Oliveira cumpre missão e vence em Valência, mas vê Kent conquistar título da Moto3 com prova burocrática
Miguel Oliveira fez tudo que estava a seu alcance e foi impecável para vencer o GP da Comunidade Valenciana. O português, entretanto, viu Danny Kent confirmar o favoritismo e levar o título com uma corrida burocrática
24 pontos atrás de Danny Kent após o triunfo no GP da Malásia, Miguel Oliveira não tinha lá muitas chances de conquistar o título de 2015, mas depois de uma recuperação impressionante na segunda metade da temporada, o português fechou o ano com mais um merecido triunfo neste domingo (8), desta vez na Comunidade Valenciana.
Precisando vencer para ter uma chance de título, Oliveira saltou para a ponta logo na largada, enquanto Kent, 18º na grelha, tratou de subir três posições assim que as luzes se apagaram. Ao longo da disputa, o piloto da Red Bull KTM Ajo ficou sob a mira de Éfren Vázquez, companheiro de equipe do #52, Jorge Navarro e Romano Fenati, mas conseguiu fazer valer a força da coroa portuguesa.
Kent, por sua vez, optou por uma prova burocrática e passou as primeiras voltas em 14º, demorando a tomar a iniciativa. Aos poucos, o britânico começou a escalar o pelotão, mas nada que fosse assim tão impressionante. A primeira manobra veio em cima de Fabio Quartararo, que abandonou pouco depois. O francês ainda não se recuperou completamente de uma fratura na perna e não aguentou correr em Valência.
A classificação do Mundial de Moto3 após o GP da Comunidade Valenciana |
Miguel Oliveira chegou perto, mas não conseguiu o título (Foto: Red Bull KTM Ajo)
O piloto da Kiefer logo conseguiu uma distância confortável para o 13º colocado e não esboçava a menor tentativa de chegar no pelotão da frente. Danny só se mexeu quando Hiroki Ono, seu companheiro de equipe, se instalou na frente. Afinal, essa era uma posição garantida.
O #52 logo passou o nipônico, mas alguém deve ter esquecido de explicar as coisas para o jovem Ono, que tratou de seguir o companheiro de equipe como se não houvesse amanhã. Na Kiefer, os técnicos estavam bastante irritados, buscando maneiras de mandar Hiroki sossegar. Não que ele estivesse atacando. Ele só estava a 0s1 do britânico.
Por algum motivo ainda inexplicável — no contexto da Kiefer, claro —, Ono partiu para o ataque e passou o companheiro de equipe. O resultado, no entanto, ainda não era um problema para a conquista do título.
Danny Kent encerrou um longo jejum de pilotos britânicos campeões no Mundial (Foto: Kiefer)
Na última curva de Valência, entretanto, Niccolò Antonelli caiu e levou junto Fenati e Vázquez, promovendo Ono e Kent a oitavo e nono, respectivamente.
Correndo em casa, Navarro chegou a assumir a ponta nos giros finais, mas acabou em segundo, 0s198 atrás de Miguel. Jakub Kornfeil ficou com a terceira colocação, seguido por Brad Binder, Enea Bastianini, Isaac Viñales e John McPhee.
Com o resultado deste domingo, Kent quebra um jejum de 38 anos. O Reino Unido não tinha um campeão no motociclismo desde que Barry Sheene conquistou o título das 500cc em 1977.
A cobertura completa do GP da Comunidade Valenciana no GRANDE PRÊMIO |
Saiba como foi o GP da Comunidade Valenciana de Moto3:
O dia na Comunidade Valenciana começou com muita tensão e expectativa. Não era apenas a largada para a última etapa da temporada, mas também a decisão do título do campeonato entre Danny Kent e Miguel Oliveira.
O sol apareceu tímido no circuito valenciano. As temperaturas mostravam ligeiro aumento se comparados ao sábado, com os cronômetros marcando 20ºC para o ar e 22ºC para o asfalto.
Para a corrida da Comunidade Valenciana, a Dunlop, fornecedora única dos pneus da Moto3, levou os compostos médios e macios. No grid, entre todos os competidores, apenas Antonelli foi quem escolheu pneus médios na frente.
