MotoGP fecha acordo com Kymiring e anuncia retorno do GP da Finlândia ao calendário a partir de 2019

A espera da Finlândia para voltar ao calendário do Mundial de Motovelocidade chegou ao fim: 2019 será o ano em que a MotoGP volta a correr no país de Jarno Saarinen. O anúncio foi feito por Carmelo Ezpeleta, diretor-executivo da Dorna, na manhã desta quarta-feira (2)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

35 anos passaram desde a última edição do GP da Finlândia do Mundial de Motovelocidade. Nesta quarta-feira (2), durante entrevista coletiva realizada na Helsinki Music House, a MotoGP anunciou que esta contagem anual tem data para acabar: o GP finlandês volta ao calendário da categoria a partir da temporada 2019. 

 
A antiga versão da prova escandinava era realizada na pista de Imatra. Desta feita, porém, as motos passarão pelo Kymiring, localizado na cidade de Litti. O complexo esportivo ainda está sob construção, mas já ganhou o aval da Dorna. Aliás, segundo a empresa detentora dos direitos da MotoGP, por volta de 100.000 pessoas são esperadas nos dias de evento. 
 
"É um grande prazer anunciar que temos um acordo com o Kymiring e iremos propor para a FIM que organizemos o GP da Finlândia para a temporada 2019. É um grande dia, porque faz tantos anos desde o GP de Imatra aqui na Finlândia, e estamos orgulhosos em anunciar esta nova pista", disse Carmelo Ezpeleta, diretor-executivo da Dorna. 
 
"A Finlândia é um local tradicional para o esporte a motor e já teve grandes pilotos no passado. Lembro de Jarno Saarinen e Mika Kallio, por exemplo. Os finlandeses entendem bem o esporte a motor, e acho que o Kimiring irá sediar eventos incríveis no futuro. O circuito é ótimo, rápido e seguro", seguiu.
Carmelo Ezpeleta (Foto: GEPA pictures/ Mario Kneisl)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Ezpeleta encabeçou um grupo que foi da entrevista coletiva para o circuito em construção para ver como anda o andamento das obras.

 
"A MotoGP é um dos esportes mais populares do mundo. O contrato de cinco anos feito com a Dorna tem um impacto significativo não apenas no esporte a motor finlandês, mas também em todo o país. A Finlândia tem uma boa reputação como organizadora de eventos internacionais. Um bom exemplo é o Rali da Finlândia do WRC. Uma corrida clássica e pilotos lendários, além de uma longa relação com a Dorna ajudaram na decisão de voltar com a corrida", falou Kari O. Sohlberg, presidente do conselho de diretores do Kymiring.
 
"É algo que sempre quisemos – agora é realidade", falou Timo Pohjola, diretor do projeto do Kymiring. "É uma pista desenhada com base na experiência da Finlândia no esporte a motor. Queremos fazer uma pista que seja especial e que deixe o mundo interessado no Kymiring. O primeiro campeão finlandês foi Jarno Saarinen, depois tivemos Keke Rosberg e Mika Häkkinen na F1 e daí por diante", encerrou.
 
Toni Mang, com uma Kawasaki, venceu a última edição do GP da Finlândia.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.