MotoGP substitui Catar e põe Tailândia como etapa de abertura das temporadas 2025 e 2026
A FIM (Federação Internacional de Motociclismo) anunciou o circuito de Buriram como palco da primeira etapa do campeonato nas próximas duas temporadas. Prova de 2025 foi agendada provisoriamente para 2 de março
A MotoGP já sabe onde vai iniciar as próximas duas temporadas. E não será no Catar. A FIM (Federação Internacional de Motociclismo) anunciou nesta quarta-feira (21) que o GP da Tailândia, em Buriram, será a abertura dos campeonatos de 2025 e 2026. A prova do próximo ano no circuito de Chang foi agendada provisoriamente para o fim de semana de 2 de março.
Nas últimas duas décadas, o Catar figurou como primeira prova do ano na maior parte do tempo. Ano passado, Lusail deixou de acomodar a etapa iniciar por conta de uma ampla reforma no autódromo, mas, agora, rumores indicam o Ramadã, mês sagrado dos muçulmanos, como causa.
Relacionadas
No calendário da MotoGP desde 2018, a Tailândia é um mercado chave para a indústria, já tem milhões de motos circulando pelo país. Além disso, a base de fãs da categoria é enorme, com mais de 800 mil pessoas comparecendo ao circuito no ano passado.
“Reconhecemos os inúmeros benefícios de ser a abertura da temporada. Isso representa uma oportunidade significativa de alavancar um evento esportivo de nível mundial para estimular a economia e gerar uma substancial receita em linha com a política de turismo esportivo”, disse Dr. Gongsak Yodmani, governador da Autoridade Esportiva da Tailândia.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
O dirigente apontou para o intenso movimento do mercado de pilotos como um atrativo a parte para a primeira corrida de 2025. Somkiat Chantra, aliás, pode ser o primeiro tailandês a correr na MotoGP, já que é cotado para uma vaga na LCR Honda.
“Um dos fatores que farão da temporada 2025 particularmente empolgante é movimento significativo dos pilotos entre as equipes. Isso, sem dúvida, vai cativar os fãs da MotoGP ao redor do mundo, já que eles estão muito ansiosos para ver pilotos de ponta em novas motos pela primeira vez no Circuito Internacional de Chang”, ponderou. “Depois de quase quarto meses de intervalo, essa será a corrida inaugural para mostrar a nova dinâmica das equipes. Além do mais, a Dorna, como organizador do evento, planeja promover extensivamente a abertura da temporada para aumentar a conscientização dos fãs ao redor do mundo. Isso vai aumentar a visibilidade da etapa tailandesa e estabelecê-la como uma parada obrigatória para os fãs da MotoGP ao redor do mundo”, avaliou.
“Em nome da Autoridade Esportiva da Tailândia, gostaria de expressão nossa sincera gratidão à Dorna Sports e garantir a eles que a Tailândia está totalmente preparada em todos os sentidos para receber a etapa de abertura nas temporadas 2025 e 2026”, encerrou.
Diretor-executivo da Dorna, Carmelo Ezpeleta se empolgou com a ideia de levar a abertura do campeonato para o Sudeste Asiático.
“Estamos muito empolgados em anunciar que a abertura das temporadas 2025 e 2026 será o GP da Tailândia, em Buriram. O Sudeste Asiático é um dos nossos mercados mais importantes, mas para o esporte quanto para as nossas fábricas e parceiros. A Tailândia desempenha um papel-chave nisso, e a paixão é nítida na enorme multidão que curte Buriram a cada ano. Sabemos que eles vão criar uma atmosfera incrível para o primeiro evento da temporada”, garantiu Ezpeleta. “Assim que Buriram entrou no calendário, virou um favorito instantâneo. É fácil entender o motivo: é um lugar fantástico para curtir a MotoGP, com um layout feito para mostrar o melhor das nossas intensas corridas — o que ficou comprovado com o show incrível que curtimos o ano passado. Estamos ansiosos para voltar no fim deste ano e em 2025 para uma histórica abertura de temporada”, encerrou.
Já há alguns anos, o Catar recebe, também, o último teste da pré-temporada do Mundial de Motovelocidade. A expectativa é de que a atividade também migre para a Tailândia por razões logísticas.
A MotoGP volta a acelerar entre 30 de agosto e 1º de setembro com o GP de Aragão, na Espanha, 12ª etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.