Assim que a largada foi realizada, Miguel Oliveira já pulou para a primeira posição. O pole-position, John McPhee acabou caindo para a quarta colocação, superado ainda por Romano Fenati e Éfren Vázquez.
Enquanto isso, o grande favorito ao título, que já perdeu oportunidades anteriores de fechar o campeonato, Danny Kent, que largou do fundo do grid, pulou para 15º e, no momento, era campeão do ano.
Com 23 voltas para o final, o português era quem liderava o pelotão. Fenati era o segundo, seguido por McPhee, Vázquez e Jorge Navarro. Enea Bastianini, Niccolò Antonelli, Jakub Kornfeil, Hanika e Ono completam o top-10 do momento.
Em grande ultrapassagem, Vázquez passou fácil o titular da Ajo, assumindo então a ponta do pelotão. McPhee começa então a perseguição em cima do piloto da moto #44.
Não demorou muito para que o português desse o troco em cima de Vázquez. Entretanto, o piloto da Kiefer ainda acabou superado por Navarro, caindo para a terceira colocação.
A vida de Kent estava tranquila com 19 giros para a bandeirada final. Com uma vitória de Oliveira, ele precisaria chegar em 15º. Aparentemente o inglês gosta de desafios, e estava ocupando o 14º posto.
Mas o que importava era a movimentada briga pela ponta. Agora era Navarro quem era o primeiro, seguido por Oliveira, Fenati, Vázquez e Antonelli, que fechava o rol dos cinco primeiros do momento.
Só que o que o espanhol da Estrella Galicia não esperava é que alguns metros à frente ele sofreria uma passada dupla por parte do piloto da moto #44 e o da moto #5.
O primeiro acidente da corrida aconteceu com Karel Hanika. O competidor acabou perdendo a moto sozinho, parando apenas na brita e vendo sua temporada terminar no chão.
Oliveira tem feito seu papel para brigar pelo título. Entre passagens e muita briga para a liderança do pelotão, com 11 voltas para o fim era ele quem puxava os outros competidores.
Danny Kent, por outro lado, parecia estar confortável com sua situação na pista. Em 12º, ele não sofria riscos de perder a posição e garantia o caneco por três pontos de vantagem.
Fenati, que ocupava o quinto posto, com a marca de 1min39s622, fez a melhor volta da prova, com a bandeira quadriculada se aproximando em oito voltas.
Na reta final da corrida, as coisas aparentemente acalmaram no pelotão principal da prova. Poucas ultrapassagens e riscos tomados. Mais para trás, as colocações também se estabilizaram.
Mas como é a Moto3, não tem como prever o que acontece. Com dois giros para cruzarem a linha de chegada, Navarro e Vázquez jogaram Oliveira para a terceira colocação.
E mais uma vez a caixinha de surpresa que a categoria reserva, dessa vez não falhou novamente. Na reta final, três pilotos da ponta caíram. Vázquez, Fenati e Antonelli acabaram com a temporada de um jeito bastante amargo.
Então, na última volta o português tentou e batalhou, cumprindo o que era sua função. Porém, mesmo subindo ao degrau mais alto do pódio, foi seu adversário inglês que levou o título.
Navarro e Kornfeil completaram o pódio. Brad Binder, Bastianini, Viñales, McPhee, Ono, Kent e Oetll fecharam o grupo do top-10 da prova de Valência.
