Novas pedras, mais brita e air-fence: Portimão se atualiza por mais segurança na MotoGP

Alvo de muitas queixas nos últimos anos por causa do tamanho das pedras usadas na brita, o circuito de Portimão fez ajustes na pista para atender à pressão da MotoGP por mais segurança na pista

O circuito de Portimão estará um pouco diferente para o GP de Portugal deste fim de semana. Atendendo a pressão da MotoGP, os responsáveis pela pista fizeram alguns ajustes no circuito, inclusive na brita.

Ao longo dos últimos anos, vários pilotos se queixaram do tamanho das pedras usadas na brita. Em 2022, Francesco Bagnaia chegou a recolher um punhado delas para usar como evidência após uma queda na sexta-feira. Ano passado, Fabio Di Giannantonio perdeu o último dia de testes da pré-temporada após um tombo e chegou a declarar que se sentiria mais seguro correndo em Mônaco.

O pior momento, porém, aconteceu com Pol Espargaró. O catalão caiu na curva 10 no segundo treino da temporada passada, não foi contido pela brita e atingiu o muro. Por conta das muitas lesões, o irmão de Aleix perdeu toda a primeira metade do campeonato.

Na esteira de tantos acidentes, a MotoGP passou a pressionar por mudanças e chegou a ameaçar com a retirada de Portimão do calendário. Às vésperas da corrida deste fim de semana, um documento confirma atualizações no circuito.

Portimão passou por mudanças para ficar mais segura para a MotoGP (Foto: Divulgação/MotoGP)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

“A maior parte das áreas de brita têm um novo tipo de pedra, algumas áreas de escape de asfalto foram reduzidas para aumentar a área de brita e módulos de air-fence foram adicionados”, diz o documento.

Além disso, também foram instaladas novas zebras nas curvas 4, 8, 14 e 15 para evitar que os pilotos extrapolem os limites de pista.

MotoGP volta a acelerar entre os dias 22 e 24 de março, em Portimão, em Portugal, com a segunda etapa do campeonato de 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.