No 129º GP da carreira, Aegerter bate Kallio por 0s09 na volta final da Moto2 em Sachsenring e vence pela 1ª vez

Dominique Aegerter furou a defesa de Mika Kallio na volta final em Sachsenring e conquistou sua primeira vitória no Mundial no GP de número 129. Simone Corsi bateu Tito Rabat na volta final e completa o pódio

 A cobertura completa do GP da Holanda no GRANDE PRÊMIO
As imagens deste domingo de Mundial de Motovelocidade em Sachsenring
icone_TV  Automobilismo na TV: a programação do fim de semana

A Moto2 voltou ao passado neste domingo (12). Depois de algumas provas pouco disputadas em 2014, o GP da Alemanha foi definido na última volta, com Dominique Aegerter chegando ao seu primeiro triunfo no Mundial no GP de número 129.
 
Depois de conquistar sua primeira pole, o suíço foi superado por Mika Kallio ainda nas voltas iniciais. Com um ritmo fortíssimo, o piloto da Marc VDS dominou a corrida praticamente toda, mas sempre pressionado pelo rival da Technomag.
Dominique Aegerter conquistou sua primeira vitória no Mundial em Sachsenring (Foto: Getty Images)
A classificação da Moto2 após o GP da Alemanha

Com quatro voltas para o fim, Aegerter conseguiu tomar a ponta, mas Kallio seguiu colocado, buscando um espanco para reagir. Não demorou, Mika retomou a liderança, mas Dominique não se entregou. 

 
Tendo nas mãos a chance de sua primeira vitória, o suíço recortou a diferença e colou em Kallio para passar no fim do mergulho e receber a bandeirada com 0s091 de vantagem.
Além de o vencedor ser definido nos metros finais, a última vaga do pódio também ganhou um novo dono nos metros finais. Na última curva, melhor dizendo. Colado em Tito Rabat, Simone Corsi passou e recebeu a bandeirada com 0s152 de vantagem para o líder do Mundial. 
 
Maverick Viñales também fez uma excelente corrida e vinha envolvido na briga pelo pódio nos metros finais. O espanhol, no entanto, foi um pouco atrapalhado pela wild-card Nina Prinz e ficou com o quinto posto, à frente de um não menos brilhante Franco Morbidelli. 
 
O piloto italiano, que leva a bandeira brasileira no capacete, mostrou um desempenho excelente na prova alemã, chegando inclusive a brigar pelo pódio. 
 
Randy Krummenacher garantiu a sétima posição, à frente de Mattia Pasini e Tom Lüthi. Xavier Siméon completa a lista dos dez melhores.
Com o resultado, Rabat chegou aos 170 pontos, agora 19 a mais que Kallio. Viñales vem em terceiro, com 50 pontos de atraso. Aegerter tem a quarta colocação no Mundial, com Corsi fechando o top-5.
 
Saiba como foi o GP da Alemanha de Moto2:
 
Apesar do céu bastante nublado, a chuva continuava longe de Sachsenring na hora da largada da Moto2. Mesmo sem a presença do sol, a temperatura subiu discretamente, chegando aos 22°C. Na pista, por outro lado, os termômetros indicavam um aumento maior da temperatura, que chegou aos 34°C.
 
No 129º GP da carreira, Dominique Aegerter encerrou um longo jejum para faturar em Sachsenring sua primeira pole-position. Mika Kallio tinha o segundo posto, à frente de Tito Rabat. Jordi Torres abria a segunda fila, à frente de Simone Corsi e Johann Zarco. Tom Lüthi, Alex de Angelis, Randy Krummenacher e Xavier Siméon fechavam a lista dos dez primeiros no grid.
Mika Kallio não escondeu a decepção com o resultado deste domingo (Foto: Marc VDS)

Quando as luzes se apagaram, Aegerter manteve a frente, seguido por Kallio, Torres e Rabat. Morbidelli vinha em quinto, à frente de Zarco, Siméon, Corsi, Lüthi e De Angelis. 

 
Ainda na primeira volta, Kallio conseguiu tomar a ponta, abrindo uma ligeira vantagem para Aegerter. Pouco depois, Torres passou Dominique na curva 12, que caiu para terceiro.
 
