindo 0s264 de vantagem para Rossi. Lorenzo vinha em terceiro, com Hernández e Pedrosa completando o top-5.
Em seguida, boa parte dos pilotos voltou aos boxes, mas a dupla da Yamaha e Pedrosa estavam entre os que seguiam trabalhando. Dani, aliás, cravou 1min22s345 e assumiu o terceiro posto, 0s507 atrás de Márquez.
Após deixar os boxes, Cal Crutchlow baixou sua marca para 1min22s567 e saltou para o quinto posto, 0s729 atrás do líder.
Falando em Marc Márquez, o espanhol foi o primeiro a testar o pneu assimétrico dianteiro, que faz sua estreia neste fim de semana. O composto é identificado pela cor azul.
Alguns instantes mais tarde, Álvaro Bautista perdeu a frente da RS-GP na curva 11 e caiu, mas não se feriu e deixou a pista correndo para voltar aos boxes da Aprilia. O espanhol tinha o 18º tempo.
Com 1min22s396, Hernández se instalou na quarta colocação, 0s558 atrás o líder. Aleix vinha sequência, seguido por Lorenzo, Crutchlow, Andrea Iannone, Pol e Smith.
Lorenzo logo tratou de reagir, baixou para 1min22s445 e assumiu o quinto posto,0s607 atrás de Márquez, que seguia no topo da tabela.
O #93, aliás, baixou sua marca para 1min21s766 e aumentou para 0s336 sua vantagem em relação a Rossi, que permanecia em segundo. Pedrosa tinha a terceira marca.
Com o cronômetro zerado, Scott Redding cravou 1min22s167 e assumiu o terceiro posto, 0s401 atrás de Márquez, que ficou com a liderança.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
MotoGP, GP da Alemanha, Sachsenring, 1º Treino Livre:
1
|
93
|
MARC MÁRQUEZ
|
ESP
|
HONDA
|
1:21.766
|
|
2
|
46
|
VALENTINO ROSSI
|
ITA
|
YAMAHA
|
1:22.102
|
+0.336
|
3
|
45
|
SCOTT REDDING
|
ING
|
MARC VDS HONDA
|
1:22.167
|
+0.401
|
4
|
26
|
DANI PEDROSA
|
ESP
|
HONDA
|
1:22.243
|
+0.477
|
5
|
68
|
YONNY HERNÁNDEZ
|
COL
|
PRAMAC DUCATI
|
1:22.396
|
+0.630
|
6
|
4
|
ANDREA DOVIZIOSO
|
ITA
|
DUCATI
|
1:22.428
|
+0.662
|
7
|
99
|
JORGE LORENZO
|
ESP
|
YAMAHA
|
1:22.445
|
+0.679
|
8
|
41
|
ALEIX ESPARGARÓ
|
ESP
|
SUZUKI
|
1:22.462
|
+0.696
|
9
|
35
|
CAL CRUTCHLOW
|
ING
|
LCR HONDA
|
1:22.567
|
+0.801
|
10
|
29
|
ANDREA IANNONE
|
ITA
|
DUCATI
|
1:22.670
|
+0.904
|
11
|
25
|
MAVERICK VIÑALES
|
ESP
|
SUZUKI
|
1:22.674
|
+0.908
|
12
|
44
|
POL ESPARGARÓ
|
ESP
|
TECH3 YAMAHA
|
1:22.696
|
+0.930
|
13
|
38
|
BRADLEY SMITH
|
ING
|
TECH3 YAMAHA
|
1:22.698
|
+0.932
|
14
|
9
|
DANILO PETRUCCI
|
ITA
|
PRAMAC DUCATI
|
1:22.792
|
+1.026
|
15
|
69
|
NICKY HAYDEN
|
EUA
|
ASPAR HONDA
|
1:22.935
|
+1.169
|
16
|
8
|
HECTOR BARBERÁ
|
ESP
|
AVINTIA DUCATI
|
1:23.163
|
+1.397
|
17
|
63
|
MIKE DI MEGLIO
|
FRA
|
AVINTIA DUCATI
|
1:23.299
|
+1.533
|
18
|
19
|
ÁLVARO BAUTISTA
|
ESP
|
APRILIA GRESINI
|
1:23.878
|
+2.112
|
19
|
50
|
EUGENE LAVERTY
|
IRN
|
ASPAR HONDA
|
1:24.007
|
+2.241
|
20
|
7
|
HIROSHI AOYAMA
|
JAP
|
AB HONDA
|
1:24.063
|
+2.297
|
21
|
15
|
ALEX DE ANGELIS
|
RSM
|
IODA ART
|
1:24.063
|
+2.297
|
22
|
43
|
JACK MILLER
|
AUS
|
LCR HONDA
|
1:24.096
|
+2.330
|
23
|
70
|
MICHAEL LAVERTY
|
IRN
|
APRILIA GRESINI
|
1:24.446
|
+2.680
|
24
|
76
|
LORIS BAZ
|
FRA
|
FORWARD YAMAHA
|
1:25.462
|
+3.696
|
25
|
71
|
CLAUDIO CORTI
|
ITA
|
FORWARD YAMAHA
|
1:26.771
|
+5.005
|
|
|
|
|
|
|
|
RECORDE
|
DANI PEDROSA
|
ESP
|
HONDA
|
1:21.846
|
161.4 km/h
|
|
MELHOR VOLTA
|
MARC MÁRQUEZ
|
ESP
|
HONDA
|
1:20.937
|
163.2 km/h
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Condições do tempo
|
|
PISTA SECA
|
|
ar: 13ºC | pista: 22ºC
|