Os últimos vencedores de corridas na F1
Como foi o GP de San Marino de 1994
Estatísticas da Fórmula E após eP de Mônaco
Os vencedores do GP de Miami de F1
MotoGP

Para evitar drama deste ano, MotoGP decide realizar testes de pneus em Phillip Island no início de 2014

Visando evitar novos problemas, a MotoGP decidiu realizar testes de pneus em Phillip Island no início de 2014. Pilotos da Moto2 também vão participar

 

A MotoGP vai realizar um teste limitado de pré-temporada em Phillip Island no início de 2014, para evitar a repetição dos problemas de pneus que assolaram a corrida deste ano. O asfalto da pista australiana foi totalmente refeito no fim de 2012, mas nenhum treino prévio foi feito com as motos do Mundial.

O GP da Austrália precisou ser encurtado, e os pilotos foram obrigados a uma mudança de moto na metade da prova. A medida foi imposta por segurança, já que a fornecedora única de pneus da MotoGP, a Bridgestone, foi incapaz de garantir uma durabilidade segura dos pneus traseiros, em função do novo piso e também das altas temperaturas, algo incomum para o período. A Moto2, que usa pneus da inglesa Dunlop, também teve a corrida reduzida, mas sem a necessidade de troca de motocicletas.

Jorge Lorenzo troca de moto no pit-lane durante a prova na Austrália (Foto: Yamaha)

Os organizadores do campeonato afirmaram que vão selecionar alguns pilotos da categoria rainha e também da classe intermediária para uma bateria de treinos entre os dias 3 e 5 de março do próximo ano.

Shinji Aoki, chefe de desenvolvimento de competições da Bridgestone, afirmou que os testes são fundamentais para que a fabricante consiga sanar os problemas. "Todos estão confiantes de que, se conseguirmos testar com pilotos de fábrica em Phillip Island no início do próximo ano, poderemos resolver os problemas e fazer com que os pneus durem as 27 voltas da corrida", explicou. "Vai ser um grande desafio para nós, mas vamos perseguir com afinco esse objetivo", completou.

A prova deste ano na MotoGP foi vencida por Jorge Lorenzo. O agora campeão Marc Márquez acabou desclassificado da corrida por ter feito a troca de moto fora do limite estabelecido pela direção de prova.