Acosta sobra com volta voadora no fim e garante pole do GP da Grã-Bretanha da Moto2
Pedro Acosta tinha a pole para o GP da Grã-Bretanha da Moto2 nas mãos, mas fez questão de registrar volta absurda e superou Fermín Aldeguer por largos 0s7 na classificação em Silverstone
Em uma pista que ainda se recuperava da chuva em Silverstone, a Moto2 definiu o grid de largada para o GP da Grã-Bretanha, que será disputado no próximo domingo (5), e Pedro Acosta garantiu a pole-position com um tempo de 2min16s953 em sua volta mais rápida. Fermín Aldeguer finalizou na segunda colocação, exatamente 0s7 atrás do líder, enquanto Zonta van der Goorbergh larga em terceiro na prova inglesa.
Tony Arbolino terminou em quarto, com Alonso López atrás e Arón Canet em sexto. Sergio García é o sétimo, Barry Baltus larga em oitavo, enquanto Sam Lowes e Joe Roberts completam o grupo dos dez primeiros no grid.
Relacionadas
As atividades da Moto2 no GP da Grã-Bretanha continuam neste domingo, com a realização da corrida prevista para as 10h30 (horário de Brasília). O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento.
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Saiba como foi a classificação da Moto2 em Silverstone
Com a temperatura ambiente na casa dos 16°C, o Q1 da Moto2 começou com Tony Arbolino, líder do campeonato, na ponta. O piloto anotou 2min18s656 em sua primeira tentativa, 1s7 acima de Barry Baltus, segundo colocado àquela altura. Zonta van der Goorbergh se colocou em terceiro, com Taiga Hada fechando o grupo dos quatro primeiros — que classificam-se ao Q2.
A primeira queda da sessão veio com 8 minutos para o fim, justamente com Arbolino — que tinha 0s946 de vantagem para Baltus naquele momento. O piloto saiu sem maiores problemas, mas acionou uma bandeira amarela no setor 1.
Mais atrás, Hada teve seu quarto lugar tomado por Rory Skinner, que alcançou 2min23s200 e assumiu o último posto entre os classificados. O japonês, entretanto, não se deu por vencido e retomou o lugar, mas Darryn Binder acabou com a brincadeira e registrou 2min20s894 para entrar na zona de classificação.
A pista inglesa seguia secando, o que fazia os tempos caírem a cada volta. A linha de corte dos quatro primeiros passou a girar em torno de 2min20s, com Binder na posição de risco e Izan Guevara 0s245 atrás. No entanto, foi Jeremy Alcoba o responsável por tirar o doce da boca de Darryn, assumindo o quarto posto com 2min19s947.
Na última tentativa, o piloto retomou um lugar entre os classificados, mas viu van der Goorbergh também melhorar — o que o deixou na zona de risco já após o estouro do cronômetro. Ainda assim, ninguém conseguiu bater o tempo do sul-africano, que se classificou ao Q2.
No fim, Arbolino, Baltus, van der Goorbergh e Binder passaram ao Q2. Alcoba, Guevara, Skinner, Hada, Lukas Tulovic, Borja Gómez, Marcos Ramírez, Bo Bendsneyer, Kohta Nozane, Alex Escrig e Dennis Foggia acabaram eliminados, nesta ordem.
Baltus assumiu o comando do Q2 nos primeiros instantes, com 2min20s697 na primeira tentativa. Pedro Acosta passou a ocupar o primeiro lugar logo em seguida, com 2min19s949, antes de ser superado por Arón Canet e Jake Dixon, que fez 2min19s589 para ficar momentaneamente na ponta.
Arbolino chegou a superar o líder Dixon nos três primeiros setores, mas errou no quarto e viu a volta deixá-lo apenas em 12º. Com 7min40s para o fim, Fermín Aldeguer assumiu o primeiro lugar, mas Baltus fez 2min18s626 e retomou a ponta.
Tentando reconquistar a primeira colocação, Dixon sofreu uma queda com 6 minutos para o encerramento do Q2 e foi parar na caixa de brita. Logo após a retirada das bandeiras amarelas, van der Goorbergh fez 2min18s516 e tomou a ponta de Baltus, com Aldeguer em terceiro, Canet em quarto e Acosta em quinto.
Nos últimos minutos, a briga afunilou de vez pelos primeiros lugares. Arbolino anotou 2min17s880 para se colocar na primeira fila, em terceiro, enquanto Aldeguer voltou a desbancar van der Goorbergh para tomar a liderança mais uma vez.
A vida do líder do campeonato seguia difícil no circuito inglês, e mais uma boa volta acabou desperdiçada após um erro no segundo setor. Quem não errou foi Acosta, que baixou sua marca para 2min17s518 e tomou a pole para si com 11s para o fim. Com o cronômetro já zerado, o espanhol melhorou mais uma vez, fez 2min16s953 e ainda aumentou a diferença.
Moto2 2023, GP da Grã-Bretanha, Grid de Largada:
1 | P ACOSTA | Red Bull KTM Ajo Kalex | 2:16.953 | |
2 | F ALDEGUER | Speed UP Boscoscuro | 2:17.653 | +0.700 |
3 | Z VAN DEN GOORBERGH | RW Kalex | 2:17.664 | +0.711 |
4 | T ARBOLINO | Marc VDS Kalex | 2:17.880 | +0.927 |
5 | A LÓPEZ | Speed UP Boscoscuro | 2:17.989 | +1.036 |
6 | A CANET | PONS Kalex | 2:18.307 | +1.354 |
7 | S GARCIA | PONS Kalex | 2:18.588 | +1.635 |
8 | B BALTUS | RW Kalex | 2:18.626 | +1.673 |
9 | S LOWES | Marc VDS Kalex | 2:18.686 | +1.733 |
10 | J ROBERTS | Italtrans Kalex | 2:18.811 | +1.858 |
11 | J DIXON | Aspar Kalex | 2:18.975 | +2.022 |
12 | F SALAC | Gresini Kalex | 2:19.041 | +2.088 |
13 | C VIETTI | Fantic Kalex | 2:19.147 | +2.194 |
14 | D BINDER | IntactGP Kalex | 2:19.222 | +2.269 |
15 | S CHANTRA | Team Asia Kalex | 2:19.316 | +2.363 |
16 | A OGURA | Team Asia Kalex | 2:20.010 | +3.057 |
17 | M GONZÁLEZ | VR46 Master Camp Kalex | 2:20.048 | +3.095 |
18 | A ARENAS | Red Bull KTM Ajo Kalex | — | — |
19 | J ALCOBA | Gresini Kalex | 2:19.564 | +2.611 |
20 | I GUEVARA | Aspar Kalex | 2:20.023 | +3.070 |
21 | R SKINNER | American Kalex | 2:20.643 | +3.690 |
22 | T HADA | SAG Kalex | 2:21.385 | +4.432 |
23 | L TULOVIC | IntactGP Kalex | 2:21.518 | +4.565 |
24 | B GOMEZ | Fantic Kalex | 2:21.602 | +4.649 |
25 | M RAMÍREZ | Forward | 2:21.814 | +4.861 |
26 | B BENDSNEYDER | SAG Kalex | 2:21.943 | +4.990 |
27 | K NOZANE | VR46 Master Camp Kalex | 2:22.068 | +5.115 |
28 | A ESCRIG | Forward | 2:22.297 | +5.344 |
29 | D FOGGIA | Italtrans Kalex | 2:23.268 | +6.315 |