Acosta despacha Vietti, escapa e vence 5ª do ano na Moto2 no GP de San Marino

Celestino Vietti bem que tentou chegar, mas Pedro Acosta se aproveitou de um erro do italiano para escapar de vez e abrir caminho para a quinta vitória no ano. Alonso López ficou em terceiro, com Tony Arbolino assegurando o quarto lugar

Pedro Acosta venceu sem muitos problemas o GP de San Marino e Riviera de Rimini de Moto2. O espanhol superou Celestino Vietti após a largada e não saiu mais da ponta. O italiano da Fantic até estudou e tentou cortar a distância, mas o #37 da Ajo manteve o ritmo, conseguiu boa vantagem nas últimas voltas e garantiu a quinta vitória na temporada 2023.

Vietti acabou em segundo, enquanto Alonso López completou o pódio. Tony Arbolino e Ai Ogura fecharam na quarta e quinta posições, respectivamente.

Pedro Acosta venceu o GP de San Marino (foto: Ajo)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Somkiat Chantra, Manuel González, Joe Roberts, Filip Salac e o wild-card Mattia Pasini fecharam o top-10 no circuito Marco Simoncelli.

Acosta agora se vê 34 pontos à frente de Arbolino no campeonato. Jake Dixon está em terceiro lugar com 146 tentos, 30 a mais que o quarto colocado, Arón Canet, que caiu e abandonou em Misano.

MotoGP retoma as atividades no fim de semana do dia 24 de setembro, com o GP da Índia, a ser disputado em Buddh. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das classes menores Moto2 e Moto3.

Saiba como foi o GP de San Marino e da Riviera de Rimini de Moto2:

Tal qual aconteceu desde o desembarque em Misano, o domingo foi de sol e tempo quente. Quando a Moto2 partiu para a formação do grid, os termômetros mediam 30°C, com o asfalto batendo 40°C. A umidade relativa do ar estava em 46%, com o vento soprando no sentido sudoeste a 10 km/h.

No apagar das luzes, o pole-position Celestino Vietti não conseguiu segurar Pedro Acosta, que tomou o comando. Arón Canet vinha em terceiro, diante de Alonso López e Manuel González. Tony Arbolino era só nono.

Largada da Moto2 em Misano (Vídeo: MotoGP)

Na segunda volta, Acosta seguia na ponta, mas ainda com Vietti por perto. Mais atrás, Arbolino ia reagindo e agora tinha o sétimo posto, mas já 2s atrás de Pedro.

Ainda na terceira volta, Senna Agius caiu e abandonou a disputa, mas sem lesões mais preocupantes.

Na ponta, Canet fez um primeiro ataque em direção a Vietti, mas o italiano sustentou a posição. Arbolino, por outro lado, avançou para sexto.

Antes de abrir a quinta volta, foi Dennis Foggia quem caiu, motivando uma bandeira amarela no setor 4. Zonta van der Goobergh também caiu na 14.

Arbolino passa Lowes e vai escalando o pelotão (Vídeo: MotoGP)

Acosta, então, passou a forçar o ritmo, tentando quebrar a resistência dos demais. Na volta 5, o líder do Mundial já tinha 0s567 de magrém para Vietti, que era pressionado por Canet.

Na volta 7, Acosta viu a diferença em relação a Vietti diminuir um pouquinho, baixando para 0s851. Canet também tinha um atraso maior e agora vinha 0s3 atrás do piloto da Fantic. Arbolino surgia em sexto, tentando cortar o atraso de meio segundo em relação a González.

Pedro tentou apertar o passo e voltou a se afastar 0s9, mas, no mesmo giro, Celestino conseguiu se aproximar. Enquanto isso, Canet caiu na curva 14, mas não se feriu.

Acosta tenta se distanciar na liderança (Vídeo: MotoGP)

Assim, Vietti ganhou uma folga de mais de 2s, podendo focar na caçada a Acosta. González foi promovido ao quarto posto, diante de Arbolino, Filip Salac, Sam Lowes e Somkiat Chantra.

