MotoGP define Barcelona no lugar de Valência para decisão da temporada 2024

Alguns fatores pesaram para a escolha da MotoGP por Barcelona, sobretudo o financeiro das equipes da categorias de base. Diretor-esportivo Carlos Ezpeleta foi quem liderou a decisão pela nova sede

O circuito de Montmeló, em Barcelona, vai ser a sede da corrida final da MotoGP em 2024. Nesta sexta-feira (2), a Dorna, depois de conversas com o governo da Comunidade Valenciana, decidiu pela Catalunha para realizar o encerramento da temporada. Será na mesma data, entre 15 e 17 de novembro, algo que também vinha sendo especulado um adiamento em uma semana para acolher melhor a prova.

Pesou para a escolha da pista catalã pela popularidade entre o paddock, sobretudo as equipes de Moto2 e Moto3 que, nessa altura do campeonato, estão com o orçamento bastante apertado e ir para uma praça como Lusail, no Catar, seria um esforço financeiro inesperado e caro. Outro fator que jogou contra a pista catari é que, em 1º de dezembro, a Fórmula 1 chega ao país para a disputa de sua penúltima etapa da temporada.

Ao DAZN, Carlos Ezpeleta, diretor-esportivo da categoria, dá a mudança praticamente como certa. “Pedimos ao governo da Catalunha para que possamos realizar no circuito de Barcelona. Acreditamos que é a melhor escolha possível pela proximidade do que já tínhamos planejado e também pela logística. Acreditamos que essa pista poderá celebrar um evento por Valência e o final de temporada que a MotoGP merece”.

“A situação em Valência, como em parte da Espanha, é bem complicada. Pensamos não apenas no campeonato, mas que devemos algo a todos no mundo e no paddock, que merecem celebrar um último momento do ano. É muito importante para nós e para os torcedores”, acrescentou. Segundo a imprensa internacional, o número de mortos pelas enchentes na cidade subiu para 211, com quase 1.900 pessoas desaparecidas.

Francesco Bagnaia venceu a prova da Catalunha em maio (Foto: Ducati)

Com o acordo entre as duas partes, Ezpeleta reuniu-se com a Associação de Equipes (IRTA), para colocar na mesa a situação. Nas próximas horas, um protocolo deve ser estabelecido para o público que comprou ingressos para Valência. Nos dias seguintes, um teste oficial de pré-temporada 2025 será realizado em Barcelona, mantendo o cronograma que aconteceria na Comunidade. Ou seja, será a primeira vez que Marc Márquez anda com a Ducati oficial e Jorge Martín com a Aprilia.

Será a segunda passagem do Mundial de Motovelocidade em 2024 pela Catalunha. Em maio, a pole-position ficou com Aleix Espargaró, enquanto a vitória na corrida principal foi de Francesco Bagnaia.

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

MotoGP volta a acelerar neste domingo (3), a partir de 4h (de Brasília), com o GP da Malásia, em Sepang, penúltima etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.