Masbou dá cartada certeira no fim, deixa favoritos para trás e vence 1ª da carreira em Brno. Miller fica fora do pódio na Moto3

Impecável em Brno, Alexis Masbou jogou bem suas cartas na manhã deste domingo (17) e garantiu sua primeira vitória no Mundial com um ataque certeiro nos metros finais. Enea Bastianini e Danny Kent completam o pódio

A cobertura completa do GP da República Tcheca no GRANDE PRÊMIO
icone_TV Automobilismo na TV: a programação do fim de semana
As imagens deste domingo de Mundial de Motovelocidade em Brno

A Moto3 levou seu show para o palco de Brno neste fim de semana. Com mais uma corrida definida nos metros finais, a categoria inicial do Mundial de Motovelocidade viu mais um veterano encerrar um longo jejum para chegar ao primeiro triunfo da carreira.
 
Uma semana após a conquista de Éfren Vázquez, Alexis Masbou surgiu com as cartas certas nos metros finais do GP da República Tcheca para deixar os favoritos para trás e receber a bandeirada em seu 133º GP com 0s157.
Alexis Masbou conquistou sua primeira vitória no Mundial de Moto3 (Foto: Divulgação/MotoGP)

Na aproximação da bandeirada, Jack Miller vinha na ponta, mas Masbou surgiu para atacar na última chicane de Brno. O líder do Mundial ainda tentou retomar a posição com uma manobra por fora, mas perdeu ligeiramente o controle da situação e não teve condições de se defender de Enea Bastianini e Danny Kent.
 
Correndo com uma fratura no calcanhar, Bastianini conseguiu o segundo posto, 0s030 à frente de Kent, que colocou a Husqvarna no pódio. 
Depois de liderar boa parte da corrida, Álex Márquez vai para casa insatisfeito com o resultado. O piloto da Estrella Galicia 0,0 também ficou fora do pódio, mas conseguiu bater Miller por 0s017 e ficou com o quarto posto.
 
Brad Binder também chegou a brigar pela vitória, mas conseguiu garantir a sexta posição, à frente de Miguel Oliveira. 
 
Uma semana após vencer em Indianápolis, Éfren Vázquez não conseguiu apresentar um bom desempenho e ficou com o oitavo posto, apenas 0s079 atrás do português da Mahindra.
 
Mas se Márquez vai para casa insatisfeito com o resultado, Álex Rins vai precisar de um tempo para esfriar a cabeça. O piloto da Estrella Galicia 0,0 abriu a última volta na liderança, mas se perdeu na contagem e comemorou com se tivesse vencido. Até perceber que ainda faltava uma volta, o espanhol despencou no grid, mas conseguiu se recuperar para chegar em nono, à frente de Isaac Viñales.
 
Eric Granado, por sua vez, teve um fim de semana para esquecer. O brasileiro perdeu posições logo na largada e depois despencou ainda mais, recebendo a bandeirada em 27º, 9s719 atrás de Arthur Sissis, que recebeu cruzou a linha de chegada uma posição à frente.
Com o resultado, Miller chegou aos 169 pontos e agora tem 23 de vantagem para Márquez, que recuperou o segundo posto na classificação do Mundial. Vázquez vem em terceiro, à frente de Fenati, Rins e Masbou. 
 
Saiba como foi o GP da República Tcheca de Moto3:
 
A ameaça de chuva não desapareceu por completo, mas o domingo em Brno começou com pista seca. Apesar do céu encoberto, as temperaturas seguiam subindo e estava na casa de 16°C, com a pista chegando aos 26°C.
 
Segundo circuito mais corridas na história do Mundial de Motovelocidade – perdendo apenas para a pista de Assen –, Brno foi palco de um fato histórico para a família Márquez. Álex e Marc igualaram um feito de Christian e Dominique Sarron, como irmãos que largaram na pole em um mesmo dia. 
 
Atrás de Álex, que saia na pole pela segunda vez na carreira, Isaac Viñales e Niccolò Antonelli surgiam para completar a primeira fila. Álex Rins aparecia na sequência, à frente de Miguel Oliveira, Jack Miller, Alexis Masbou, Éfren Vázquez, Enea Bastianini e Romano Fenati. Eric Granado largou em 21º.
 
