McPhee segura Ogura e vence corrida agitada da Moto3 em San Marino. Arenas cai

O piloto da SRT recebeu a bandeirada com 0s037 de frente para encerrar um jejum de vitórias que vinha desde o GP da França do ano passado. Líder do Mundial, Albert Arenas caiu quando faltavam duas voltas para o fim da corrida em Misano

John McPhee segurou Ai Ogura nos metros finais do GP de San Marino e da Riviera de Rimini deste domingo (13) para vencer pela primeira vez na temporada 2020 da Moto3. Tatsuki Suzuki completa o pódio de uma corrida agitada em Misano

Dono da pole, Ogura até largou bem, mas não conseguiu sustentar a liderança por muito tempo. Como sempre acontece com a classe menor, a disputa envolveu um grande pelotão, com muitas mudanças de liderança ao longo das 23 voltas no circuito Marco Simoncelli.

Gabriel Rodrigo chegou a ser protagonista do Circuito Marco Simoncelli, mas McPhee cresceu nas voltas finais para receber a bandeirada com 0s037 de frente para Ogura. Suzuki ficou 0s195 atrás do conterrâneo do Team Asia.

John McPhee venceu pela primeira vez no ano após largar em 17º (Foto: Reprodução)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram.

Jeremy Alcoba acabou na quarta colocação, 0s161 distante do pódio. Rodrigo caiu para sexto, à frente de Tony Arbolino. Jaume Masià também avançou na parte final da corrida e foi o sétimo.

Romano Fenati recebeu a bandeirada 0s928 atrás de McPhee para aparecer em oitavo, quebrando a sequência de sete Honda nas primeiras posições. Dennis Foggia foi o nono, com Andrea Migno colocando uma única KTM no top-10.

Líder do Mundial, Albert Arenas sofreu um revés considerável na curva 3 com duas voltas para o fim. A roda dianteira da KTM quicou e o espanhol perdeu o controle, abandonando a disputa após uma queda.

Com o resultado em Misano, Arenas permanece com 106 pontos, mas agora tem só cinco de frente para Ogura na classificação. McPhee subiu para terceiro, à frente de Arbolino, Vietti, Rodrigo, Raúl Fernández, Masià e Foggia. A Honda lidera o Mundial de Construtores com 13 pontos de frente para a KTM. A Aspar comanda a disputa do Mundial de Equipes.

Saiba como foi o GP de San Marino e da Riviera de Rimini de Moto3:

Seguindo o clima de todo o final de semana, quando a Moto3 alinhou no grid, o tempo estava aberto e calor, com o termômetro batendo os 28ºC e o asfalto já chegando a 32ºC. O vento soprava a 16 km/h.

Ai Ogura foi quem alinhou na pole-position na menor das classes pela primeira vez em sua carreira, se tornando o quarto japonês a conseguir uma posição de honra do grid na classe. O piloto se junta a Tatsuki Suzuki, Hiroki Ono e Ayumu Sasaki.

Ainda, é a quarta pole de um competidor nipônico na temporada. Esse é o maior número em uma categoria de base desde o campeonato de 2001, quando Youchi Ui conseguiu sete. Ainda, é a quarta vez que a Honda sai na frente em 2020.

Quem largou da segunda colocação foi Gabriel Rodrigo, sua quarta primeira fila neste ano. O piloto busca o segundo pódio da carreira – o primeiro aconteceu na Catalunha, e 2018.

Tastuki Suzuki começou a prova em Misano da terceira colocação, a sexta vez na temporada em que saiu da primeira fila do grid. Junto com o GP da Andaluzia, em Jerez, é a segunda vez que dois pilotos japoneses largaram entre os três primeiros.

Largada autorizada em Misano e Ogura conseguiu manter a ponta nos primeiros pontos, mas logo foi superado por Suzuki, que saltou para a primeira colocação, com Rodrigo se colocando no segundo posto.

Ainda no início da prova, três pilotos se envolveram em um incidente na curva 4. Sergio García, tentou consumar a ultrapassagem em cima de Raúl Fernández, mas tocou no espanhol e acabou levando Celestino Vietti junto, com o abandono do trio.

Após o primeiro giro Ayumu Sasaki, que aparecia na 13ª colocação, e Darryn Binder, o 11º, eram os nomes dos dois que mais ganharam terreno, subindo oito posições cada. Quem também subiu bastante foi o líder Albert Arenas, com sete. Com 1min42s752, Binder era quem sustentava o giro mais rápido da prova no momento.

Na ponta do pelotão, as coisas estavam bastante apertadas. Enquanto Suzuki ainda estava na primeira colocação, Ogura subiu para segundo, deixando Rodrigo para trás. O argentino ainda precisava lidar com a pressão de Tony Arbolino, que se colocou em quarto.

