Michelin adota alocação “ampla e flexível” para estreia da MotoGP em Balaton Park

Com informações coletadas em simulações e testes, a Michelin optou por uma “ampla e flexível” alocação de pneus para o GP da Hungria deste fim de semana

A Michelin tentou cobrir todas as bases com a alocação de pneus para o GP da Hungria deste fim de semana. Às vésperas da estreia em Balaton Park, a montadora francesa se baseou em simulações e testes e optou pelo que definiu como uma alocação “ampla e flexível”.

De acordo com a Michelin, testes feitos durante o verão com os pilotos de testes mostraram que Balaton Park tem boa aderência e um consumo limitado de pneus, mas a alta temperatura da pista cria dificuldades significativas para o calçado.

Chefe da divisão de esportes a motor em duas rodas da Michelin, Piero Taramasso ponderou que os testes sempre trazem resultados mais brandos e, por isso, é preciso encarar os dados com cautela.

“O GP da Hungria é um evento histórico, já que marca a primeira vez que a MotoGP vai correr no Balaton Park. É um circuito que ainda não conhecemos perfeitamente, mas fizemos simulações e, mais importante, testes há algumas semanas. Isso nos permitiu coletar dados, ainda que saibamos que os pilotos oficiais sempre forçam mais e estressam os pneus muito mais em condições de corrida”, disse Taramasso. “O layout não é extremamente rápido, mas inclui muitas zonas de aceleração, áreas de frenagens fortes e setores mais lentos. Isso gera muito estresse térmico nos pneus, especialmente em meados de agosto, quando as temperatura da pista podem atingir de 55 a 60°C”, seguiu.

Balaton Park estreia no calendário da MotoGP neste fim de semana (Foto: Instagram/@balatonpark)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

“Estamos levando uma alocação completa: três simétricos dianteiros (macios, médios e duros) e três assimétricos traseiros com o lado esquerdo reforçado. Esta é uma escolha ampla e flexível que deve permitir que os pilotos e equipes possam identificar rapidamente a melhor combinação a partir de sexta-feira e otimizar o acerto deles para lidar com a corrida”, completou.

Em caso de chuva, os pilotos terão pneus macios e médios a disposição.

MotoGP volta a acelerar no próximo fim de semana, entre 22 e 24 de agosto, no GP da Hungria, direto do Balaton Park, 14ª etapa da temporada 2025. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

📩 NEWSLETTER GP

Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!