Sob os olhares de Valentino Rossi, Stefan Bradl, Tito Rabat e Karel Abraham, Viñales tomou a ponta quando as luzes se apagaram, mas Márquez logo recuperou a liderança.
 
Alguns metros adiante, Bastianini assumiu o comando da disputa, mas levou o troco piloto da Estrella Galicia 0,0 alguns metros mais tarde. Miller já aparecia em terceiro, à frente de Viñales, Rins, Vázquez, Oliveira, Antonelli, Masbou e Bagnaia. Granado caiu para 25º.
 
Na ponta, Márquez tentava escapar, mas seguia acompanhado por Bastianini. Mais atrás, Rins passou Miller por dentro para assumir o terceiro posto. Vázquez era o quinto colocado.
Álex Márquez assistiu a cerimônia do pódio dos boxes da Estrella Galicia 0,0 (Foto: Repsol)
Ainda na segunda volta, Jorge Navarro e John McPhee se encontraram na pista e acabaram abandonando a disputa após uma queda.
 
No fim do terceiro giro, Bastianini passou Márquez para assumir a liderança, mas mal teve tempo para celebrar, já que errou na curva um e permitiu que Márquez retomasse a ponta. Mais atrás, Miller e Vázquez se revezavam no quarto posto, com o espanhol levando a melhor.
 
Focado em Márquez, Bastianini acabou ultrapassado por Rins na curva 11, caindo para terceiro. Alguns metros adiante, Álex atacou o companheiro de equipe e tomou a ponta, mas levou o troco pouco depois, perdendo também a segunda colocação. 
 
Miller agora aparecia na quarta colocação, à frente de Oliveira, Masbou, Bagnaia, Masbou, Binder, Vázquez e Antonelli. 12º, Fenati vinha tentando escalar o pelotão e logo estabeleceu um novo recorde para a pista, tomando para si uma marca que estava em poder de Luis Salom. 
 
Na ponta, Bastianini aproveitou a reta para se colocar à frente de Márquez mais uma vez, mas, de novo, levou o troco do irmão caçula de Marc.
 
No fundo do pelotão, Granado ia se aproximando de Jules Danilo para tentar ganhar a 23ª colocação.
 
Na sequência, Miller passou Rins e assumiu o terceiro posto. No terceiro trecho de Brno, Bastianini conseguiu passar Álex mais uma vez, mas sem conseguir manter a posição por muito tempo. O titular da Gresini provou do próprio veneno ao ser superado pelo rival na reta tcheca. 
 
Miller também tentou aproveitar a reta de Brno para assumir a ponta, mas só conseguiu saltar para a segunda colocação. Masbou vinha em segundo, à frente de Bastianini, Binder e Rins.
Com fratura no calcanhar, Enea Bastianini chegou ao pódio (Foto: Gresini)
Masbou deixou Miller para trás e logo passou Márquez na reta para assumir a liderança. Na freada da curva um, Bastianini também conseguiu superar Miller, mas o líder do Mundial recuperou a posição. Na sequência, Binder apareceu para assumir o terceiro posto.
 
Rodando na ponta, Masbou não conseguia escapar de Márquez, mas o piloto da Estrella Galicia 0,0 tampouco tinha espaço para ultrapassar. Na abertura do sétimo giro, entretanto, Álex usou o rastro de Alexis para ganhar velocidade na reta e se colocar à frente na freada da curva um.
 
Pouco depois, porém, Masbou retomou a ponta, com Binder se instalando em segundo após passar Márquez. Pouco depois, Bastianini também deixou o piloto da Estrella Galicia 0,0 para trás. Miller vinha em quinto, na frente de Vázquez, Oliveira e Rins.
 
De olho na ponta, Márquez passou Bastianini, mas acabou levando o troco pouco depois. Na frente, Masbou se defendia dos ataques de Binder e sua Mahindra.
 
De tanto insistir, Binder assumiu a liderança na abertura da segunda volta, mas não tardou a receber o troco. Bastianini forçou a ultrapassagem, provocando um ligeiro toque entre Masbou e Binder. Com o incidente, os dois escaparam da trajetória, permitindo a passagem de Enea e Márquez.
 
