A lista de caras novas no rol de vencedores da Moto3 não para de aumentar. Neste domingo (21), John McPhee fez uma corrida impecável e conquistou seu primeiro triunfo no Mundial de Motovelocidade.
Nono no grid, o escocês passou boa parte da prova acompanhando Brad Binder, mas assumiu a liderança com cinco voltas para o fim, quando o sul-africano sucumbiu ao piso ensopado de Brno e caiu na curva 1.
John McPhee venceu pela primeira vez no Mundial (Foto: Saxoprint)
Completamente isolado dos rivais — com mais de 10s de vantagem —, o piloto da Peugeot levou um belo susto na curva 12 dois giros mais tarde, mas conseguiu controlar a moto e seguir na disputa para receber a bandeirada à frente de Jorge Martín, que sobe ao pódio pela primeira vez. Fabio Di Giannantonio completa o top-3.
Enea Bastianini acabou isolado em quarto, à frente de Niccolò Antonelli, que tomou o quinto posto de Jakub Kornfeil já na parte final da disputa. Bo Bendsneyder vem na sequência depois de uma incrível prova de recuperação, à frente de Joan Mir.
Nicolò Bulega garantiu o nono posto no fim, seguido por Jorge Navarro, o vice-líder do Mundial que completou um fim de semana discreto com uma atuação apagada, perdendo a chance de recuperar bons pontos em relação ao rival da Red Bull KTM Ajo.
Com o resultado, Binder segue com 179 pontos e agora tem 118 de vantagem para Navarro. Bastianini passou Fenati e assumiu o terceiro posto, com Bagnaia completando o top-5 da classificação.
Saiba como foi o GP da República Tcheca de Moto3:
Depois de dois dias ‘secos’, o tempo virou em Kyvalka e o domingo amanheceu com chuva e muita água ao longo dos 5.4 km do circuito de Brno. Pouco antes da largada para a 11ª etapa da temporada da Moto3, as nuvens já tinham se dissipado um pouco e os termômetros marcavam 17°C, com o asfalto alcançando apenas a marca de 18°C. A velocidade dos ventos estava na casa dos 14 km/h.
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
Pela terceira vez no ano, Brad Binder larga na pole, à frente de Andrea Migno e Enea Bastianini.
Para a prova deste fim de semana, a Dunlop levou os pneus dianteiros macios e médios e traseiros macios ‘S1’ e médios ‘M1’, mas, por conta do piso molhado, todo mundo optou mesmo pelos compostos de chuva… Não que eles tivessem alguma opção diferente.
Na hora da largada, Binder saiu bem e se manteve na ponta, com Bastianini conservando o segundo posto, à frente de Martín, Di Giannantonio, Kornfeil e Migno.
Alguns metros adiante, Martín assumiu a ponta à frente de Bastianini, aproveitando uma ligeira escapada de Binder da trajetória. Kornfeil também se aproveitou e assumiu o terceiro posto.
Ainda no primeiro giro, Arón Canet também deixou o líder do Mundial para trás, subindo para a quarta posição. Di Giannantonio vinha em sexto, seguido por McPhee, Bagnaia, Migno e Mir.
Na ponta, Martín conseguiu abrir 0s9 de vantagem para Kornfeil, que tinha tomado o segundo posto de Bastianini. Canet logo agiu e passou o piloto da Gresini, deixando o italiano para se defender da pressão de Binder.
Apesar das condições difíceis, Khairul Idham Pawi e Bo Bendsneyder começaram bem a corrida. O malaio ganhou 11 posições nas duas primeiras voltas, com o piloto da Red Bull KTM Ajo escalando 16 lugares.
Jorge Martín foi ao pódio pela primeira vez (Foto: Aspar)
Na ponta, Canet assumiu o segundo posto e recortou um pouco da vantagem de Martín, mas não conseguiu se livrar de Kornfeil, que voltou para a frente mais uma vez. McPhee era agora o quarto, seguido por Binder.
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
Kornfeil errou a trajetória e caiu para a sexta colocação, atrás de McPhee, Binder e Di Giannantonio.
Líder do Mundial, Binder logo armou uma reação e assumiu o segundo posto, já 1s046 atrás de Martín. O sul-africano, no entanto, tinha o melhor tempo da prova até então — 2min23s594.
Rapidamente, a vantagem do piloto da Aspar começou a cair, baixando para 0s567 ainda na terceira volta. McPhee vinha em terceiro, também mantendo um ritmo forte.
Enquanto Binder tentava alcançar o líder, Pawi ia dando seu tradicional show na chuva. 28º no grid, o malaio já tinha a quinta colocação, 2s155 atrás de Canet, que vinha logo à frente.
Na quinta volta, Binder já estava colado em Martín, que não resistiu por muito tempo antes de perder a ponta na curva um. Pouco depois, McPhee também passou, subindo para segundo.
Assim como aconteceu com Martín, Binder também tratou de abrir vantagem quando assumiu a ponta, chegando a impor uma margem de 0s2. McPhee, entretanto, ia dando conta de acompanhar e trazendo Jorge e Canet por perto. Pawi, por sua vez, já estava a menos de 0s8 do quarto colocado.
No sétimo giro da disputa, Binder tinha 0s221 de margem para McPhee, enquanto Martín ia ficando pelo caminho, mais de 1s atrás do segundo colocado. Canet era o terceiro, já com Pawi e Di Giannantonio bem atrás.