O suíço logo conseguiu reagir e recuperou a posição perdida para o piloto da Aspar na curva um, mas já tinha 0s513 de atraso para Kallio. Corsi vinha em quarto, à frente de Morbidelli e Rabat. 
 
Na terceira volta, Corsi atacou Torres e assumiu a terceira posição, deixando o espanhol para se defender de Rabat e Morbidelli. O piloto da Marc VDS chegou a passar o rival da Italtrans, mas abriu a trajetória e acabou perdendo a posição.
 
Ameaçado, Franco partiu para cima de Torres e assumiu o quarto posto. Alguns metros depois, Jordi escreveu um novo capítulo no pesadelo de 2014 da Aspar e sofreu um forte high-side na curva 8, abandonando a disputa.
 
Na frente, Kallio seguia na liderança, mas com Aegerter registrando as melhores voltas da disputa, a diferença entre os dois era de 0s145. Corsi vinha em terceiro, à frente de Morbidelli, Rabat e Zarco. 
 
Exibindo um bom ritmo ao longo de todo o fim de semana, o experiente finlandês tratou de aumentar ligeiramente a vantagem, levando a diferença para 0s364.
 
Mais atrás, Rabat pressionava Morbidelli, que se defendia atacando Corsi. Sempre levando a bandeira brasileira no capacete, Franco atacou por fora e subiu para terceiro, mas levou o troco pouco depois. 
 
Na oitava volta, Jonas Folger teve problemas e abandonou, levando a Kalex para os boxes da Argiñano & Ginés. Enfim um lugar onde a Alemanha não ganha de goleada!
 
Ainda com muitas voltas pela frente, Maverick Viñales surgia em oitavo. Depois de um fim de semana bem ruim, era uma surpresa ver o espanhol dentro do top-10.
Maverick Viñales também não se preocupou em esconder a decepção com a retardatária Nina Prinz (Foto: Pons)
Enquanto Aegerter seguia perseguindo Kallio, Corsi e Morbidelli bailavam pelo terceiro posto. O piloto da Italtrans chegou a se colocar na frente mais uma vez, mas levou o troco pouco depois. Em quinto, Rabat ensaiou a ultrapassagem, mas Franco conseguiu manter a frente. 
 
Nem aí para a fama de Rabat, Morbidelli seguia defendendo bem a posição, mas o insistente espanhol conseguiu passar e se instalar em quarto. Zarco vinha em sexto, à frente de Viñales, De Angelis, Pasini e Krummenacher.
 
Sem demora, Maverick passou Zarco e assumiu a sexta posição. O piloto da Pons tinha 1s068 de atraso para Morbidelli. 
 
Vendo sua vantagem na liderança do Mundial diminuir, Rabat atacou e passou Corsi, assumindo o terceiro posto.
 
Pouco depois, Zarco caiu e a Suter da Caterham pegou fogo! Bem rápido, aliás. O francês, entretanto, escapou ileso. 
 
O incêndio na moto da Caterham encheu a curva 12 – palco de muitos acidentes de fumaça, mas não o bastante para atrapalhar os pilotos. Kallio seguia líder, à frente de Aegerter, Corsi e Rabat. Morbidelli era o quinto, 0s372 à frente de Viñales.
 
Com um ritmo fortíssimo, Viñales vinha descontando mais e mais a diferença para Morbidelli. Na ponta, Aegerter tentou atacar, mas Kallio fechou a porta direitinho. 
 
Teimoso, Rabat atacou Corsi mais uma vez e passou. Simone tentou reagir na curva 13, mas não conseguiu. Colado no pelotão, Maverick também já começava a ameaçar Morbidelli.
 
Na frente, Aegerter intensificou a pressão, mas frio, como todo bom finlandês, Kallio defendia a ponta sem maiores problemas. Vale lembrar que os dois fizeram a mesma opção de pneus: médio na frente e superduro atrás.
 
No final da 20ª volta, Maverick atacou Franco e passou, assumindo o quinto posto, 0s274 atrás de Corsi, o terceiro colocado. Com um ritmo forte, o piloto da Pons passou a mirar Simone, que tinha 0s202 de vantagem. 
 
Com sete voltas para o fim, Jonas Folger também abandonou sua prova de casa. A vida não tá fácil para os atletas da Alemanha!
 
