Masià toma ponta nos metros finais e vence GP de Aragão agitado da Moto3. Arenas é 7º
Com as últimas voltas bastante agitadas, Jaume Masià tratou de crescer o ritmo e cruzar a linha de chegada apenas 0s091 à frente dos adversários. Darryn Binder e Raúl Fernández completaram o pódio do dia
O GP de Aragão da Moto3 não decepcionou no quesito ultrapassagens, ainda mais nas voltas finais. Neste domingo (18), as coisas esquentaram com seis voltas para o fim, e Jaume Masià deu o bote certeiro, segurou os adversários e garantiu a vitória.
Largando em 17º, o espanhol cresceu o ritmo nos últimos giros da disputa. Na volta final, conseguiu usar o vácuo para se colocar em primeiro e garantir o primeiro triunfo da temporada e o segundo pódio de 2020. O competidor da Leopard recebeu a bandeira quadriculada apenas 0s091 à frente do restante do pelotão.
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Darryn Binder, que esteve competitivo durante toda a corrida, terminou a prova no segundo posto, o pódio número 2 do sul-africano no campeonato. Quem completou o top-3 foi Raúl Fernández, que bateu na trave da vitória, mas ao menos garantiu o primeiro pódio no Mundial de Motovelocidade.
Romano Fenati cruzou a linha de chegada na quarta colocação, com John McPhee completando o rol dos cinco primeiros colocados do GP de Aragão. Jeremy Alcoba terminou o dia em sexto.
Albert Arenas, atual líder da classificação, chegou a brigar pelas primeiras colocações da prova, mas terminou apenas em sétimo. Entretanto, viu seu principal adversário pelo título, Ai Ogura, fechar a disputa só em 14º.
Saiba como foi o GP de Aragão de Moto3:
Assim como aconteceu no restante do fim de semana, o frio foi a marca da corrida deste domingo. Antes da largada, a temperatura estava em 17°C, com o asfalto chegando a 22°C. A velocidade do vento era de 5 km/h.
Quando as luzes se apagaram no MotorLand, Arenas saltou para a liderança, derrubando Fernández para o segundo posto. O dono da pole, porém, respondeu rápido e, ainda nos primeiros metros, recuperou o comando.
Mais adiante, Tatsuki Suzuki passou Arenas para assumir o segundo lugar. Celestino Vietti era o quarto, seguido por Fenati, Carlos Tatay e Alonso López. Também na primeira volta, Gabriel Rodrigo caiu feio na saída da curva 13 e abandonou. O argentino foi levado ao centro médico para exames.
Enquanto isso, Suzuki deu uma primeira pressionada em Fernández, mas o piloto da Red Bull KTM Ajo conseguiu manter a ponta. Atrás, Fenati passou Vietti e agora ocupava a quarta colocação.
Dono de um bom ritmo ao longo de todo o fim de semana, Fernández conseguiu abrir 0s300 de margem para Suzuki após três voltas. Restavam 17.
Ainda neste início de corrida, John McPhee teve de cumprir a punição da volta longa por uma infração cometida nos treinos de sábado e perdeu dez posições. Alonso López também recebeu a mesma pena.
A diferença de Fernández na liderança da corrida caiu para 0s227 na sequência, mas Suzuki não parecia uma grande ameaça. Ao menos por enquanto.
Após apenas cinco voltas, o primeiro pelotão era formado por só cinco pilotos, com Masià já exibindo um atraso de 2s3 em relação a Fenati, o quinto.
Na volta 6, enquanto Fernández resistiu à um ataque de Suzuki na freada da curva 1, Binder tomou o terceiro posto de Arenas na 2. Fenati seguia em quinto.
Darryn foi ao ataque mais uma vez e tomou a segundo posição de Suzuki, que também foi superado por Arenas. O sul-africano, então, foi direto pressionar o ponteiro, que se defendeu do primeiro ataque.
No fim da volta 8, Binder usou o vácuo na reta oposta e superou Fernández na freada da curva 16. Arenas era o terceiro, seguido por Suzuki e Fenati.
Raúl não tardou em responder e aproveitou a porta aberta na curva 12 para recuperar a ponta, mas não se livrou da pressão, que aumentaria a qualquer segundo, já que o segundo pelotão vinha chegando mais e mais perto da briga.
Em meados da corrida, Andrea Migno perdeu a frente na curva 10 e caiu, abandonando o GP de Aragão. O italiano não se feriu com gravidade.
Arenas foi ataque na sequência e tomou a segunda colocação de Binder, logo tratando de cortar a vantagem de 0s2 aberta por Fernández. Fenati era agora o quarto, seguido por Suzuki, McPhee, Masià, Jeremy Alcoba, Tatay e Ayumu Sasaki.
