Michelin fala em “preparação ligeiramente diferente” para Assen, mas prevê corrida disputada

Chefe da divisão de esportes a motor em duas rodas da Michelin, Piero Taramasso afirmou que o GP da Holanda exige uma preparação “ligeiramente diferente”. Ainda assim, dirigente apostou em uma corrida disputada e rápida

O Mundial de Motovelocidade desembarca neste fim de semana em Assen para a oitava etapa da temporada 2019. E, desta vez, a Michelin precisou de uma preparação “ligeiramente diferente”, ainda que tenha mantido a tradicional alocação de pneus slicks macios, médios e duros.
 
Palco de corridas memoráveis, como a do ano passado, por exemplo, Assen tem um desequilíbrio gritante na distribuição de suas curvas, com seis para a esquerda e 12 para a direita. Pelas características do traçado, a Catedral é muito mais exigente com os pneus traseiros, que neste fim de semana, virão em versão assimétrica. 
Assen recebe o Mundial de Motovelocidade neste fim de semana (Foto: Michelin)
Paddockast #22
O que torna uma corrida de qualquer categoria legal? E chata?

“Assen é uma pista extremamente técnica e uma para a qual nos preparamos de uma maneira ligeiramente diferente”, disse Piero Taramasso, chefe do programa de esportes a motor em duas rodas da Michelin. “O pneu traseiro faz a maior parte do trabalho por conta das exigências das curvas rápidas e fluidas, então todos os pilotos precisam de uma boa e consistente aderência, já que o que fazem em uma curva pode influenciar o resto da volta”, seguiu.
 
“É também um circuito onde os pilotos gostam de forçar a corrida roda e com a consistência extra e a aderência que os pilotos estão fornecendo neste ano com a tecnologia que introduzimos nos compostos, esperamos poder usar essa dirigibilidade extra para produzir uma corrida disputada e rápida”, apontou. 
 
Neste fim de semana, a previsão do tempo é de sol, com a chance de chuva ficando apenas em 10%. Os pneus de chuva, porém, estarão presentes, com macios e médios separados para a dianteira e extramacios e macios ― o último em versão assimétrica ― preparados para a traseira.
 
“Assen é também uma pista onde o clima pode mudar rapidamente e desempenhar um papel importante, então precisamos estar preparados para isso. Fizemos uma corrida lá no molhado desde que voltamos à MotoGP e os pneus funcionaram realmente bem”, lembrou Taramasso. “Desde então, os compostos melhoraram, então, se for no molhado, esperamos uma corrida igualmente apertada e emocionante, como esperamos no seco”, concluiu.
O GP da Holanda de MotoGP está marcado para o domingo, às 9h (de Brasília). O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.