Pressionado, Canet acabou escorregando na curva 3 e caiu, mas logo tratou de levantar e voltar para a prova. Ainda assim, o bom resultado já estava completamente comprometido.
Sem o piloto da Estrella Galicia 0,0, Martín passou a ser o alvo de Pawi, que logo conseguiu passar e assumir a terceira colocação, 3s atrás de McPhee.
Mais veloz, Binder abriu meio segundo de margem para McPhee, que seguia firme no terceiro posto, ainda 3s à frente de um impressionante Pawi. Martín tinha a quarta colocação, à frente de Di Giannantonio, Kornfeil, Navarro, Mir, Bulega e Mir.
Com nove voltas para o fim, Binder tinha uma situação ainda mais confortável, já sustentando 1s772 à frente de McPhee.
Pouco depois, Pecco Bagnaia sofreu uma queda na curva 1 e abandonou. Antes dele, Albert Arenas tinha se acidentado e deixando a pista indicando que tinha dores nos braços.
Com cinco voltas para o fim, Binder sucumbiu às difíceis condições de Brno e caiu na curva 1, entregando a ponta da corrida para Binder. O sul-africano sequer conseguiu voltar para a disputa. Foi o primeiro abandono ano ano.
Pouco depois, Pawi foi solidário e também caiu. No caso do malaio, o acidente foi um grande high-side na curva 12.
#GALERIA(5754)
Moto3, GP da República Tcheca, Brno, corrida:
1 |
17 |
JOHN McPHEE |
ING |
SAXOPRINT Peugeot |
45:36.087 |
2 |
88 |
JORGE MARTÍN |
ESP |
ASPAR Mahindra |
+8.806 |
3 |
4 |
FABIO DI GIANNANTONIO |
ITA |
GRESINI Honda |
+9.777 |
4 |
33 |
ENEA BASTIANINI |
ITA |
GRESINI Honda |
+10.654 |
5 |
23 |
NICCOLÒ ANTONELLI |
ITA |
ONGETTA Honda |
+13.872 |
6 |
84 |
JAKUB KORNFEIL |
TCH |
SEPANG Honda |
+15.533 |
7 |
64 |
BO BENDSNEYDER |
HOL |
RED BULL KTM AJO |
+15.819 |
8 |
36 |
JOAN MIR |
ESP |
KIEFER KTM |
+16.289 |
9 |
8 |
NICOLÒ BULEGA |
ITA |
VR46 KTM |
+16.473 |
10 |
9 |
JORGE NAVARRO |
ESP |
ESTRELLA GALICIA 0,0 Honda |
+16.681 |
11 |
95 |
JULES DANILO |
FRA |
ONGETTA Honda |
+18.198 |
12 |
16 |
ANDREA MIGNO |
ITA |
VR46 KTM |
+21.640 |
13 |
24 |
TATSUKI SUZUKI |
JAP |
CIP Mahindra |
+31.007 |
14 |
11 |
LIVIO LOI |
BEL |
RW Kalex Honda |
+36.895 |
15 |
65 |
PHILIPP OETTL |
ALE |
SCHEDL GP KTM |
+43.651 |
16 |
98 |
KAREL HANIKA |
TCH |
FREUDENBERG KTM |
+57.814 |
17 |
19 |
GABRIEL RODRIGO |
ARG |
RBA KTM |
+1:01.428 |
18 |
42 |
MARCOS RAMÍREZ |
ESP |
WORLDWIDE Mahindra |
+1:04.134 |
19 |
6 |
MARÍA HERRERA |
ESP |
MH6 KTM |
+1:27.585 |
20 |
76 |
HIROKI ONO |
JAP |
KIEFER KTM |
+1:27.997 |
21 |
20 |
FABIO QUARTARARO |
FRA |
KIEFER KTM |
+1:33.942 |
22 |
3 |
FABIO SPIRANELLI |
ITA |
CIP Mahindra |
+1:34.610 |
23 |
58 |
JUANFRAN GUEVARA |
ESP |
RBA KTM |
+1:34.942 |
24 |
77 |
LORENZO PETRARCA |
ITA |
TEAM ITALIA Mahindra |
+2:08.319 |
|
55 |
ANDREA LOCATELLI |
ITA |
KIEFER KTM |
NC |
|
43 |
STEFANO VALTULINI |
ITA |
TEAM ITALIA Mahindra |
NC |
|
89 |
KHAIRUL IDHAM PAWI |
MAL |
TEAM ASIA Honda |
NC |
|
41 |
BRAD BINDER |
RSA |
RED BULL KTM AJO |
NC |
|
40 |
DARRYN BINDER |
RSA |
WORLDWIDE Mahindra |
NC |
|
21 |
FRANCESCO BAGNAIA |
ITA |
ASPAR Mahindra |
NC |
|
12 |
ALBERT ARENAS |
ESP |
SAXOPRINT Peugeot |
NC |
|
7 |
ADAM NORRODIN |
MAL |
SEPANG Honda |
NC |
|
44 |
ARÓN CANET |
ESP |
ESTRELLA GALICIA 0,0 Honda |
NC |
PADDOCK GP #42 RECEBE LUCAS DI GRASSI
.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;
|
|
function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)
var zoneid = (parent.window.top.innerWidth
document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);
Relacionado
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.