Com seis giros para o fim, na decida da curva 11, a moto de Alex de Angelis ficou no meio da pista após uma queda. Com uma boa visão do circuito, os pilotos conseguiram evitar um acidente maior e os fiscais entraram na pista para liberar a linha.
 
Na passagem seguida, Viñales tentou atacar Corsi, mas não conseguiu passar. Morbidelli acompanhava tudo de um lugar privilegiado. 
 
Na frente, Kallio defendia a ponta, mas acabou superado por Aegerter na abertura do 25º giro. O finlandês tinha quatro voltas para reagir.
Tito Rabat perdeu a vaga no pódio na última curva (Foto: Marc VDS)
Mika seguiu próximo, procurando um espaço para furar a defesa de Aegerter. Brigando pela vitória, a dupla chegou à wild-card Nina Prinz, mas a pilota da casa, embora tenha tardado alguns segundos, logo abriu caminho.
 
Pouco depois, Kallio aproveitou o mergulho de Sachsenring para ganhar velocidade e passar na última curva alemã, retomando a liderança e abrindo uma ligeira vantagem.
 
Na volta final, Aegerter conseguiu passar o finlandês no fim do mergulho e seguiu para receber a bandeirada com 0s091 de vantagem. Na última curva, Corsi bateu Rabat e fecha o pódio em Sachsenring.
 
Ezpeleta revela projeto para desenvolver pilotos no Brasil

Moto2, GP da Alemanha, Sachsenring, Final:

1 77 DOMINIQUE AEGERTER SUI TECHNOMAG Suter 41:12.461 29 voltas
2 36 MIKA KALLIO FIN MARC VDS Kalex +0.091  
3 3 SIMONE CORSI ITA FORWARD Klx +10.514  
4 53 ESTEVE RABAT ESP MARC VDS Kalex +10.666  
5 40 MAVERICK VIÑALES ESP PONS Kalex +11.418  
6 21 FRANCO MORBIDELLI ITA ITALTRANS Kalex +14.100  
7 4 RANDY KRUMMENACHER SUI IODA Suter +21.883  
8 54 MATTIA PASINI ITA FORWARD Klx +21.976  
9 12 THOMAS LUTHI SUI INTERWETTEN Suter +22.049  
10 19 XAVIER SIMEON BEL GRESINI Suter +26.510  
11 88 RICKY CARDÚS ESP TECH3 Mistral 610 +26.666  
12 23 MARCEL SCHROTTER ALE TECH3 Mistral 610 +33.044  
13 96 LOUIS ROSSI FRA SAG Kalex +33.420  
14 39 LUIS SALOM ESP PONS Kalex +37.193  
15 49 AXEL PONS ESP ARGIÑANO & GINÉS Kalex +37.827  
16 60 JULIÁN SIMÓN ESP ITALTRANS Kalex +38.111  
17 95 ANTHONY WEST AUS QMMF Speed Up +39.972  
18 55 HAFIZH SYAHRIN MAS RACELINE Kalex +42.604  
19 18 NICO TEROL ESP ASPAR Suter +43.646  
20 22 SAM LOWES ING SPEED UP +46.032  
21 30 TAKAAKI NAKAGAMI JAP TEAM TADY Kalex +48.032  
22 45 TETSUTA NAGASHIMA JAP JiR TSR +52.832  
23 97 ROMÁN RAMOS ESP QMMF Speed Up +1:03.277  
24 70 ROBIN MULHAUSER SUI TECHNOMAG Suter +1:03.434  
25 8 GINO REA ING AGT REA Suter +1:15.320  
26 10 THITIPONG WAROKORN TAI SAG Kalex +1 volta  
27 33 NINA PRINZ ALE QMMF Speed Up +1 volta  
28 25 AZLAN SHAH MAS TEAM TADY Kalex +2 voltas  
29 15 ALEX DE ANGELIS SMR TASCA Suter NC  
30 11 SANDRO CORTESE ALE INTACT Kalex NC  
31 5 JOHANN ZARCO FRA CATERHAM Suter NC  
32 2 JOSH HERRIN EUA CATERHAM Suter NC  
33 94 JONAS FOLGER ALE ARGIÑANO & GINÉS Kalex NC  
34 7 LORENZO BALDASSARRI ITA GRESINI Suter NC  
35 81 JORDI TORRES ESP ASPAR Suter NC  

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.