O pupilo de Emilio Alzamora conseguiu se colocar na frente mais uma vez, à frente de Bastianini, que foi superado por Masbou metros adiante. Aliás, bela recuperação de Alexis e Brad!
 
Sempre na reta, Masbou atacou mais uma vez, mas Márquez deu o troco para retomar a liderança. Binder vinha em terceiro, à frente de Bastianini, Oliveira, Rins, Miller, Bagnaia, Vázquez e Viñales.
 
Bastianini, aliás, corria com uma fratura no calcanhar, resultado de um forte tombo durante os treinos em Brno.
 
Insistente, Masbou voltou a assumir a ponta, mas sem conseguir escapar de Márquez, que seguia colocado. Binder era o terceiro, à frente de Bastianini, Oliveira, Miller e Rins.
 
Com oito voltas para o fim, o wild-card Gabriel Rodrigo sofreu uma queda na curva quatro, mas não se feriu com gravidade.
Jack Miller ficou fora do pódio na República Tcheca (Foto: Gold & Goose/Ajo)
Um giro mais tarde, Márquez conseguiu recuperar a liderança, com Binder passando Masbou para assumir o segundo posto. Bastianini tinha o quarto posto, à frente de Rins, Miller, Bagnaia, Oliveira, Vázquez, e Kent.
 
Na tentativa de passar Oliveira por fora, Miller tocou o piloto da Mahindra, mas os dois conseguiram se manter na prova.
 
Na passagem seguinte, Binder assumiu brevemente a liderança, mas levou o troco pouco depois. Metros adiante, Masbou atacou para assumir a liderança na curva quatro. 
 
Discreto, Rins foi escalando o pelotão e se instalou em terceiro, à frente de Bastianini, Binder, Oliveira, Bagnaia, Miller, Kent e Fenati.
 
Na abertura da 14ª volta, Márquez conseguiu contornar a curva um na frente, mas sempre pressionado por Masbou. Rins aproveitou a disputa para assumiu a liderança, 0s095 à frente do companheiro de equipe. Masbou caiu para terceiro, à frente de Bastianini e Bagnaia. 
 
Já nas voltas finais, Luca Grünwald sofreu um high-side na entrada da curva quatro, mas, felizmente, nem ele e nem a moto foram atingidos pelos rivais.
 
Abrindo a 15ª volta, Márquez recuperou a ponta usando o rastro de Rins, mas foi ultrapassado por Masbou ainda na curva um. Álex insistiu e passou alguns metros adiante, voltando à ponta. 
 
Bastianini atacou Masbou e empurrou o rival para fora da linha. Além de garantir a ultrapassagem, o piloto ainda facilitou a vida de Rins, que saltou para terceiro.
 
Passando pela reta, Bastianini ensaiou uma ultrapassagem, mas Márquez e Rins se uniram para manter a prova sob controle. Masbou ressurgiu para sair da curva quatro na liderança, agora com Miller em terceiro.
 
Márquez não tardou em reagir e recuperou a ponta. Miller passou Masbou pouco depois e subiu para segundo, 0s127 atrás de Álex. Na sequência, Bastianini passou por dentro para deixar Masbou e Rins para trás.
 
Com duas voltas para o fim, Miller tomou a ponta na curva um, mas perdeu a ponta para Márquez metros adiante. Bastianini subiu para segundo, com Jack indo para a terceira colocação.
 
O piloto da Red Bull KTM Ajo atacou novamente e tomou a ponta ao passar Márquez por dentro. Rins assumiu o segundo posto, à frente do companheiro de equipe.
 
Rins chegou a assumir o comando, mas levou o troco de Miller. Márquez era o terceiro, à frente de Bastianini.
Álex Rins celebrou a vitória antes da bandeirada e acabou em nono (Foto: Repsol)
Na abertura da volta seguinte, Rins passou para assumir a ponta, mas perdeu a posição para Miller pouco depois, já que o espanhol errou a conta e celebrou o triunfo com uma volta de antecedência, o que resultou em uma queda para o 13º posto.
 
Com Rins agora fora da briga, Miller ficou com a ponta, à frente de Márquez, Masbou, Bastianini, Binder e Kent. 
 
