MotoGP ajusta calendário e encaixa GP do Cazaquistão na vaga do adiado GP da Índia

Adiado no início do mês por conta da emergência climática na região da Ásia Central, o GP do Cazaquistão voltou ao calendário de 2024 para ocupar a vaga deixada aberta pela Índia. Será a estreia de Sokol no Mundial de Motovelocidade

O GP do Cazaquistão está de volta ao calendário. Minutos depois de confirmar o adiamento do GP de Índia para o início da temporada 2025, a MotoGP confirmou os rumores e anunciou que a prova de Sokol será realizada em 22 de março, quando estava prevista a disputa em Buddh.

No início do mês, a MotoGP havia anunciado o adiamento da estreia no Cazaquistão por causa da emergência climática que atingiu a região da Ásia Central, provocando grandes inundações no país.

“A FIM [Federação Internacional de Motociclismo], a IRTA [Associação Internacional das Equipes de Corrida] e a Dorna Sports podem anunciar novas datas para o GP do Cazaquistão de 2024”, disse a MotoGP. “Enchentes na região fizeram com que o evento fosse adiado de junho”, seguiu.

“O GP inaugural do Cazaquistão agora vai acontecer entre 20 e 22 de setembro, como primeira corrida da perna asiática do calendário de 2024 da MotoGP”, completou.

Circuito de Sokol, no Cazaquistão é uma das novidades da programação de 2024. Mas vai rolar? (Foto: Divulgação/MotoGP)

Oficialmente, o GP da Índia foi transferido para 2025 por causa de “considerações operacionais”, já que o calor extremo causou problemas no ano passado. No entanto, a imprensa indiana cita falta de pagamentos a fornecedores e a própria Dorna.

Procurada pelo GRANDE PRÊMIO no início do mês, a organização do GP da Índia chegou a assegurar a realização do evento em 2024 e destacou que os pagamentos serão feitos após o dia 4 de junho, quando acontecem as eleições no país, mas que até lá eles estão suspensos por uma lei.

Também questionada pelo GP na época, a Dorna se limitou a dizer que era preciso “esperar e ver o que aconteceria”.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

MotoGP 2024, Calendário revisado:

DATAETAPACIRCUITO
10/3GP DO CATARLUSAIL
24/3GP PORTUGALPORTIMÃO
7/4GP DA REPÚBLICA ARGENTINATERMAS DE RÍO HONDO
14/4GP DAS AMÉRICASAUSTIN
28/4GP DA ESPANHAJEREZ DE LA FRONTERA
12/5GP DA FRANÇALE MANS
26/5GP DA CATALUNHABARCELONA-CATALUNHA
2/6GP DA ITÁLIAMUGELLO
30/6GP DA HOLANDAASSEN
7/7GP DA ALEMANHASACHSENRING
4/8GP DA GRÃ-BRETANHASILVERSTONE
18/8GP DA ÁUSTRIARED BULL RING
1/9GP DE ARGAÃOMOTORLAND
8/9GP DE SAN MARINO E DA RIVIERA DE RIMINIMISANO
22/9GP DA GP DO CAZAQUISTÃOSOKOL
29/9GP DA INDONÉSIAMANDALIKA
6/10GP DO JAPÃOMOTEGI
20/10GP DA AUSTRÁLIAPHILLIP ISLAND
27/10GP DA TAILÂNDIACHANG
3/11GP DA MALÁSIASEPANG
17/11GP DA COMUNIDADE VALENCIANARICARDO TORMO

MotoGP volta a acelerar entre os dias 31 de maio e 2 de junho para o GP da Itália, em Mugello, com a 7ª etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.