MotoGP cancela GP em Valência após tragédia e promete substituir local da decisão

As chuvas que tomaram conta de Valência e deixaram mortos e desaparecidos nesta semana fizeram com que a MotoGP decidisse cancelar a presença no local para a última rodada do campeonato. Categoria prometeu anunciar nova pista em breve

A MotoGP confirmou nesta sexta-feira (1º) o cancelamento do GP de Valência, programado para ser a última etapa da temporada 2024, após as fortes chuvas e as enchentes que assolaram parte da Espanha. Em comunicado, a categoria afirmou que não queria desviar recursos da área para a organização da corrida e prometeu o anúncio de uma rodada substituta, ainda sem local e data divulgados.

“A MotoGP permanece com a Comunidade de Valência depois das enchentes devastadoras que afetaram a área. Nossos corações estão com todos aqueles que foram perdidos e aos que perderam muito. Estamos em contato constante com as autoridades locais e o circuito para analisar melhor como podemos ajudar e como proceder. Temos uma responsabilidade com todas as regiões que corremos, algo que vai bem além do esporte e dos eventos”, explicou a categoria.

“Depois de comparar cuidadosamente o impacto da MotoGP em Valência em uma data alternativa com a garantia de que nenhum recurso seria desviado dos esforços de recuperação, o campeonato e as autoridades se viram obrigados a cancelarem o GP de Valência de 2024”, afirmou.

Disputando a penúltima etapa da temporada neste fim de semana, na Malásia, a MotoGP seguiu a Fórmula E e retirou as atividades do Circuito Ricardo Tormo, que teve os arredores significativamente afetado pelas enchentes. Em cerca de oito horas, choveu o esperado para um ano inteiro, segundo autoridades locais.

Circuito Ricardo Tormo teve o entorno destruído pelas chuvas (Foto: Reprodução)

“Ao invés de correr em Valência, a MotoGP vai correr por Valência. O campeonato vai se esforçar em apoiar os fundos de ajuda já existentes para garantir que nosso impacto positivo possa se conectar com área de um jeito que sirva melhor aos interesses das pessoas e das comunidades que fazemos parte há tanto tempo”, frisou.

“Nossos esforços vão continuar durante o GP da Malásia e na última rodada de 2024, com um novo local e data a serem anunciados. Fãs, atletas e paddock merecem uma final esportiva para a temporada 2024, e uma em que eles possam contribuir com as comunidades que visitamos. Qualquer nova informação sobre a última corrida será informada assim que possível”, finalizou a MotoGP.

MotoGP volta a acelerar ainda nesta sexta-feira (1), a partir de 23h50 (de Brasília), com a definição do grid de largada do GP da Malásia, em Sepang, penúltima etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.