No fim da volta 12, Binder colou em Arenas na reta oposta e aproveitou a curva 17 para recuperar o segundo posto, 0s126 atrás de Fernández, que seguia na liderança. O primeiro pelotão agora envolvia oito pilotos.
Albert não demorou para reagir ao ataque e recuperou o segundo lugar, enquanto Fenati se defendia da pressão de McPhee. Vice-líder do Mundial, Ai Ogura vinha só em 16º.
Nos primeiros metros do giro seguinte, Binder grudou em Arenas e, mais uma vez, tomou a posição do piloto da Aspar, assumindo a segunda colocação.
Na passagem seguinte, foi a vez de Fenati atacar e conquistar a terceira posição de Arenas, que agora precisava se defender de Masià. Albert, então, contra-atacou e recuperou o terceiro posto. Jaume também passou Romano e agora era o quarto.
Masià não se deu por satisfeito e tomou a terceira colocação de Arenas. Na sequência, foi Binder quem aproveitou os metros finais do traçado de Alcañiz para tirar Fernández da liderança.
O espanhol da Red Bull KTM Ajo, aliás, chegou a cair para a quinta colocação, mas logo reagiu e voltou para terceiro, atrás também de Arenas. O líder do campeonato lançou um primeiro ataque na direção de Binder, mas o irmão de Brad defendeu.
O piloto da Aspar manteve a pressão, e conseguiu consolidar a ultrapassagem metros depois. Na reta oposta, Fernández e Masià ganharam o terreno necessário para passar Binder, que também foi parar brevemente atrás de McPhee.
Fernández respondeu rápido e passou Arenas para recuperar a ponta, logo abrindo vantagem de 0s3. Masià também deixou Albert para trás e se instalou no segundo posto.
Com três voltas para o fim, Jaume chegou em Fernández na reta oposta e assumiu o comando da corrida, mas o troco de Raúl veio rápido. Binder era o terceiro, seguido por Arenas e Alcoba.
Jeremy, aliás, também não ficou acomodado. Depois de passar Arenas com uma bela manobra, deixou Binder para trás para ser o terceiro colocado.
Masià lançou um novo ataque na direção de Fernández e abriu a última volta da corrida na liderança, mas perdeu ainda nos primeiros metros da volta 19. Alcoba era o terceiro, seguido por Binder e Arenas, que errou e perdeu um pouco de terreno na briga.
No setor final da pista, Masià colou em Fernández mais uma vez e conseguiu passar na reta oposta. No entanto, o piloto da Leopard extrapolou os limites da pista, uma ação que passou sem punição pelos comissários da FIM (Federação Internacional de Motociclismo).
Moto3 2020, GP de Aragão, MotorLand, corrida
1 | J MASIÀ | Leopard Honda | 43:06.370 |
2 | D BINDER | CIP KTM | +0.091 |
3 | R FERNÁNDEZ | Ángel Nieto KTM | +0.196 |
4 | R FENATI | Snipers Honda | +0.327 |
5 | J MCPHEE | SIC HONDA | +0.368 |
6 | J ALCOBA | RBA KTM | +0.385 |
7 | A ARENAS | Ángel Nieto KTM | +0.396 |
8 | T SUZUKI | SIC58 Honda | +1.933 |
9 | C VIETTI | VR46 KTM | +2.389 |
10 | D FOGGIA | Leopard Honda | +2.461 |
11 | K TOBA | Asia Honda | +2.966 |
12 | C TATAY | Andreas Perez 77 KTM | +3.020 |
13 | A SASAKI | PETRONAS Honda | +4.872 |
14 | A OGURA | Asia Honda | +10.949 |
15 | D ÖNCÜ | Red Bull KTM Ajo | +10.979 |
16 | F SALAC | Prüstel KTM | +11.172 |
17 | A LÓPEZ | Estrella Galicia 0,0 Honda | +13.861 |
18 | N ANTONELLI | SIC58 Honda | +19.761 |
19 | S GARCIA | Estrella Galicia 0,0 Honda | +21.284 |
20 | Y KUNII | Asia Honda | +21.339 |
21 | R ROSSI | Facile Energy KTM | +21.379 |
22 | J DUPASQUIER | Prüstel KTM | +21.440 |
23 | S NEPA | Avintia KTM | +21.520 |
24 | R YAMANAKA | Estrella Galicia 0,0 Honda | +36.628 |
25 | B BALTUS | Prüstel KTM | +36.676 |
26 | D PIZZOLI | Facile Energy KTM | +36.739 |
K PAWI | SIC HONDA | NC | |
M KOFLER | CIP KTM | NC | |
A MIGNO | Worldwide KTM | NC |