MotoGP divulga calendário provisório para 2016, confirma entrada da Áustria e saída de Indianápolis

A FIM (Federação Internacional de Motociclismo) e a Dorna divulgaram nesta sexta-feira (11) o calendário provisório da temporada 2016. Programa confirma inclusão da Áustria e a saída de Indianápolis

A cobertura completa do GP de San Marino no GRANDE PRÊMIO

A FIM (Federação Internacional de Motociclismo) e a Dorna, promotora do Mundial de Motovelocidade, divulgaram nesta sexta-feira (11) o calendário provisório da temporada 2016. Como era esperado, o programa não traz grandes alterações em relação ao que foi feito neste ano, mas confirma a introdução de uma etapa na Áustria e a saída de Indianápolis.

 
Seguindo a tradição, o GP do Catar abre a temporada em 20 de março com sua prova noturna. Na sequência, o Mundial vai para a Argentina na primeira semana de abril, seguindo imediatamente para Austin.
Indianápolis deixa o calendário do Mundial em 2016 (Foto: Pons)
Em 24 maio, Jerez de la Frontera recebe o GP da Espanha, seguido pelas provas de França, Itália, Catalunha, Holanda, Alemanha e Grã-Bretanha. Em 14 de agosto, o Mundial realiza o GP da Áustria, no Red Bull Ring.
 
 República Tcheca vem na sequência, com San Marino, Aragão, Malásia, Japão, Austrália e Comunidade Valenciana completando a lista de 18 provas do ano.
 
Tão logo o calendário de 2016 foi divulgado, os responsáveis pela pista de Indianápolis emitiram um comunicado justificando a saída do Mundial, onde alegaram que os custos se tornaram muito elevados com a saída de Laguna Seca, o que acabou levando ao cancelamento da etapa.
 
“Este desfecho reflete os melhores interesses do Indianapolis Motor Speedway e da Dorna Sports”, disse J. Douglas Boles, presidente do circuito. “Nós estamos orgulhosos dos nossos esforços para aumentar o público nos anos recentes e receber de forma bem sucedida um evento esportivo e cultural verdadeiramente internacional. Também somos gratos à Dorna Sport por seu forte apoio e parceria desde 2008”, seguiu.
 
“Entretanto, chegou o momento de buscarmos outras oportunidades que tragam maiores resultados para o Speedway e para a economia de Indiana”, defendeu.
 
Diretor-executivo da Dorna, Carmelo Ezpeleta afirmou que é hora de uma pausa no relacionamento com Indianápolis, mas garantiu que a porta não está fechada para o futuro.
 
“Levar a MotoGP para Indianápolis foi uma experiência tremendamente recompensadora”, disse Carmelo. “A pista histórica, o profissionalismo e a calorosa recepção da comunidade produziram um evento anual que era aproveitado por todos. Embora as duas partes reconheçam que é hora de uma pausa nesta relação, a porta não está fechada para colaborações futuras caso as circunstâncias mudem”, completou.
 
Os torcedores que já adquiriram ingressos para o GP de Indianápolis de 2016 serão completamente reembolsados.

MotoGP, Calendário provisório de 2016:
 
DATA
ETAPA
CIRCUITO
20/mar
GP do Catar
LOSAIL
03/abr
GP da Argentina
TERMAS DE RÍO HONDO
10/abr
GP das Américas
CIRCUITO DAS AMÉRICAS
24/abr
GP da Espanha
JEREZ DE LA FRONTERA
08/mai
GP da França
LE MANS
22/mai
GP da Itália
MUGELLO
05/jun
GP da Catalunha
MONTMELÓ
26/jun
GP da Holanda
ASSEN
10/jul
GP da Alemanha
SACHSENRING
17/jul
GP da Grã-Bretanha
SILVERSTONE
14/ago
GP da Áustria
RED BULL RING
21/ago
GP da República Tcheca
BRNO
11/set
GP de San Marino e da Riviera de Rimini
MISANO
25/set
GP de Aragão
ARAGÃO
09/out
GP da Malásia
SEPANG
16/out
GP do Japão
MOTEGI
23/out
GP da Austrália
PHILLIP ISLAND
06/nov
GP da Comunidade Valenciana
RICARDO TORMO

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube