No 100º GP, Márquez quebra escrita e vence pela 1ª vez em Jerez. Rossi segura Pedrosa e é 2º

Mais uma vez, Marc Márquez não encontrou rivais e passeou tranquilo para vencer pela quarta vez na temporada. Valentino Rossi segurou Dani Pedrosa e ficou com o segundo posto

A cobertura completa do GP da Espanha no GRANDE PRÊMIO
icone_TV Automobilismo na TV: a programação do fim de semana
As imagens deste domingo de Mundial de Motovelocidade em Jerez

Shuhei Nakamoto continua sorrindo de orelha a orelha. Acompanhando tudo diretamente dos boxes da Honda em Jerez de la Frontera, o vice-presidente executivo da HRC assistiu neste domingo (4) mais um passeio de Marc Márquez, que sumiu na ponta sem dar chances aos rivais.

 
De novo largando na pole, o campeão vigente da MotoGP superou um duelo com Valentino Rossi na primeira volta para começar seu tour por Jerez. Abrindo cada vez mais, o piloto de Cervera não viu mais os rivais e conduziu tranquilo para vencer a quarta seguida em 2014. Além da pole e da vitória, Marc também sai de Jerez como autor da melhor volta da corrida.
Shuhei Nakamoto segue rindo à toa com as conquistas de Marc Márquez (Foto: Repsol)
A classificação do Munial de MotoGP após o GP da Espanha

Rossi, por sua vez, fez uma excelente prova. Confirmando o bom ritmo exibido ao longo de todo o fim de semana, o italiano teve um ótimo início de corrida, mas sem chances de acompanhar o ritmo do jovem de 21 anos. 

 
Depois de suportar a pressão de Jorge Lorenzo, o multicampeão viu o companheiro de Yamaha ser batido por Dani Pedrosa e se tornou o próximo alvo do piloto da moto 26. Aproveitando a opção por calçar a frente da M1 com um pneu duro, o italiano tentou aumentar o ritmo, mas o rival logo conseguiu chegar. Nas últimas duas voltas, o ‘Doutor’ colocou em ação uma estratégia de defesa certeira e, sem erros, recebeu a bandeirada com 0s098 de vantagem para o adversário.
No dia em que completa 27 anos e 200 GPs no Mundial de Motovelocidade, Lorenzo não teve força para acompanhar o ritmo de Pedrosa e acabou fora do pódio, recebendo a bandeirada na quarta colocação, 7s012 atrás de Dani.
Valentino Rossi fez aposta certeira com pneu dianteiro (Foto: Yamaha)
Andrea Dovizioso também venceu um duelo nas voltas finais e ficou com o quinto posto, à frente de Álvaro Bautista que, além de aproveitar um erro de Aleix Espargaró, enfim conseguiu completar uma prova em 2014.
 
Bradley Smith cruzou a linha de chegada de Jerez na oitava colocação, à frente de Pol Espargaró. Stefan Bradl ficou com o décimo lugar.
Saiba como foi o GP da Espanha de MotoGP:
 
O domingo em Jerez de la Frontera começou com festa. No dia em que atinge a marca de 200 GPs no Mundial de Motovelocidade, Jorge Lorenzo também completa 27 anos.
 
Mas como a vida não é feita só de festa, o dia também reservou uma notícia chata para a Ioda. Depois de uma queda no warm-up, Danilo Petrucci fraturou o punho esquerdo e não vai correr na pista andaluz.
 
Assim como aconteceu ao longo de todo o fim de semana, as temperaturas altas predominaram em Jerez de la Frontera. Pouco antes da largada, os termômetros marcavam 28°C, com a pista atingindo a marca de 47°C. A umidade relativa do ar estava em 27%. A velocidade dos ventos era de 10 km/h.
Dani Pedrosa passou a maior parte da corrida atrás das duas Yamaha (Foto: Repsol)
Pela quarta vez na temporada, Marc Márquez tinha a pole, seguido por Lorenzo e Dani Pedrosa. Quarto no grid, Valentino Rossi tinha sua melhor posição de largada no ano, à frente de Aleix Espargaró, Andrea Dovizioso, Stefan Bradl, Pol Epsargaró, Bradley Smith e Álvaro Bautista.
 
Instantes antes da largada, os mecânicos tratavam de preparar todos os detalhes, especialmente dos pneus, tão vitais para a prova andaluz. Falando nos compostos, a Bridgestone, que só fica no Mundial até 2015, disponibilizou três tipos de compostos para o fim de semana: duro, médio e macio para os dianteiros, e médio, macio e extramacio para os traseiros. A borracha mais mole, claro, reservada para as motos que obedecem ao regulamento Aberto e também para as Ducati.
 
Atentos ao forte calor, a maior parte dos pilotos optou pelos pneus médios na frente, com exceção de Valentino Rossi, Bradley Smith e Scott Redding, que lançaram mão dos duros. Na traseira, a opção também foi pelos médios.
 
Quando as luzes se apagaram em Jerez, Márquez saiu bem, mas Dovizioso aproveitou a curva um para assumir a ponta. A alegria da Ducati durou pouco e Marc logo passou a frente, com Rossi em segundo.
Jorge Lorenzo completou 27 anos neste domingo (Foto: Yamaha)
Poucos metros depois, o multicampeão italiano assumiu a liderança, com Márquez em segundo e Lorenzo em terceiro. O líder do Mundial seguiu pressionando e tomou a ponta de Valentino, que deu o tocou poucos metros depois. 
 
Marc atacou por dentro e assumiu a ponta. Lorenzo tentou aproveitar, mas saiu da trajetória e quase perdeu a posição para Pedrosa. Alguns metros depois, Rossi tentou o ataque, mas Marc conseguiu defender a ponta.
 
Na ponta, Márquez começou a virar rápido, tentando escapar, mas Rossi vinha acompanhando o ritmo. Mas atrás, Pedrosa pressionava Lorenzo pelo terceiro posto. 
 
Na segunda volta da disputa, Márquez sustentava 0s474 de vantagem para Rossi. Lorenzo vinha 0s410 do companheiro de Yamaha, e à frente de Pedrosa, Dovizioso, Smith, Aleix e Iannone. 
 
O mais velho dos Espargaró conseguiu deixar Smith para trás e assumiu o sexto posto, tendo Dovizioso como próximo alvo. 
 
Ainda nos primeiros giros, Karel Abraham sofreu uma queda, mas conseguiu voltar para a pista. O tcheco, entretanto, caiu para a última colocação, mas abandonou algumas voltas mais tarde. Michele Pirro, por outro lado, caiu e não conseguiu voltar, mas não se feriu. 
 
Na ponta, Márquez continuava virando um ritmo forte e já tinha mais de 1s2 de vantagem para Rossi após apenas quatro voltas. Lorenzo seguia em terceiro, acompanhado de perto por Pedrosa, que virava 0s2 mais rápido. 
 
Voltando este fim de semana após uma cirurgia na mão para reparar uma fratura sofrida em Austin, Cal Crutchlow teve problemas com a Desmosedici e precisou abandonar a prova ainda na quinta volta.
Cal Crutchlow abandonou a prova com problemas na Desmosedici (Foto: Ducati)
Sem conseguir reduzir a vantagem de Márquez, Rossi agora tinha que se defender dos ataques de Lorenzo. Esperto, Pedrosa acompanhava o ritmo dos representantes de Iwata.
 
Completando o inferno da Ducati, Andrea Iannone caiu na curva 13 nas primeiras voltas da prova, mas conseguiu voltar. 
 
Com o passar das voltas, a vantagem de Márquez só ia aumentando e estava em 2s415 após sete voltas. Rossi vinha em segundo, apenas 0s185 à frente de Lorenzo. Pedrosa tinha 0s452 de atraso para o espanhol da Yamaha.
 
Caçando Rossi, Lorenzo conseguiu se afastar um pouco de Pedrosa, levando a diferença entre os dois para quase 0s5. Dovizioso aparecia em quinto, 1s018 à frente de Aleix. 
 
Exibindo um bom ritmo, Valentino vinha segurando Lorenzo com relativa facilidade, mas não conseguia reduzir o atraso para Márquez, que subiu para 3s304 após nove voltas.
 
Mais atrás, Álvaro Bautista conseguiu deixar Stefan Bradl para trás e assumir o oitavo posto. Bradley Smith era o próximo alvo do piloto da Gresini. 
 
Após 12 voltas, Márquez seguia passeando em Jerez, exibindo 4s124 de vantagem para Rossi. O italiano, por sua vez, conseguiu se livrar do companheiro de equipe, que vinha 0s986 atrás. Pedrosa, por outro lado, tinha se aproximado bem de Lorenzo, reduzindo o atraso para míseros 0s288.
 
Pressionado por Dani, Lorenzo tentou se aproximar um pouco mais de Rossi, mas nada que fosse o suficiente para o espanhol se tornar uma ameaça à posição do italiano. 
 
Melhor Ducati, Andrea Dovizioso seguia na quinta colocação. O italiano tinha 10s939 de atraso para Pedrosa, mas tinha Aleix Espargaró se aproximando para brigar pela posição.
 
Mais atrás, Bautista e Smith seguiam brigando, com o piloto da Gresini levando a melhor e ficando com a posição após uma ultrapassagem na última curva. Bradley tentou responder na curva um, mas o espanhol defendeu.
 
Mais atrás, Bradl errou na Dry Sack, mas não perdeu o nono posto já que Pol Espargaró, que vinha atrás, cometeu a mesma falha.
Aleix Espargaró foi o melhor entre os pilotos que obedecem ao regulamento Aberto (Foto: Mirco Lazzari/Forward)
Faltando 11 voltas para o fim, Márquez tinha 4s940 de vantagem para Rossi e continuava com seu tour pela região andaluz. Valentino, por sua vez, tinha conseguido aumentar ligeiramente a vantagem para Lorenzo, que também já estava mais distante de Pedrosa. 
 