Restando 20 giros para a bandeira quadriculada, Suzuki começou a perder terreno, primeiro ultrapassado por Gabriel e depois perdendo o segundo posto para Arenas, caindo para terceiro. O japonês chegou a conseguir fazer ultrapassagem dupla para assumir a liderança, mas logo foi superado novamente. O primeiro grupo do pelotão contava com nove pilotos separados por 0s951.

Alonso López e Sasaki foram outros dois pilotos que se envolveram em um enrosco durante a prova. Na curva 8, os pilotos acabaram indo ao chão, com o japonês levando a pior e ficando no chão em aparente dor, enquanto o espanhol logo subiu de volta na moto.

Com 211 km/h, Binder vinha como o piloto com maior velocidade no circuito Marco Simoncelli. O sul-africano chegou a se colocar na primeira colocação, mas logo caiu para terceiro. Rodrigo e Arbolino vinham nos dois primeiros postos.

Com 12 voltas para o final, Binder vinha na primeira colocação, com Rodrigo em segundo e Suzuki em terceiro, mas com a proximidade do primeiro bloco, logo o sul-africano foi superado pelo argentino. 0s536 separavam o primeiro e o quinto colocados.

Apenas em 13º, John McPhee era o piloto mais rápido na pista. Entretanto, o escocês tinha ainda dez voltas para tentar escalar o pelotão e se colocar nas primeiras colocações. O piloto estava 1s059 do primeiro colocado.

Albert Arenas perdeu terreno na disputa pelo título (Foto: Reprodução)

Então, em um grande golpe de má sorte, Binder acabou sofrendo um acidente na curva 6 quando estava na segunda colocação. O piloto da CIP sofreu um highside e foi jogado ao chão na frente de Foggia, que bateu na moto do adversário e despencou para 12º.

Quem se colocou na briga pelas colocações do pódio foi Jaume Masià, que cresceu na parte final e aparecia em segundo. Albert Arenas, líder da classificação, também apareceu na ponta e era o quarto colocado.

Masià logo bateu Rodrigo para liderar o pelotão com apenas seis voltas para o fim. Rodrigo era o segundo, seguido por Suzuki, Arenas, McPhee, Ogura, Arbolino, Romano Fenati, Jeremy Alcoba e Foggia.

McPhee conseguiu escalar o pelotão e era o primeiro colocado com três voltas para a bandeira quadriculada. Mas o piloto da SRT não manteve a posição por muito tempo, pois logo foi superado por Masià e Suzuki, ficando em terceiro.

Em uma grande reviravolta para o campeonato, o atual líder da classificação Albert foi ao chão com apenas dois giros para o final. Na curva 3, o piloto sofreu um highside e foi parar na caixa de brita. Deniz Öncü precisou sair do traçado para desviar da moto do adversário.

Os últimos metros estavam bastante movimentados em Misano. McPhee conseguiu se colocar na primeira colocação, mas precisou lidar com pressão de Ogura, Suzuki e Alcoba, que vinham logo na sequência, Ai também se recuperou após perder terreno. Na última curva, cinco pilotos estavam em um bolo quase lado a lado.

Bandeira quadriculada no circuito Marco Simoncelli e McPhee conseguiu a vitória. Ogura tentou dar o bote final usando o vácuo do piloto, mas cruzou a linha de chegada em segundo apenas 0s037 atrás. Suzuki foi o terceiro.

Moto3 2020, GP de San Marino e da Riviera de Rimini, Misano, Final:

1J MCPHEESIC HONDA39:48.95223 voltas
2A OGURAAsia Honda+0.037 
3T SUZUKISIC58 Honda+0.232 
4J ALCOBAGresini Honda+0.393 
5G RODRIGOGresini Honda+0.490 
6T ARBOLINOSnipers Honda+0.543 
7J MASIÀLeopard Honda+0.833 
8R FENATIMAX Husqvarna+0.928 
9D FOGGIALeopard Honda+0.976 
10A MIGNOVR46 KTM+1.121 
11N ANTONELLISIC58 Honda+1.554 
12R YAMANAKAEstrella Galicia 0,0 Honda+1.691 
13R ROSSIRBA KTM+1.921 
14S NEPAAspar KTM+1.961 
15C TATAYAvintia KTM+2.239 
16D ÖNCÜTech3 KTM+3.927 
17K TOBARed Bull KTM Ajo+8.517 
18D PIZZOLIRBA KTM+11.399 
19J DUPASQUIERPrüstel KTM+11.679 
20F SALACSnipers Honda+11.835 
21K PAWISIC Honda+18.331 
22M KOFLERCIP KTM+18.598 
23Y KUNIIAsia Honda+18.891 
24B BALTUSPrüstel KTM+41.938 
25S GARCIAEstrella Galicia 0,0 Honda+1:01.077 
 A ARENASAspar KTMNC 
 D BINDERCIP KTMNC 
 A SASAKITech3 KTMNC 
 A LÓPEZMAX HusqvarnaNC 
 R FERNANDEZRed Bull KTM AjoNC 
 C VIETTIVR46 KTMNC 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.