Michelin “cria incertezas” no GP das Américas com “novos compostos de borracha”

Piero Taramasso explicou que a Michelin vai levar para Austin novos compostos, o que deve criar “algumas incertezas” para o GP das Américas. Dirigente previu aderência baixa e superfície irregular no traçado norte-americano

A Michelin optou por levar novos compostos para o GP das Américas deste fim de semana. A fábrica francesa destacou que, apesar da experiência com a pista de Austin, o uso de uma nova borracha vai criar “algumas incertezas”.

O circuito texano tem uma particularidade importante, já que a instabilidade do solo resulta em muitas ondulações. Por isso, Austin fez novos recapeamentos, mas em alguns trechos da pista: na curva 2, entre a 9 e a 11, na 12 e entre a 16 e a 19.

“Conhecemos muito bem o Circuito das Américas, mas estamos levando novos compostos de borracha este ano, o que cria algumas incertezas”, disse Piero Taramasso, chefe da Michelin. “Por um lado, sabemos que a aderência será baixa, e que a superfície será irregular em algumas áreas”, seguiu.

“Baseados nos nossos dados e levando em conta a configuração do circito, nós escolhemos pneus simétricos na dianteira, em três compostos — macio, médio e duro —, e duas opções assimétricas para a traseira, macios e médios”, anunciou. “O lado direito do pneu traseiro será mais duro, mas isso não é para compensar o número de curvas, mas por causa da sequência de três curvas para a direita — 16, 17 e 18 —, o que gera um estresse grande nos pneus. Nossa meta é oferecer o pacote técnico perfeito aos nossos parceiros, que quebraram inúmeros recordes nesta pista no ano passado e que, claro, tendem a tentar fazer isso outra vez, parcialmente por causa dos nossos pneus”, encerrou.

Austin recebe a MotoGP neste fim de semana (Foto: Divulgação/MotoGP)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

MotoGP volta à pista entre os dias 12 e 14 de abril, para o GP das Américas, em Austin, terceira etapa do campeonato de 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.