Mais para trás, Stefan Bradl se defendia dos ataques de Pol Espargaró, que vinha embalado para lhe tomar a nona colocação. De tanto insistir, o mais novo dos Espargaró conseguiu deixar o titular da LCR para trás. Um pouco mais à frente, Aleix vinha encostando em Dovizioso para brigar pela quinta colocação. 
 
Sempre sob a mira de Pedrosa, Lorenzo reduziu a vantagem de Rossi para 0s746, mas a diferença voltou a aumentar na sequência. Dani, entretanto, chegou com tudo em Jorge e conseguiu passar com sete giros para o fim. 
 
Lorenzo não desistiu e continuou pressionando. Pedrosa, por sua vez, tentava reduzir a vantagem de Rossi, que estava 1s225 à frente. 
 
Dani não demorou para se livrar de Lorenzo e começou a reduzir significativamente a vantagem de Valentino, que caiu para 0s657 com cinco voltas para o fim. O italiano tentou se defender aumentando o ritmo, mas o espanhol da Honda seguia acompanhando seu passo.
 
Mais atrás, Aleix, enfim, chegou em Dovizioso e se colocou à frente, mas Andrea recuperou a quinta colocação. Espargaró insistiu, passou mais uma vez, mas perdeu para a velocidade de reta da Ducati. Na sequência, a frente da moto do catalão escorregou um pouco, facilitando a passagem de Bautista, que subiu para sexto.
 
Atento a movimentação, Rossi aumentou o ritmo e passou a virar mais rápido que os três ponteiros, reduzindo quase nada da vantagem de Márquez, mas controlando Pedrosa atrás. Com dois giros para o fim, Dani tinha 0s459 de atraso.
 
Pedrosa conseguiu chegar, prometendo uma briga boa para os metros finais. Mesmo com os pneus desgastados, Valentino e Dani seguiam firmes, com o italiano executando uma boa estratégia de defesa. No fim, o italiano cruzou a reta de chegada com 0s098 de vantagem para o espanhol.
 
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MotoGP, GP da Espanha, Jerez de la Frontera, Final:

 
1
93
MARC MÁRQUEZ
ESP
HONDA
45:24.134
27 voltas
2
46
VALENTINO ROSSI
ITA
YAMAHA
+1.431
 
3
26
DANI PEDROSA
ESP
HONDA
+1.529
 
4
99
JORGE LORENZO
ESP
YAMAHA
+8.541
 
5
4
ANDREA DOVIZIOSO
ITA
DUCATI
+27.494
 
6
19
ÁLVARO BAUTISTA
ESP
GRESINI HONDA
+27.606
 
7
41
ALEIX ESPARGARÓ
ESP
FORWARD
+27.917
 
8
38
BRADLEY SMITH
ING
TECH3 YAMAHA
+27.947
 
9
44
POL ESPARGARÓ
ESP
TECH3 YAMAHA
+29.419
 
10
6
STEFAN BRADL
ALE
LCR HONDA
+32.872
 
11
69
NICKY HAYDEN
EUA
ASPAR HONDA
+35.490
 
12
7
HIROSHI AOYAMA
JAP
ASPAR HONDA
+40.083
 
13
45
SCOTT REDDING
ING
GRESINI HONDA
+43.830
 
14
68
YONNY HERNÁNDEZ
COL
PRAMAC DUCATI
+52.295
 
15
8
HECTOR BARBERÁ
ESP
AVINTIA
+54.873
 
16
70
MICHAEL LAVERTY
ING
PAUL BIRD
+1:06.182
 
17
23
BROC PARKES
AUS
PAUL BIRD
+1:23.420
 
 
5
COLIN EDWARDS
EUA
FORWARD
+1 volta
 
 
29
ANDREA IANNONE
ITA
PRAMAC DUCATI
NC
 
 
63
MIKE DI MEGLIO
FRA
AVINTIA
NC
 
 
17
KAREL ABRAHAM
TCH
AB
NC
 
 
35
CAL CRUTCHLOW
ING
DUCATI
NC
 
 
51
MICHELE PIRRO
ITA
DUCATI
NC
 
 
 
 
 
 
 
 
POLE
MARC MÁRQUEZ
ESP
HONDA
1:38.120
162.2 km/h
VOLTA MAIS RÁPIDA
MARC MÁRQUEZ
ESP
HONDA
1:39.841
159.4 km/h
RECORDE
JORGE LORENZO
ESP
YAMAHA
1:39.565
159.9 km/h
MELHOR VOLTA
MARC MÁRQUEZ
ESP
HONDA
1:38.120
162.2 km/h
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Condições do tempo
 
PISTA SECA
ar: 28ºC | pista: 50ºC

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