O que faz Márquez ser tão melhor que os outros no Circuito das Américas? A resposta passa pelas pistas de terra

Dono de seis vitórias consecutivas em Austin, Marc Márquez tem uma facilidade extrema em circuitos anti-horários. Parte do segredo do sucesso do #93 está na paixão e no treinamento em pistas de dirt-track

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Marc Márquez pode não ter um passaporte norte-americano, mas reina absoluto nos Estados Unidos na MotoGP. Desde o debute na classe rainha, em 2013, o Mundial fez dez paradas no país hoje comandado por Donald Trump, e o #93 tem um aproveitamento de quase 100%, já que perdeu uma pole ― em Laguna Seca para Stefan Bradl ― e uma volta mais rápida ― para Andrea Iannone em Austin em 2015.
 
Se levarmos em conta os anos de Moto2, a invencibilidade de Márquez nos EUA sobe para 12 anos, já que o catalão venceu em Indianápolis em 2011 e 2012. Antes disso, Marc tinha como melhor resultado os dois sextos lugares de seus primeiros anos nas 125cc.
Marc Márquez reina soberano nos Estados Unidos desde a Moto2 (Foto: Honda)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Apesar dos impressionantes números registrados nos Estados Unidos, é difícil imaginar que tal performance do piloto da Honda no país que declarou sua independência da coroa britânica em 4 de julho de 1776 tem relação com o clima, com a água ou até com a posição geográfica.
 
Mas, se o segredo não está no território, onde haveria de estar? Uma análise das vitórias de Márquez na MotoGP dá um indício: a orientação do traçado.
 
Das 36 vitórias de Márquez na MotoGP, 58,3% delas foram conquistadas em circuitos anti-horários: seis em Austin, cinco em Sachsenring, três no MotorLand, duas em Phillip Island, uma em Valência, três em Indianápolis e uma em Laguna Seca.
 
Se levarmos em conta os números globais da carreira do já tetracampeão da classe rainha, considerando os anos de 125cc e de Moto2, Marc conquistou 46,7% de suas 62 vitórias em circuitos que tem a maioria das curvas para a esquerda. E estes, aliás, são minoria no campeonato. Dos 21 circuitos pelos quais Márquez passou desde a chegada no Mundial em 2008, apenas sete tem sentido anti-horário.
 
Mas como o irmão de Álex consegue se dar tão bem em circuitos com predominância de curvas para a esquerda? Por conta de sua paixão e seus treinos de dirt-track.
 
Modalidade de motociclismo de velocidade, o dirt-track nasceu nos Estados Unidos e é praticado normalmente em circuitos ovais de terra, sempre no sentido anti-horário. Nesta disciplina, os pilotos derrapam com as motos nas curvas, o que exige uma habilidade significativa no controle dos freios, na inclinação da moto e também muita sensibilidade com o acelerador.
 
Praticante da modalidade deste pequeno, Márquez acredita que, além de auxiliar no preparo físico, o dirt-track ajuda em sua performance na MotoGP.
 
“É uma das melhores e mais divertidas formas de treinar e manter contato com o acelerador”, disse Marc. “Em todas as disciplinas do motociclismo você pode aprender pequenas coisas que te ajudam na hora de pilotar a MotoGP. No caso do dirt-track, é muito útil para trabalhar o controle de derrapagem e o tato com o acelerador”, explicou.

#GALERIA(8366)
 
MELHOR DA HISTÓRIA?

FORMA INCRÍVEL DE MÁRQUEZ LEVANTA DEBATE NO PADDOCK GP

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.