Moto3, GP da Comunidade Valenciana, Valência, Final:
1
|
44
|
MIGUEL OLIVEIRA
|
POR
|
RED BULL KTM AJO
|
40:09.792
|
24 voltas
|
2
|
9
|
JORGE NAVARRO
|
ESP
|
ESTRELLA GALICIA 0,0 Honda
|
+0.198
|
|
3
|
84
|
JAKUB KORNFEIL
|
TCH
|
SEPANG KTM
|
+2.090
|
|
4
|
41
|
BRAD BINDER
|
RSA
|
RED BULL KTM AJO
|
+2.121
|
|
5
|
33
|
ENEA BASTIANINI
|
ITA
|
GRESINI Honda
|
+2.975
|
|
6
|
32
|
ISAAC VIÑALES
|
ESP
|
RBA KTM
|
+3.343
|
|
7
|
17
|
JOHN McPHEE
|
ING
|
RTG Honda
|
+4.087
|
|
8
|
76
|
HIROKI ONO
|
JAP
|
KIEFER Honda
|
+9.627
|
|
9
|
52
|
DANNY KENT
|
ING
|
KIEFER Honda
|
+9.914
|
|
10
|
65
|
PHILIPP OETTL
|
ALE
|
SCHEDL GP KTM
|
+10.580
|
|
11
|
16
|
ANDREA MIGNO
|
ITA
|
VR46 KTM
|
+10.661
|
|
12
|
8
|
NICOLÒ BULEGA
|
ITA
|
VR46 KTM
|
+11.642
|
|
13
|
21
|
FRANCESCO BAGNAIA
|
ITA
|
ASPAR Mahindra
|
+16.741
|
|
14
|
88
|
JORGE MARTÍN
|
ESP
|
ASPAR Mahindra
|
+20.196
|
|
15
|
10
|
ALEXIS MASBOU
|
FRA
|
RTG Honda
|
+21.531
|
|
16
|
95
|
JULES DANILO
|
FRA
|
ONGETTA Honda
|
+21.552
|
|
17
|
63
|
ZULFAHMI KHAIRUDDIN
|
MAL
|
SEPANG KTM
|
+21.868
|
|
18
|
40
|
DARRYN BINDER
|
RSA
|
AMBROGIO Mahindra
|
+25.114
|
|
19
|
29
|
STEFANO MANZI
|
ITA
|
TEAM ITALIA Mahindra
|
+25.301
|
|
20
|
11
|
LIVIO LOI
|
BEL
|
RW Kalex KTM
|
+25.331
|
|
21
|
6
|
MARÍA HERRERA
|
ESP
|
HUSQVARNA LAGLISSE
|
+25.655
|
|
22
|
48
|
LORENZO DALLA PORTA
|
ITA
|
HUSQVARNA LAGLISSE
|
+32.973
|
|
23
|
4
|
FABIO DI GIANNANTONIO
|
ITA
|
GRESINI Honda
|
+33.019
|
|
24
|
22
|
ANA CARRASCO
|
ESP
|
RBA KTM
|
+33.549
|
|
25
|
96
|
MANUEL PAGLIANI
|
ITA
|
TEAM ITALIA Mahindra
|
+33.953
|
|
|
7
|
ÉFREN VÁZQUEZ
|
ESP
|
KIEFER Honda
|
+1 volta
|
|
|
5
|
ROMANO FENATI
|
ITA
|
VR46 KTM
|
+1 volta
|
|
|
23
|
NICCOLÒ ANTONELLI
|
ITA
|
ONGETTA Honda
|
+1 volta
|
|
|
19
|
ALESSANDRO TONUCCI
|
ITA
|
AMBROGIO Mahindra
|
NC
|
|
|
98
|
KAREL HANIKA
|
TCH
|
RED BULL KTM AJO
|
NC
|
|
|
20
|
FABIO QUARTARARO
|
ESP
|
ESTRELLA GALICIA 0,0 Honda
|
NC
|
|
|
58
|
JUANFRAN GUEVARA
|
ESP
|
ASPAR Mahindra
|
NC
|
|
|
24
|
TATSUKI SUZUKI
|
JAP
|
CIP Mahindra
|
NC
|
|
|
2
|
REMY GARDNER
|
AUS
|
CIP Mahindra
|
NC
|
|
|
|
|
|
|
|
|
POLE
|
JOHN McPHEE
|
ING
|
RTG Honda
|
1:39.364
|
145.1 km/h
|
|
VOLTA MAIS RÁPIDA
|
ROMANO FENATI
|
ITA
|
VR46 KTM
|
1:39.622
|
144.7 km/h
|
|
RECORDE
|
ÉFREN VÁZQUEZ
|
ESP
|
RTG Honda
|
1:39.400
|
145.0 km/h
|
|
MELHOR VOLTA
|
JACK MILLER
|
AUS
|
RED BULL KTM AJO
|
1:39.068
|
145.5 km/h
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Condições do tempo
|
|
PISTA SECA
|
|
ar: 20ºC | pista: 22ºC
|
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