Mercado chave para indústria, Indonésia negocia para entrar no calendário do Mundial de Motovelocidade em 2017

Representantes da Dorna, promotora do Mundial de Motovelocidade, se reuniram com o governo da Indonésia para discutir a realização de uma etapa no circuito de Sentul em 2017

A Dorna, promotora do Mundial de Motovelocidade, se reuniu com representantes do governo da Indonésia e do autódromo de Sentul para discutir a realização de uma etapa no país a partir de 2017. O encontro aconteceu na última quarta-feira (20) e contou a presença de Carmelo Ezpeleta, diretor-executivo da empresa espanhola, e Javier Alonso, diretor de eventos.
 
O GP da Indonésia aconteceu pela última vez em 1997, quando Valentino Rossi venceu a etapa das 125cc em Sentul e Tadayuki Okada subiu ao topo do pódio nas 500cc.
Dani Pedrosa esteve na Indonésia em 2010 (Foto: Repsol)
“Para nós, é um grande prazer estar aqui”, disse Ezpeleta em uma coletiva de imprensa. “A Indonésia está nos nossos planos há muito tempo. Este é um grande país com um enorme crescimento no setor de vendas de motocicletas. É um país importante para nós”, frisou o dirigente.
 
 “Estamos aqui porque o governo indonésio está interessado em receber uma corrida da MotoGP. Nós explicamos as exigências de infraestrutura necessárias que devem ser atendidas, inclusive um circuito homologado”, contou. “É possível que o país atinja a meta de receber a MotoGP. Mas a Indonésia terá a corrida se cumprir todas as exigências”, reforçou.
 
Ezpeleta afirmou que recebeu informações completas do governo da Indonésia, aprovou a proposta do país e pediu para que o circuito seja preparado.
 
“O circuito de Sentul precisa de muitas melhorias”, indicou Carmelo. “É possível para a Indonésia melhorar ou é preciso construir um novo circuito? Nós esperamos que o governo possa tratar isso imediatamente. O que é certo é que vamos oferecer o apoio necessário para tornar este evento um sucesso”, completou.
 
Ministro do Turismo da Indonésia, Arief Yahya ressaltou que as duas partes demonstraram interesse em realizar uma etapa do Mundial em 2017 e que um Memorando de Entendimento (MoU), um acordo de cooperação de troca de informações, será assinado nos próximos três meses. 
 
“Não há um contrato assinado hoje, mas o que é certo é que as duas partes estão interessadas e receber a MotoGP na Indonésia. Vamos torcer para que o Dia Nacional do Despertar possa se tornar um marco para que a Indonésia receba a MotoGP”, declarou.
 
No dia 20 de maio, data do evento com a Dorna, o país celebra o Dia Nacional do Despertar, que representa a criação do primeiro grupo nacionalista da Indonésia, o Budi Utomo, em 1908.
Yamaha levou Rossi e Lorenzo para a Indonésia em 2014 (Foto: Yamaha)
Tinton Soeprapto, diretor do Autódromo Internacional de Sentul, se mostrou animado com a ideia e garantiu que fará o que for preciso para atender as exigências da FIM (Federação Internacional de Motociclismo).
 
“Vamos construir esse plano juntos. Sem a sua ajuda, é impossível que isso aconteça”, convocou.
 
 
O circuito permanente de Sentul, localizado em Babakan Madang, em Bogor, tem 4.02 km e um total de 11 curvas.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.