Na Garagem: Rainey cai em Misano e tem carreira encerrada de forma precoce após lesão na coluna

Aos 32 anos de idade, Wayne Rainey viu sua carreira chegar a um fim precoce por conta de um acidente em Misano. Na queda, o então piloto da Yamaha sofreu uma lesão na coluna e ficou paralisado do peito para baixo

5 de setembro marca um capítulo triste na história do Mundial de Motovelocidade. Há 25 anos, Wayne Rainey sofreu um acidente em Misano que encerrou precocemente sua carreira.
 
Tricampeão pela Yamaha em 1990, 1991 e 1992, o piloto de Los Angeles chegou para o GP da Itália na liderança do Mundial, 11 pontos à frente de Kevin Schwantz, e garantiu a segunda colocação no grid, atrás do pole Luca Cadalora. 
 
Na largada da 12ª das 15 etapas da temporada, Cadalora conseguiu manter a ponta apesar da ameaça constante de Wayne, que só deu conta de assumir o comando da prova na terceira volta.
Wayne Rainey fraturou vértebra em acidente em Misano (Foto: Reprodução)
Na abertura do décimo giro, porém, Rainey cometeu um pequeno erro na curva um, perdeu a traseira da YZR500 a mais de 190 km/h e caiu. Wayne foi jogado com força contra a brita, que tinha sido escavada de maneira profunda por conta de uma corrida de carros recente, e seguiu em uma série de piruetas em alta velocidade.
 
O então #1 foi prontamente atendido pelos médicos ― ainda com a corrida rolando, já que o GP não foi interrompido e terminou com a vitória de Cadalora ― e depois transferido ao hospital em Cesena.
 
Os médicos constataram que Wayne sofreu, além de uma perfuração de pulmão, uma lesão na sexta vértebra. O norte-americano passou um longo período hospitalizado, mas jamais conseguiu recuperar os movimentos e ficou paralisado do peito para baixo. Foi um fim trágico para uma bela carreira.
 
No total, Rainey disputou uma temporada nas 250cc em 1984 e outras seis entre 1988 e o acidente nas 500cc. Ao longo deste tempo, o californiano conquistou 24 vitórias ― todas na divisão principal ―, 65 pódios e 16 poles.
 
O circuito de Misano foi, então, removido do calendário do Mundial de Motovelocidade, para onde só voltou em 2007 após uma reformulação que viu, inclusive, a mudança no sentido da pista.
 
20 anos após o acidente, Rainey concedeu uma entrevista à publicação norte-americana ‘Cycle World’ e disse que nunca vai aceitar a maneira como sua carreira chegou ao fim.
 
“Eu nunca vou aceitar a maneira como as coisas acabaram, mas eu me ajustei ao que perdi e essa é a parte mais difícil”, contou. “Houve um momento em que eu senti muita falta das corridas, mas eu sinto falta da vida em geral”, desabafou.
 
Além de marcar para sempre a vida de Rainey, o acidente em Misano foi também decisivo para a conquista do único título de Schwantz. Por conta das circunstâncias, muitos questionaram o feito do texano, mas Wayne o vê como um campeão justo.
Wayne Rainey defendeu a Yamaha ao longo de toda a carreira no Mundial de Motovelocidade (Foto: Yamaha)
“Eu jamais diria que Kevin não teria vencido o campeonato, mesmo que tivesse terminado o ano sem o meu acidente”, declarou Rainey em 2003 à publicação australiana ‘MCNews’. “Kevin venceu o campeonato e eu não, e eu cometi um erro, então fui eu que errei, não Kevin”, frisou.
 
Depois do acidente, Wayne voltou ao paddock do Mundial por alguns anos para comandar um time da Yamaha nas 250cc. Além disso, o ex-piloto nunca perdeu a paixão pela velocidade e chegou a participar de algumas corridas de kart contra o ex-rival Eddie Lawson.
 
Hoje, Rainey é presidente do MotoAmerica, o campeonato que tenta dar nova vida ao motociclismo nos EUA.
 

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

 

 5 de setembro marca, também, uma história muito mais infeliz. Há oito anos, Shoya Tomizawa, então com 19 anos, morreu após sofrer uma queda na curva 11 de Misano durante a 12ª volta da corrida da Moto2 e ser atropelado por Alex de Angelis e Scott Redding, que não conseguiram desviar. 

 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.