Márquez se aproximou na freada da Schwantz, mas não conseguiu passar. Pouco antes de chegar à reta, Masbou colocou por dentro para se instalar na liderança. Enquanto Miller tentava se recuperar, Bastianini e Kent também passaram, garantindo o pódio em Brno. Márquez ficou em quarto, à frente de Miller.
 
Os filhos do pai: Chicho Lorenzo e o trabalho com jovens pilotos

Moto3, GP da República Tcheca, Brno, Final:

 
1
10
ALEXIS MASBOU
FRA
ONGETTA Honda
40:59.759
19 voltas
2
33
ENEA BASTIANINI
ITA
GRESINI KTM
+0.157
 
3
52
DANNY KENT
ING
AJO Husqvarna
+0.187
 
4
12
ÁLEX MARQUEZ
ESP
ESTRELLA GALICIA Honda
+0.200
 
5
8
JACK MILLER
AUS
AJO KTM
+0.217
 
6
41
BRAD BINDER
SAF
AMBROGIO Mahindra
+0.310
 
7
44
MIGUEL OLIVEIRA
POR
MAHINDRA
+0.470
 
8
7
ÉFREN VÁZQUEZ
ESP
RTG Honda
+0.549
 
9
42
ALEX RINS
ESP
ESTRELLA GALICIA Honda
+0.910
 
10
25
ISAAC VIÑALES
ESP
LAGLISSE KTM
+1.009
 
11
5
ROMANO FENATI
ITA
VR46 KTM
+1.042
 
12
31
NIKLAS AJO
FIN
AJO Husqvarna
+1.061
 
13
23
NICCOLÒ ANTONELLI
ITA
GRESINI KTM
+1.191
 
14
84
JAKUB KORNFEIL
TCH
LAGLISSE KTM
+1.809
 
15
98
KAREL HANIKA
TCH
AJO KTM
+1.838
 
16
58
JUANFRAN GUEVARA
ESP
ASPAR Kalex KTM
+1.944
 
17
14
FRANCESCO BAGNAIA
ITA
VR46 KTM
+12.764
 
18
95
JULES DANILO
FRA
AMBROGIO Mahindra
+14.759
 
19
9
SCOTT DEROUE
ALE
RW Kalex KTM
+15.179
 
20
3
MATTEO FERRARI
ITA
TEAM ITALIA Mahindra
+15.193
 
21
19
ALESSANDRO TONUCCI
ITA
CIP  Mahindra
+15.258
 
22
63
ZULFAHMI KHAIRUDDIN
MAL
ONGETTA Honda
+21.659
 
23
51
BRYAN SCHOUTEN
ALE
CIP Mahindra
+21.721
 
24
65
PHILIPP OETTL
ALE
INTERWETTEN Kalex KTM
+26.792
 
25
55
ANDREA LOCATELLI
ITA
TEAM ITALIA Mahindra
+26.828
 
26
61
ARTHUR SISSIS
AUS
MAHINDRA
+27.033
 
27
57
ERIC GRANADO
BRA
LAGLISSE KTM
+36.752
 
28
38
HAFIQ AZMI
MAL
SIC-AJO KTM
+1:04.397
 
29
4
GABRIEL RAMOS
VEN
KIEFER Kalex KTM
+1:06.287
 
 
43
LUCA GRÜNWALD
ALE
KIEFER Kalex KTM
NC
 
 
20
ANA CARRASCO
ESP
RW Kalex KTM
NC
 
 
91
GABRIEL RODRIGO
ARG
RBA KTM
NC
 
 
17
JOHN McPHEE
ING
RTG Honda
NC
 
 
99
JORGE NAVARRO
ESP
MARC VDS KTM
NC
 
 
 
 
 
 
 
 
POLE
 
ALEX RINS
ESP
ESTRELLA GALICIA Honda
2:07.691
152.3 km/h
VOLTA MAIS RÁPIDA
 
ROMANO FENATI
ITA
VR46 KTM
2:08.064
151.8 km/h
RECORDE
 
LUIS SALOM
ESP
RED BULL KTM AJO KTM
2:08.307
151.5 km/h
MELHOR VOLTA
 
ÁLEX RINS
ESP
ESTRELLA GALICIA KTM
2:07.622
152.4 km/h
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Condições do tempo
 
PISTA SECA
 
ar: 16ºC | pista: 23ºC

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.