Com 13 voltas para o fim, Vietti apertou o passo e baixou para 1min36s173 o recorde da pista. Ainda assim, a diferença de 0s9 em relação a Acosta permanecia.

Cele conseguiu baixar o atraso para a casa de 0s6, mas Pedro ia tentando resistir. O piloto da casa, contudo, vinha embalado e, na volta 12, chegou a aparecer a 0s4 do rival.

Faltando dez voltas para o fim da corrida, Vietti conseguiu aproximar mais uma vez, ficando a 0s5 de Acosta. O #37, porém, sempre tinha resposta e tratava de se afastar mais uma vez.

Lowes é o sétimo piloto a ir ao chão (Vídeo: MotoGP)

Atrás, Arbolino vinha em quinto, 0s817 atrás de González, o quarto. Lowes era o sexto, seguido por Ogura, Chantra e Salac.

Com oito voltas para o fim, Fermín Aldeguer caiu na curva 2 e abandonou a disputa em Misano.

Na perseguição, Vietti perdeu a traseira na passagem pela curva 14, o que permitiu que Acosta escapasse, abrindo 1s6 de vantagem.

Enquanto isso, Lowes caiu na curva 1 e abandonou a prova. Do outro lado da garagem da Marc VDS, as coisas vinham melhores. Arbolino não só chegou em González, mas passou e tomou o quarto posto. López era o próximo alvo, mas tinha 1s4 de frente.

Livre da pressão, Acosta forçou mais e afastou com mais ênfase, abrindo mais de 2s3. López ia isolado em terceiro, ainda que Arbolino tenha se aproximado ligeiramente.

Com duas voltas para o fim, a vantagem de Acosta tinha saltado para 3s2. Mais atrás, Arbolino vinha a 0s7 de López, mas sem conseguir entrar na briga pelo pódio.

A briga pela oitava posição vinha agitada, com Joe Roberts e Filip Salac trocando posições o tempo todo. O tcheco, porém, tinha de uma advertência relacionada aos limites de pista, o que exigia cuidado extra.

Pedro acabou recebendo a bandeirada com 6s305 de margem para Vietti, com López fechando o pódio com 1s355 de margem para Arbolino. Ainda nos metros finais, Lukas Tulovic e Izán Guevara se envolveram em um acidente e abandonaram.

Moto2 2023, GP de San Marino e Riviera de Rimini, Misano, Corrida:

1P ACOSTARed Bull KTM Ajo Kalex 22 voltas
2C VIETTIFantic Kalex+6.305 
3A LÓPEZSpeed UP Boscoscuro+9.989 
4T ARBOLINOMarc VDS Kalex+11.344 
5A OGURATeam Asia Kalex+12.442 
6S CHANTRATeam Asia Kalex+13.160 
7M GONZÁLEZVR46 Master Camp Kalex+13.907 
8J ROBERTSItaltrans Kalex+20.350 
9F SALACGresini Kalex+20.523 
10M PASINIRW Kalex+21.759 
11S GARCIAPONS Kalex+21.989 
12J DIXONAspar Kalex+22.900 
13B BENDSNEYDERSAG Kalex+23.747 
14M RAMÍREZRW Kalex+30.287 
15B BALTUSRW Kalex+32.547 
16J ALCOBAGresini Kalex+38.673 
17A SURRAForward+46.029 
18B GOMEZFantic Kalex+51.346 
19T HADASAG Kalex+52.716 
20S KELLYForward+55.208 
21K NOZANEVR46 Master Camp Kalex+55.330 
22L TULOVICIntactGP KalexAbandonou 
23I GUEVARAAspar KalexAbandonou 
24S LOWESMarc VDS KalexAbandonou 
25F ALDEGUERSpeed UP BoscoscuroAbandonou 
26R SKINNERAmerican KalexAbandonou 
27A CANETPONS KalexAbandonou 
28D FOGGIAItaltrans KalexAbandonou 
29Z VAN DEN GOORBERGHRW KalexAbandonou 
30S AGIUSIntactGP KalexAbandonou 
Catalunha reúne pior e melhor da MotoGP em um único GP
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.