MotoGP divulga novo boletim sobre De Angelis, reitera quadro clínico estável e fala em “sinais neurológicos melhorados”

Quatro dias após o forte acidente sofrido no quarto treino livre para o GP do Japão, Alex de Angelis segue internado na UTI do Hospital Universitário Dokkyo. O quadro é considerado estável e o piloto já está acompanhado do pai e do irmão

A cobertura completa do GP da Austrália no GRANDE PRÊMIO

Alex de Angelis segue internado na UTI do Hospital Universitário Dokkyo, no Japão, após o forte acidente sofrido no quarto treino livre em Motegi. No boletim médico divulgado pela Ioda nesta quarta-feira (14), a equipe afirma que a condição do piloto é estável.
 
Ainda nos primeiros minutos do quarto treino livre, De Angelis sofreu uma queda no trecho entre as curvas 9 e 10 de Motegi, o que resultou na interrupção do treino em bandeira vermelha. Como é padrão no Mundial de Motovelocidade em casos de acidentes mais graves, a queda de Alex não foi exibida na TV.
Alex de Angelis está em estado estável na UTI do Hospital Dokkyo (Foto: Ioda)
O titular da Ioda recebeu atendimento ainda na pista e, pouco após ser levado ao centro médico do circuito de Motegi, foi transferido de helicóptero para Dokkyo Hospital, em Mibu. De Angelis foi, então, submetido a uma tomografia, que revelou uma contusão no pulmão.  Além disso, o piloto de 31 anos também fraturou três costelas, as vértebras torácicas T7, T8 e T9, a vértebra lombar L4 e teve fraturas nos processos transversos das vértebras torácicas T2, T4 e T8.
 
 “Hoje foi um dia tranquilo para Alex de Angelis no Hospital Universitário Dokkyo, em Mibu, no Japão”, disse a nota da equipe. “O piloto da Ioda agora está acompanhado pelo pai, Vinicio, e pelo irmão, William, que o apoiam na unidade de terapia intensiva do hospital japonês, junto com o Dr. Michele Zasa, da Clinica Mobile”, continuou.
 
“A condição clínica de Alex de Angelis depois da tremenda queda do TL4 do GP do Japão, em Motegi, é estável”, indicou. “Tanto o edema pulmonar, como o intracraniano está sendo observados de perto pelos médicos do Hospital Universitário Dokkyo. Amanhã, quinta-feira, 15 de outubro, serão realizados alguns testes específicos de mudanças metabólicas de De Angelis para checar o status do pulmão. Uma nova ressonância magnética será feita nos próximos dias para monitorar o edema intracraniano”, completou.
 
De acordo com o boletim divulgado pelo site da MotoGP, Alex “está completamente acordado, com sinais neurológicos melhorados. Por conta das contusão no pulmão que sofreu e que resultaram em uma quantidade de fluídos e sangue no pulmão, De Angelis agora está sob ventilação não invasiva, para poder facilitar a troca respiratória, que melhorou ao longo do dia”.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.