Para evitar drama deste ano, MotoGP decide realizar testes de pneus em Phillip Island no início de 2014

Visando evitar novos problemas, a MotoGP decidiu realizar testes de pneus em Phillip Island no início de 2014. Pilotos da Moto2 também vão participar

A MotoGP vai realizar um teste limitado de pré-temporada em Phillip Island no início de 2014, para evitar a repetição dos problemas de pneus que assolaram a corrida deste ano. O asfalto da pista australiana foi totalmente refeito no fim de 2012, mas nenhum treino prévio foi feito com as motos do Mundial.

O GP da Austrália precisou ser encurtado, e os pilotos foram obrigados a uma mudança de moto na metade da prova. A medida foi imposta por segurança, já que a fornecedora única de pneus da MotoGP, a Bridgestone, foi incapaz de garantir uma durabilidade segura dos pneus traseiros, em função do novo piso e também das altas temperaturas, algo incomum para o período. A Moto2, que usa pneus da inglesa Dunlop, também teve a corrida reduzida, mas sem a necessidade de troca de motocicletas.

Jorge Lorenzo troca de moto no pit-lane durante a prova na Austrália (Foto: Yamaha)

Os organizadores do campeonato afirmaram que vão selecionar alguns pilotos da categoria rainha e também da classe intermediária para uma bateria de treinos entre os dias 3 e 5 de março do próximo ano.

Shinji Aoki, chefe de desenvolvimento de competições da Bridgestone, afirmou que os testes são fundamentais para que a fabricante consiga sanar os problemas. "Todos estão confiantes de que, se conseguirmos testar com pilotos de fábrica em Phillip Island no início do próximo ano, poderemos resolver os problemas e fazer com que os pneus durem as 27 voltas da corrida", explicou. "Vai ser um grande desafio para nós, mas vamos perseguir com afinco esse objetivo", completou.

A prova deste ano na MotoGP foi vencida por Jorge Lorenzo. O agora campeão Marc Márquez acabou desclassificado da corrida por ter feito a troca de moto fora do limite estabelecido pela direção de prova.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.